RIO DE JANEIRO

Região Centro-oeste

Câmara Municipal de São Paulo terá 9 novos vereadores, após eleições e nomeações do presidente Lula e Tarcísio

Dois vereadores foram indicados secretários do governo de São Paulo na gestão Tarcísio, seis parlamentares foram eleitos para outros cargos legislativos e um assumirá o cargo de deputado federal após Lula ter indicado Paulo Teixeira (PT) como ministro do Desenvolvimento Agrário.

Publicados

Região Centro-oeste

Plenário da Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Richard Lourenço / Rede Câmara

A Câmara Municipal de São Paulo deve ganhar nove novos vereadores neste ano, após as nomeações de ministros feitas por Lula (PT) em Brasília, secretários por Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo e também as eleições do ano passado, em que vários vereadores foram eleitos para outros cargos legislativos. Rodrigo Rodrigues, G1 São Paulo

Dos nove, dois vereadores foram indicados secretários do governo paulista na gestão Tarcísio, seis parlamentares foram eleitos para outros cargos legislativos e um deles assumirá o cargo de deputado federal após Lula ter indicado Paulo Teixeira (PT) como ministro do Desenvolvimento Agrário.

Os vereadores paulistanos que deixam os cargos em 2023 são os seguintes:

Os nove vereadores que deixam a Câmara Municipal de São Paulo em 2023 – Foto: Montagem

1. Gilberto Nascimento Jr. (PSC) – nomeado secretário de Assistência Social de Tarcísio

2. Sonaira Fernandes (Republicanos) – nomeada secretária da Mulher na gestão Tarcísio

Leia Também:  Michelle Bolsonaro amplia articulações políticas e expõe distanciamento dentro do núcleo bolsonarista

3. Alfredinho (PT) – assume o cargo de deputado federal no lugar do ministro Paulo Teixeira (PT)

4. Erika Hilton (PSOL) – eleita deputada federal

5. Felipe Becari (União Brasil) – eleito deputado federal

6. Delegado Palumbo (MDB) – eleito deputado federal

7. Juliana Cardoso (PT) – eleita deputada federal

8. Eduardo Suplicy (PT) – eleito deputado estadual

9. Donato (PT) – eleito deputado estadual

Os novos vereadores que irão assumir no Legislativo paulistano são os seguintes:

Os parlamentares que assumem vaga na Câmara Municipal de São Paulo em 2023 – Foto: Montagem

1. Rodolfo Despachante (PSC) – entra no lugar de Gilberto Nascimento Jr.

2. Jorge Wilson Filho (Republicanos) – entra no lugar de Sonaira Fernandes

3. Jussara dos Santos – Coletivo Juntas Mulheres Sem Teto (PSOL) – entra no lugar de Erika Hilton

4. Police Neto (PSD) – entra no lugar de Felipe Becari

5. Dr. Nunes Peixeiro (MDB) – entra no lugar do Delegado Palumbo

Leia Também:  Alckmin destaca acordo Mercosul-União Europeia para fortalecer a indústria e ampliar exportações

Segundo a Liderança do PT na Câmara, os nomes que assumem as quatro vagas do partido em 2023 são os seguintes:

1. Reis (PT) – assume o lugar de Alfredinho

2. Manoel del Rio (PT) – assume o lugar de Eduardo Suplicy

3. Hélio Rodrigues (PT) – assume a vaga de Donato

4. Luna (PT) – assume a vaga de Juliana Cardoso

No caso do vereador Reis (PT), que assumiu o lugar de Alfredinho (PT), ele também foi eleito deputado estadual na próxima legislatura, que começa em 15 de março.

Com isso, o petista permanece na Câmara só até fevereiro, abrindo uma nova vaga para o partido em março, quando deve assumir o quinto suplente da legenda: João Ananias (PT).

A posse dos vereadores que foram eleitos deputados federais, em Brasília, acontece em 1º de fevereiro, enquanto a dos deputados estaduais eleitos para a Alesp ocorre em 15 de março.

Portanto, a posse de parte dos novos parlamentares acontecerá apenas após essas datas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Região Centro-oeste

Alckmin destaca acordo Mercosul-União Europeia para fortalecer a indústria e ampliar exportações

Publicados

em

Vice-presidente afirma que o desafio agora é ampliar os negócios internacionais, fortalecer a indústria nacional e ampliar a participação das pequenas empresas – Foto: Valdenio Vieira/ SEAUD-PR

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou em São Paulo, de um encontro voltado ao fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e os países da União Europeia. O evento reuniu representantes da indústria, empresários e especialistas para discutir as oportunidades abertas pelo acordo comercial firmado entre o Mercosul e o bloco europeu, que passou a vigorar em maio deste ano.

Durante sua participação, Alckmin ressaltou que a assinatura do acordo representa apenas o início de uma nova etapa para o setor produtivo brasileiro. Segundo ele, o principal objetivo agora é transformar o ambiente favorável em aumento das exportações, geração de empregos e crescimento da economia nacional por meio da ampliação dos mercados consumidores.

O vice-presidente destacou que o Brasil possui grande potencial para ampliar sua presença no comércio internacional. Para ele, é fundamental que as empresas brasileiras aproveitem as oportunidades existentes fora do país, conquistando novos clientes e consolidando produtos nacionais em mercados considerados estratégicos, especialmente na Europa.

Leia Também:  Alckmin destaca acordo Mercosul-União Europeia para fortalecer a indústria e ampliar exportações

Alckmin também chamou atenção para a necessidade de ampliar a participação das micro, pequenas e médias empresas nas exportações brasileiras. Ele citou experiências internacionais, como a da Itália, onde empresas de menor porte possuem forte presença no comércio exterior, defendendo políticas públicas que incentivem esse perfil de empreendedor a competir em mercados internacionais.

Entre as iniciativas apresentadas está o programa Acredita Exportação, criado pelo Governo Federal para estimular pequenos negócios a venderem seus produtos para outros países. A medida prevê a devolução de 3% do valor exportado às empresas participantes durante o período de transição da reforma tributária, mecanismo que permanecerá em vigor até 2032.

Durante o encontro também foi apresentado um novo painel desenvolvido para auxiliar empresários na identificação de oportunidades de negócios em cada estado brasileiro. A ferramenta reúne informações sobre produtos que poderão obter redução ou eliminação gradual de tarifas de importação em diversos países da União Europeia, facilitando o planejamento das exportações.

Os estudos que embasam o painel identificaram centenas de possibilidades comerciais em diferentes segmentos da economia, incluindo alimentos, máquinas, equipamentos industriais, produtos químicos, manufaturados e outros setores da indústria de transformação. A expectativa é ampliar significativamente a participação das empresas brasileiras em um dos mercados mais exigentes e valorizados do mundo.

Leia Também:  Michelle Bolsonaro amplia articulações políticas e expõe distanciamento dentro do núcleo bolsonarista

Como exemplo dos benefícios já observados após a entrada em vigor do acordo, Alckmin destacou o envio de uvas produzidas no Vale do São Francisco para a União Europeia com tarifa de importação zerada. Segundo ele, casos como esse demonstram o potencial do acordo para impulsionar as exportações brasileiras, atrair investimentos e fortalecer a competitividade da indústria nacional.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA