Amazônia
BNDES e Petrobras firmam parceria inédita voltada à restauração florestal na Amazônia
Amazônia
O ProFloresta+ vai restaurar até 50 mil hectares na Amazônia e gerar 4.500 empregos – Foto: Pedro Guerreiro/ Agência Pará
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras firmaram, um protocolo de intenções para lançar uma iniciativa inédita voltada à restauração florestal na Amazônia. O programa, denominado ProFloresta+, visa a contratação de créditos de carbono gerados a partir da recuperação de áreas degradadas na região.
O projeto tem como meta restaurar até 50 mil hectares de terras, área equivalente a cerca de 50 mil campos de futebol, com uma expectativa de captura de 15 milhões de toneladas de carbono — quantidade similar à emissão anual de 8,94 milhões de carros movidos a gasolina.
Essa iniciativa é considerada um dos maiores programas de compra de créditos de carbono de restauração florestal no Brasil. Com um enfoque inédito, o ProFloresta+ também marca a primeira parceria do BNDES com um financiador privado, a Petrobras. A fase inicial do programa prevê a contratação de até 5 milhões de créditos de carbono, com foco em uma área de 15 mil hectares, que irão gerar investimentos superiores a R$ 450 milhões na restauração e criar cerca de 4.500 empregos diretos.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância do programa para o futuro da Amazônia e das estratégias de descarbonização das empresas brasileiras. “O programa contribuirá substancialmente para dar escala à restauração da floresta amazônica e com as estratégias de descarbonização das empresas brasileiras. Com a iniciativa, vamos transformar a restauração e a manutenção da floresta, tornando-os rentáveis para as empresas, para as comunidades locais e, principalmente, para o meio ambiente, combinando as demandas ambientais e climáticas do país”, afirmou Mercadante.
O ProFloresta+ selecionará projetos de restauração ecológica utilizando espécies nativas. O objetivo é reflorestar as áreas degradadas e gerar créditos de carbono, que serão adquiridos pela Petrobras por meio de contratos de longo prazo (offtake). Esses contratos terão seus preços definidos por licitação. Além disso, o BNDES oferecerá linhas de crédito especiais, como o Fundo Clima, para financiar os projetos de reflorestamento.
A presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, também comentou a importância da iniciativa: “Essa é uma iniciativa muito importante para a Petrobras e para o Brasil. Ela possibilitará atendermos os compromissos climáticos com créditos de carbono de alta qualidade e integridade e, ao mesmo tempo, fomentaremos o desenvolvimento do setor de restauração no País”.
O projeto é considerado um marco, pois trará transparência sobre os preços contratados e os parâmetros técnicos, com contratos padrão e públicos. A transparência é vista como um modelo de referência para o mercado de restauração e de créditos de carbono no Brasil. A iniciativa conta ainda com a consultoria técnica do Nature Investment Lab (NIL), que facilitou o diálogo com especialistas do setor.
Maria Netto, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS), destacou o potencial de replicação do modelo: “O iCS se uniu a este esforço inédito, liderado pela Petrobras e pelo BNDES, pelo potencial de replicação futura deste modelo em escalas ainda maiores. Contamos com a expertise de nossos donatários e parceiros nesse projeto: o Agroícone e o Imaflora atuaram na construção de requisitos técnicos para integridade, co-benefícios e salvaguardas socioambientais, e o escritório de advocacia Mattos Filho, na assessoria jurídica. Esses parâmetros poderão servir de referência a outros offtakers em iniciativas semelhantes”.
Por sua vez, Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES, ressaltou que o projeto se alinha a outras iniciativas do Banco para promover a recuperação da vegetação nativa nos biomas brasileiros. “O BNDES tem buscado diversificar as formas de apoio à recuperação da vegetação nativa nos biomas brasileiros. A crise climática e social da região amazônica exige que se promova com urgência a reconstrução da floresta, em especial nas regiões mais degradadas, caso do Arco do Desmatamento, que agora estamos transformando no Arco da Restauração”, afirmou.
