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Piauí: Duplicação de 22 km da BR-316 marca início de um novo ciclo de desenvolvimento em Teresina
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Teresina inicia uma nova fase de desenvolvimento com a ordem de serviço autorizada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, para a duplicação de 22 quilômetros da BR-316, entre os municípios de Demerval Lobão e Monsenhor Gil. O investimento de R$ 159 milhões integra o Novo PAC e busca modernizar a infraestrutura da região metropolitana, garantindo mais segurança viária e fluidez no tráfego, especialmente diante do crescimento no transporte de cargas no Piauí.
A BR-316 é uma das rotas mais estratégicas do país, conectando o Norte ao Nordeste e servindo como corredor essencial para o escoamento da produção agrícola do Matopiba em direção ao Porto de Itaqui, no Maranhão. A duplicação deve fortalecer ainda mais essa dinâmica econômica, impulsionando setores como o agronegócio piauiense, que projeta para 2025 uma safra recorde de 6,56 milhões de toneladas, com destaque para a produção de soja.
O anúncio também reflete o aumento histórico de investimentos federais no estado. Dados do DNIT mostram que, após um período de deterioração da malha viária, o Piauí hoje conta com 80% das rodovias federais classificadas como “boas”, resultado das ações de recuperação e ampliação realizadas nos últimos anos. Somente para 2025, a previsão é de R$ 491 milhões aplicados em obras de infraestrutura, quase três vezes mais do que o registrado em 2022.
Para o governador Rafael Fonteles, o conjunto de obras em andamento simboliza o maior ciclo de modernização já vivenciado pelo Piauí. Entre as entregas recentes estão o viaduto do Mercado do Peixe, a duplicação inicial da BR-316 entre Teresina e Demerval Lobão, além da construção da ponte sobre o rio Parnaíba. Somadas, essas ações representam mais de R$ 200 milhões já investidos, reforçando o compromisso do Governo Federal com o crescimento contínuo da região.
																	
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Com investimento de R$ 415 milhões, Governo relança obras da Ferrovia Transnordestina e reforça crescimento no Nordeste
Retomada da Transnordestina avança com novo edital em Pernambuco – Foto: Michel Corvello/ Ministério dos Transportes
O Governo Federal deu um passo importante para acelerar o desenvolvimento de Pernambuco e de todo o Nordeste ao lançar, por meio da Infra S.A, o edital para retomar as obras da Ferrovia Transnordestina no trecho entre Custódia e Arcoverde. O anúncio, realizado na última sexta-feira (31), marca a inclusão definitiva desse segmento na agenda prioritária de investimentos do Novo PAC. Com 73 quilômetros de extensão, a obra deverá receber R$ 415 milhões e tem potencial de gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução.
A publicação do edital no Diário Oficial da União oficializa o início da etapa de licitação, prevista para 8 de janeiro do próximo ano, e abre caminho para que o Governo avance na reestruturação de uma das maiores obras lineares do país. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o diretor da ANTT, Alex Azevedo, e os ministros Renan Filho (Transportes), Frederico Siqueira (Comunicações) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). A devolução do trecho pela antiga concessionária permitiu que o Estado retomasse o controle da construção e reordenasse o planejamento estratégico da ferrovia.
O segmento que será licitado integra o corredor que conecta Salgueiro ao Porto de Suape, passando por municípios como Sertânia, Buíque e Arcoverde. Nos próximos meses, outros dois editais também devem ser lançados, totalizando mais 106 quilômetros de obras. Segundo a ANTT, a Transnordestina representa um marco para a integração regional, fortalecendo a logística, impulsionando cadeias produtivas e ampliando a competitividade econômica do Nordeste.
Com 75% do traçado total já concluído e R$ 7 bilhões investidos, a ferrovia avança por 53 municípios em três estados da região. A previsão é que o primeiro trecho comercial — de 580 quilômetros entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE) — comece a operar ainda este ano. Ao priorizar a retomada das obras em Pernambuco, o Governo reforça o compromisso com a interiorização do desenvolvimento, garantindo mais eficiência no transporte de grãos, minérios e produtos industrializados rumo aos portos de Suape e Pecém.
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