Saúde
Ministério da Saúde amplia estoque de antídotos e garante atendimento em todo o país para casos de intoxicação por metanol
Saúde
Ministério da Saúde reforça estoques contra intoxicação por metanol em todo o país – Foto: Reprodução/ SUS
O Ministério da Saúde recebeu 11.556 unidades de etanol farmacêutico para o tratamento de pacientes intoxicados por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A doação foi feita pela empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos e garantirá que todos os 26 estados e o Distrito Federal contem com o antídoto. A distribuição das 10,3 mil unidades começou nesta terça-feira (14), enquanto outras 408 ficarão em estoque estratégico para eventuais emergências.
A produção do etanol farmacêutico foi autorizada e fiscalizada pela Anvisa, assegurando sua qualidade e segurança antes da liberação para uso. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa reforça a capacidade de resposta do SUS. “A doação garante apoio aos estados e atendimento a todas as pessoas que necessitam de cuidado. Nossa atuação segue a ciência e as orientações dos especialistas”, destacou. O produto se soma às 4,3 mil unidades já distribuídas em parceria com hospitais universitários federais e a Ebserh.
Além do etanol, o Brasil também recebeu, na última sexta-feira (10), 36 ampolas do antídoto fomepizol doadas pelo governo de Portugal, incorporadas ao estoque estratégico do SUS. O medicamento, raro e de alta eficácia, é utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O Ministério da Saúde ainda realizou a compra emergencial de 2,5 mil unidades do remédio junto a uma subsidiária japonesa, garantindo a disponibilidade do produto em tempo recorde.
De acordo com o último balanço, o país já registrou 213 notificações de intoxicação por metanol, sendo 32 casos confirmados e 181 em investigação. São Paulo concentra o maior número de ocorrências e também o maior número de óbitos confirmados. O Ministério da Saúde informou que as atualizações sobre o surto serão divulgadas três vezes por semana, sempre após as 17h, nos dias de funcionamento da Sala de Situação.
																	
																															Saúde
Ministério da Saúde reforça combate ao câncer de mama e anuncia chegada de novo medicamento ao SUS
SUS passa a oferecer novo medicamento contra o câncer de mama – Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, um medicamento moderno utilizado no tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença.
A remessa inicial, com quase 12 mil unidades, chegou nesta segunda-feira (13) ao aeroporto de Guarulhos (SP). O remédio começa a ser distribuído às secretarias estaduais de saúde e deve beneficiar mais de mil pacientes ainda em 2025.
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento é de R$ 159 milhões, com a compra de mais de 34 mil frascos a um preço cerca de 50% menor que o valor de mercado, garantindo economia e ampliação do acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo medicamento é indicado para mulheres com câncer de mama HER2-positivo que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial. Ele pode reduzir em até 50% a mortalidade dessas pacientes, segundo o órgão.
Além dessa incorporação, o governo federal também avança na ampliação do acesso a outros medicamentos oncológicos e em ações de diagnóstico precoce, como a mamografia a partir dos 40 anos e o programa “Agora Tem Especialistas”, que leva atendimentos com foco na saúde da mulher para regiões com pouca estrutura médica.
- 
																	
										
																			Região Nordeste6 dias atrásLucas Ribeiro entrega 100 moradias em Esperança e vistoria obras do CER II de R$ 6,5 milhões
 - 
																	
										
																			Região Sudeste7 dias atrásSupremo analisará em 7 de novembro os recursos apresentados por Bolsonaro e outros sete réus condenados
 - 
																	
										
																			Polícia5 dias atrásReceita Federal impede uma tentativa de envio de 482 kg de cocaína escondidos em carga no Porto de Santos
 - 
																	
										
																			Política Mundo7 dias atrásPlataforma de Musk baseada em IA, provoca debate sobre viés, confiabilidade e disputa com a Wikipedia
 
								
								
