RIO DE JANEIRO

Esporte

Brasil supera recorde de ouros e é tetracampeão no goalball masculino nos Jogos Parapan-Americanos

País sobe ao alto do pódio 132 vezes e ultrapassa a marca de Lima 2019, que era de 124. Do total de 286 medalhas, 97,9% têm a digital do Bolsa Atleta

Publicados

Esporte

Equipe brasileira de goalball confirma o favoritismo em Santiago: tetracampeões. Foto: Miriam Jeske / CPB

SCSPR – Com mais 20 ouros conquistados nesta sexta-feira (24.11) nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, o Brasil chegou a 132 medalhas douradas e superou o recorde de Lima 2019, que era de 124. Já é oficialmente a melhor campanha da história do país em termos qualitativos. No número de medalhas, o recorde é de 308, também em Lima.

O Brasil soma medalhas, mas ainda serão disputados dois dias de competições. Além dos 132 ouros, o país conquistou 75 pratas e 79 bronzes. Das 286 medalhas conquistadas pelo Brasil, 280 têm a digital do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, contaram com a participação de pelo menos um bolsista. Isso dá 97,9% do total.

No quadro geral de medalhas do Parapan, o Brasil segue líder disparado, com mais ouros do que a soma de Colômbia, Estados Unidos e México, que estão em segundo, terceiro e quarto, respectivamente.

O tetracampeonato da seleção masculina de goalball foi um dos destaques do dia. O time venceu os Estados Unidos na final, por 12 x 2, e garantiu o quarto ouro seguido em Jogos Parapan-Americanos. “É uma emoção grande. Foi um desafio jogar contra uma equipe extremamente qualificada nessa final, mas o trabalho em conjunto fez a diferença”, comemorou André Dantas.

André é apoiado pelo Bolsa Atleta, assim como todos os jogadores da seleção. “O Bolsa Atleta é importantíssimo para que a nossa preparação seja feita sempre com o mais alto nível e excelência”, afirmou o jogador. No feminino, o Brasil conquistou o bronze depois de superar a Argentina por 10 x 0. O Canadá venceu os Estados Unidos por 4 x 3 e ficou com o ouro. Todas as jogadoras da seleção feminina são apoiadas pelo Bolsa Atleta.

Leia Também:  Neyvo Pinheiro vence Rating B no fechamento da 3ª etapa do Acreano de Tênis de Mesa realizada no ginásio AABB

A medalha que estabeleceu o novo recorde de ouros para a delegação brasileira veio no taekwondo, com Silvana Fernandes, campeã na categoria até 57kg. Na decisão, a atleta paraibana, venceu a mexicana Elsa Koyama por 38 a 1 para ficar com o bicampeonato parapan-americano. “É uma honra, não só representar o Brasil, mas escrever uma grande história – para o país, para a nossa Seleção de taekwondo e mostrar a nossa força. No último Parapan, foi minha estreia. Eu mudei de esporte: do atletismo para o taekwondo e, em Lima, eu me descobri. A sensação de estar aqui novamente, sendo bicampeã, mostra que estou no caminho certo”, comemorou Silvana, bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.

Douglas Matera: incríveis oito ouros no Parapan de Santiago – Foto: Alessandra Cabral / CPB

Modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil em Santiago, a natação se despediu dos Jogos nesta sexta (24). E, como não podia deixar de ser, mais uma vez os brasileiros dominaram a piscina do Centro Aquático. Foram 16 medalhas conquistadas no último dia de provas, sendo 10 de ouro, cinco de prata e um de bronze.

Da piscina também saiu o maior medalhista dos Jogos Parapan-Americanos, o nadador brasileiro Douglas Matera, que conquistou incríveis 8 ouros. Apoiado pelo Bolsa Atleta na categoria Pódio, a mais alta, Douglas exaltou o programa. “Esse programa beneficia milhares de atletas no Brasil e com certeza foi fundamental para que eu pudesse me dedicar integralmente ao esporte. Tenho certeza que poder contar com esse benefício fortaleceu meu desempenho e isso se traduz em resultados”.

A natação brasileira conquistou 120 medalhas, sendo incríveis 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes. Além de liderar com folga o quadro da modalidade, a campanha seria suficiente para estar em segundo lugar no quadro geral de medalhas do Parapan, atrás apenas do Brasil.