O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, finalizou destacando a importância do programa para o mercado de créditos de carbono: “A expectativa é de que o estabelecimento de um contrato padrão de compra de créditos de carbono de projetos de restauração com elevada integridade e rigorosos critérios técnicos e socioambientais sirva de referência para fomentar o desenvolvimento do mercado de restauração e créditos de carbono”. (Brasil 247)

Amazônia
Brasil concorre em 11 categorias no “Oscar do Turismo” de 2025. Saiba como votar no World Travel Awards
Entre as categorias concorrentes está o Principal Destino de Natureza da América do Sul – Foto: Assessoria (Gov)
(Gov) – O Brasil recebeu 11 indicações na 32ª edição do World Travel Awards América do Sul, o “Oscar do Turismo”. A premiação anual contempla os destinos turísticos que se destacaram no último ano e são considerados referência em diversas categorias do setor. A Embratur concorre ao prêmio na categoria de principal agência de promoção de Turismo da América do Sul.
Entre as categorias de turismo brasileiras que concorrem neste ano estão: principal destino, aventura, cruzeiros, cultural, gastronômico, natureza, entre outras.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as indicações são resultados do trabalho desempenhado pela Agência para mostrar os atrativos do Brasil ao mundo. “O Brasil está na moda. Estamos no centro das atenções do mundo inteiro e essas indicações, além de ser um reconhecimento do trabalho de promoção internacional, trazem ainda mais visibilidade ao país como destino turístico. Isso se reflete positivamente na movimentação econômica e na geração de emprego e renda que o turismo tem proporcionado ao nosso país”, afirmo.
Votação
A votação está aberta até 3 de agosto. Podem votar profissionais do setor, meios de comunicação e consumidores de turismo. Para participar, acesse o site World Travel Awards e faça seu cadastro.
Premiação
Após o encerramento da votação, os vencedores de cada categoria serão convidados para o Baile de Gala World Travel Awards América Latina 2025. O evento será realizado no AVA Resort Cancún, México, em 27 de setembro.
Brasil campeão
Nos três últimos anos – 2022, 2023 e 2024 -, o Brasil foi campeão em diversas categorias na premiação. Em 2024, o país venceu em quatro: Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul; Melhor Cidade para Passar o Fim de Semana da América do Sul 2024; Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul 2024; e Melhor Cidade Cultural da América do Sul 2024.
Confira as categorias em que o Brasil está concorrendo em 2025
- Principal Destino de Turismo de Aventura da América do Sul 2025 (South America’s Leading Adventure Tourism Destination 2025: Brazil);
- Principal Destino de Cruzeiros da América do Sul (South America’s Leading Cruise Destination 2025: Brazil);
- Principal Destino Culinário da América do Sul (South America’s Leading Culinary Destination 2025: Brazil);
- Principal Destino Cultural da América do Sul (South America’s Leading Cultural Destination 2025: Brazil);
- Principal Destino da América do Sul (South America’s Leading Destination 2025: Brazil);
- Principal Destino Sustentável da América do Sul (South America’s Leading Green Destination 2025: Brazil);
- Principal Destino para Lua de Mel da América do Sul (South America’s Leading Honeymoon Destination 2025: Fernando de Noronha, Brazil);
- Principal Destino de Natureza da América do Sul (South America’s Leading Nature Destination 2025: Brazil);
- Principal Conselho de Turismo da América do Sul (South America’s Leading Tourist Board 2025: EMBRATUR – Brazilian Tourist Board);
- Principal Destino para Observação de Baleias da América do Sul (South America’s Leading Whale Watching Destination 2025: Brazil);
- Principal Destino de Viagem para Jovens da América do Sul (South America’s Leading Youth Travel Destination 2025: Brazil).
-
Política Destaque7 dias atrás
Aliados de Hugo Motta dizem que PL descumpriu acordo e que pauta de anistia aos golpistas do 8/1 não deve avançar
-
Educação6 dias atrás
Núcleo de Acessibilidade da Univali promove roda de conversa sobre autismo no ambiente acadêmico
-
Região Sudeste3 dias atrás
Governo Lula estuda reajustar teto do MEI com tabela progressiva de contribuição; defasagem é de 122%
-
Esporte3 dias atrás
Vários atletas brasileiros estiveram em competições internacionais, e o Brasil alcançou resultados positivos