Região Nordeste
Autoria de Luciano Cartaxo, é aprovado Projeto de Lei que declara Parque da Lagoa Patrimônio Material da Paraíba
Região Nordeste
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), que declara o Parque da Lagoa, em João Pessoa, como Patrimônio Material do Estado da Paraíba. A iniciativa representa mais uma ação de proteção e valorização do Centro Histórico e da memória da capital paraibana, reforçando o compromisso de Cartaxo com a preservação do patrimônio histórico e cultural da Paraíba.
Luciano Cartaxo destacou que, desde sua gestão à frente da Prefeitura de João Pessoa, investe em obras e projetos voltados à revitalização e fortalecimento do Centro Histórico, como forma de garantir que os espaços simbólicos da cidade continuem vivos e integrados ao cotidiano da população.
“A Lagoa é um marco da história e da paisagem urbana de João Pessoa. Preservá-la é preservar a nossa identidade, o coração da cidade e a memória do povo paraibano, por isso que quando prefeito nós transformamos a Lagoa em um espaço de lazer e convivência para nosso povo. Com este Projeto de Lei queremos que o parque volte a ser cuidado e receba investimentos necessários para voltar a ser aquele espaço seguro e agradável que nós entregamos para nossa cidade”, afirmou o parlamentar.
O projeto aprovado determina que o Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, adote medidas para assegurar a preservação, valorização, manutenção e proteção do Parque da Lagoa, em consonância com a legislação de defesa do patrimônio cultural. A proposta também prevê a inclusão do espaço em políticas públicas de preservação, educação patrimonial, turismo cultural e desenvolvimento sustentável.
Região Nordeste
Vereador Marcos Henrique expõe abandono de creches em João Pessoa e cobra explicações da Prefeitura
Vereador denuncia abandono de creches em João Pessoa e cobra transparência da Prefeitura.
O vereador de João Pessoa, Marcos Henrique, realizou visitas a diferentes creches da cidade e encontrou um cenário que classificou como “revoltante”. Segundo ele, as unidades estão com obras inacabadas, abandonadas e completamente tomadas pelo descaso. Estruturas que deveriam estar atendendo famílias desde o ano passado seguem paradas no tempo, sem qualquer sinal de avanço.
Durante a fiscalização, o vereador destacou que os recursos destinados às obras são públicos incluindo verbas federais e cobrou explicações da Prefeitura sobre o paradeiro do investimento. “Isso é dinheiro público, é o futuro das nossas crianças sendo negligenciado. O povo merece transparência e respeito”, declarou. Ele lembra que o prazo estabelecido para conclusão das obras era de 18 meses.
Marcos Henrique citou como exemplo uma das creches visitadas, que teve início no dia 26 de dezembro de 2023 e deveria estar finalizada em junho de 2024. No entanto, segundo ele, o que encontrou foi um espaço completamente abandonado, sem trabalhadores e ocupado por pessoas em situação de rua. O vereador ainda denunciou o roubo de cercas e a ausência até mesmo de placa informando início e término da obra, revelando o total abandono do local.
O parlamentar afirmou que seu mandato seguirá firme nas fiscalizações, lamentando profundamente o estado das creches visitadas, tanto no Cristo, na Bartolomeu Lusmão, quanto na Rejane Corrêa. Para ele, as obras paradas prejudicam diretamente centenas de crianças e famílias que dependem desses espaços. “Quem sofre com isso é a população”, concluiu.
-
Região Norte5 dias atrásBocalom critica pobreza no Acre e esquece que seu aliado Gladson Cameli governa o estado há quase sete anos
-
Polícia3 dias atrásOperação Freedom desarticula núcleo de facção e prende 38 suspeitos na Bahia e no Ceará
-
Região Nordeste4 dias atrásGovernador João Azevêdo celebra parceria com Unicef e reforça ações voltadas à primeira infância na Granja Santana
-
Polícia3 dias atrásPolícia Federal desarticula amplo esquema de tráfico de aves silvestres e falsificação de anilhas na Bahia