Leia Também:  Seleções Brasileiras de basquete 3×3, estão convocadas para o Pré-Olímpico de Utsunomiya, no Japão

Neste sábado (24), o atletismo se despede, assim como outras cinco modalidades: bocha, parataekwondo, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, futebol de cegos e futebol PC. O Brasil faz a final do futebol de cegos contra a Colômbia, em jogo marcado para as 20h. Antes, às 19h30, a seleção brasileira encara a Argentina na final do futebol PC.

Samuel Conceição, de 24 anos, estabeleceu o novo recorde mundial dos 400m da classe T20 (deficiência intelectual). Com o tempo de 46s48, o atleta paulista superou em quase quarenta centésimos a antiga melhor marca (46s86), que pertencia ao também brasileiro Daniel Tavares, que também disputou a prova e terminou em sexto. “Nunca imaginei que pudesse bater o recorde do Daniel (Tavares). Sempre treino com ele e esse é um sonho que está sendo realizado. É muita felicidade, não consigo nem descrever o que estou sentindo”, destacou Samuel, que é o atual campeão mundial da prova e está disputando seu primeiro Parapan.

Ao todo, foram 15 medalhas conquistadas nesta sexta pelo Brasil no atletismo, sendo cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes. Destaque para a dobradinha nos 400m T47, com Fernanda Yara conquistando o ouro e Maria Clara Silva ficando com a prata. Também teve dobradinha no arremesso do peso F32/33/34, com Wanna Brito em primeiro e Leylane Castro em terceiro. No lançamento de dardo F56, ouro para Raissa Rocha. Ariosvaldo Fernandes, o Parré, foi ouro nos 100m T53.

Samuel Conceição: ouro e recorde mundial nos 400m da Classe T20: 46s48 a nova marca – Foto: Cris Mattos / CPB

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Seleção Brasileira Feminina de Futsal é convocada para disputar Torneio de Xanxerê, que ocorre de 6 a 11 de agosto

Publicados

em

A primeira edição do Torneio de Xanxerê foi disputada em maio de 2023, e a Seleção Brasileira conquistou o título ao vencer o Paraguai por 2 x 0 na final – Foto: Divulgação/MEsp

(MEsp) – A Seleção Brasileira Feminina de Futsal foi convocada na sexta-feira (12/7) para disputar a segunda edição do Torneio de Xanxerê, que ocorre de 6 a 11 de agosto, no município de Santa Catarina. A realização do torneio é resultado de um convênio entre o Ministério do Esporte, em parceria com a prefeitura da cidade.

Além do Brasil, também disputam a competição as seleções da Argentina, Marrocos e Paraguai. O município catarinense de 50 mil habitantes foi escolhido por já ter uma intimidade com o futsal feminino e times fortes na modalidade, como Leoa da Serra, Chapecoense e outros.

A primeira edição do Torneio de Xanxerê foi disputada em maio de 2023, e a Seleção Brasileira conquistou o título ao vencer o Paraguai por 2 x 0 na final. Durante a competição, o Brasil ainda derrotou Bolívia, Bélgica e Venezuela.

Em 2019, a mesma arena, que foi reconstruída após ser devastada por um tornado em 2014, recebeu o 1º Grand Prix de Futsal Feminino. Chile, Paraguai e Argentina participaram, e o Brasil foi o campeão. Xanxerê já é referência de acolhimento e qualidade de instalações para torneios esportivos internacionais.

Leia Também:  Selecionados para Paris: Após Troféu Brasil de Ginástica, seleção brasileira que vai a Paris é anunciada

Goleiras

Bianca- Stein Cascavel (BRA)

Sara – Ourense CF (ESP)

Fixas

Taty – Montesilvano (ITA)

Diana – Bitonto (ITA)

Camila – Stein Cascavel (BRA)

Alas

Amandinha – Torreblanca (ESP)

Vanin – Female (BRA)

Bia – Torreblanca (ESP)

Emilly – Burela (ESP)

Nati – Female (BRA)

Luana – Stein Cascavel (BRA)

Pivôs

Natalinha – Taboão Magnus (BRA)

Luciléia – Bitonto (ITA)

Ana Luiza – Torreblanca (ESP)

A Comissão Técnica será composta por Wilson Sabóia (técnico), Márcio Coelho (auxiliar técnico), Alê Politzer (preparador de goleiras), Marilia Sales (preparadora física), Renato Moterani (fisioterapeuta), Alemão (fisioterapeuta), Yhasmin Redondo (médica), Allan Peloggia (analista de desempenho), Sandra Sampaio (administrativo) e Gisele Fernandes (supervisora).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA