Educação
Diretrizes buscam garantir a bebês e crianças o acesso e a permanência na educação infantil de qualidade
Educação
Instituídas diretrizes operacionais de qualidade para a educação infantil – Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
(Gov) – Com a finalidade de garantir a todas os bebês e crianças, do nascimento aos 5 anos, o acesso e a permanência na educação infantil de qualidade e a equidade da oferta educativa, o Conselho Nacional de Educação (CNE) institui as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil.
O documento foi aprovado pelo CNE e publicado na edição desta terça-feira (22/10), no Diário Oficial da União. As diretrizes são de caráter norteador e têm por objetivo orientar os sistemas de ensino com padrões de referência de organização, gestão e funcionamento das instituições de educação infantil, contribuindo para um processo democrático de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas para as crianças da faixa etária de 0 a 5 anos. Agora que foram regulamentados pelo CNE, terão caráter mandatório.
A implementação das diretrizes deve observar cinco dimensões de qualidade da educação infantil que são: gestão democrática; identidade e formação profissional; proposta pedagógica; avaliação da educação infantil; e infraestrutura, edificações e materiais.
No item identidade e formação profissional, por exemplo, é definido que os professores da educação infantil devem ter cursos de licenciatura em Pedagogia, ofertados em nível superior, admitida a formação mínima em curso normal de nível médio, na forma da legislação vigente.
Em relação à proposta pedagógica, o texto prevê que ela seja elaborada coletivamente e baseada nos princípios da gestão democrática e das práticas participativas. E também que a escola deve garantir a oferta diversificada de brinquedos, livros e materiais representativos da diversidade de infâncias e acessíveis às diferentes deficiências, que favoreçam o desenvolvimento e os diferentes campos de experiências.
Quanto à infraestrutura, edificações e materiais, as instalações das instituições de educação infantil devem assegurar espaços na sala de atividades com condições para os momentos de sono e descanso e colchonetes e lençóis em bom estado de conservação. E áreas externas para convivência com espaços sombreados e ensolarados para o uso cotidiano dos bebês e crianças.
Elaboração
O documento publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira é fruto da consulta sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil promovida pelo Ministério da Educação. A revisão dos Parâmetros e a proposta das Diretrizes foram coordenadas pela Coordenação-Geral de Educação Infantil, da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB), em um processo democrático e participativo que envolveu a sociedade e o apoio de várias instituições. A consulta pública ficou disponível por meio de formulário on-line e foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), entre janeiro e fevereiro de 2024.
Aplicação
A resolução do CNE determina que, para assegurar a implementação das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, os conselhos estaduais, distrital e municipais de educação devem realizar a revisão de seus atos normativos e editar normas complementares que se mostrem necessárias.

Educação
Justiça do Trabalho de Portas Abertas: estudantes visitam as instalações da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim
Alunos e alunas do 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer o universo da Justiça do Trabalho – Foto: Assessoria
A Vara do Trabalho de Guajará-Mirim (RO) abriu suas portas para receber alunos (as) do 9º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar. Ao todo, 24 alunos (as) participaram da visita, acompanhados (as) pela professora Lilian Santos da Silva Bouchabki e pelo monitor 3º sargento PM Jaime Barbosa Ribeiro.
A iniciativa faz parte do programa de responsabilidade socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), “Justiça do Trabalho de Portas Abertas”, que visa aproximar a comunidade e as instituições de ensino da realidade do Judiciário Trabalhista, promovendo a cidadania e o conhecimento sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho.
Os visitantes foram recebidos pela juíza do Trabalho Clarisse de Caro Martins e pelos servidores(as), Leandro Santana, Ebenézer Donadon Gardini e Janaína das Dores Elias Menacho. Também participaram de forma telepresencial os servidores Antônio Carlos Borges Júnior e Henrique Soares Valente Neto.
Durante a visita, o diretor de secretaria contou um pouco da história da Vara do Trabalho, e que sua jurisdição abrange os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, distrito de Nova Dimensão e distrito de Vista Alegre do Abunã.
A equipe da VT também apresentou aos alunos e alunas o quadro de memória com juízes(as) titulares que atuaram na unidade, e um dos temas do encontro foi o ingresso profissional na Justiça do Trabalho por meio de concurso público.
No encerramento, a professora Lilian e o monitor Jaime agradeceram a oportunidade, ressaltando a importância para os (as) alunos (as) conhecerem um pouco sobre as profissões, os direitos trabalhistas e o papel fundamental da Justiça do Trabalho.
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