RIO DE JANEIRO

Famosos

Matheus Nachtergaele convida o público paraibano para a 1ª Festa Literária do Extremo Oriental (FLOR) em João Pessoa

Publicados

Famosos

Matheus Nachtergaele será destaque na 1ª FLOR em João Pessoa – Divulgação/Globo

O ator e escritor Matheus Nachtergaele é uma das grandes atrações da 1ª Festa Literária do Extremo Oriental (FLOR), que acontece de 23 a 26 de outubro em João Pessoa (PB). O evento promete transformar o Centro Histórico da capital em um grande palco de arte, literatura e música, reunindo escritores, artistas e o público em uma celebração da palavra e da cultura nordestina. (Veja o vídeo no Instagram)

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Matheus fez um convite especial ao público paraibano. “Eu vou dar uma boa notícia. Estarei na primeira Festa Literária do Extremo Oriental em João Pessoa, a FLOR. Vou fazer parte do Polo Cinema e mostrar para vocês a segunda edição do livro de poemas da minha mãe, Maria Cecília, A Mariposa. Espero vocês. Um grande beijo”, declarou o ator, demonstrando entusiasmo com sua participação no evento.

No sábado (25), Matheus Nachtergaele será um dos grandes nomes do Pôr do Sol Literário, no Polo da Literatura – Augusto dos Anjos, onde participará de um bate-papo sobre sua obra “Maripousa” e sobre o legado poético de sua mãe. Antes disso, ele também estará presente no Polo do Cinema – Willys Leal, em uma conversa sobre arte, literatura e cinema. A presença de Nachtergaele promete emocionar o público e fortalecer o vínculo entre as artes cênicas e literárias.

Leia Também:  Gabriê lança videoclipe de “Astro Rei” e transforma Porto Velho em manifesto visual do orgulho nortista

Além do ator, a programação da FLOR contará com grandes nomes da cultura brasileira. A historiadora Mary Del Priore também participará do Pôr do Sol Literário, lançando sua obra “Uma História da Velhice no Brasil”. Ao lado dela, Matheus Nachtergaele será homenageado com o Prêmio Sólito de Literatura, reconhecimento pelo seu trabalho artístico e contribuição à cultura nacional.

O encerramento da festa, no domingo (26), terá apresentações de Adeildo Vieira, Almiré e uma grande celebração da poesia popular, reunindo mestres como Oliveira de Panelas e Bráulio Tavares. A 1ª FLOR se consolida como um marco cultural da Paraíba, unindo gerações, linguagens e expressões artísticas — e Matheus Nachtergaele, com sua sensibilidade e talento, será uma das vozes centrais desse florescer literário.

Veja o vídeo no Instagram

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Famosos

Gabriê lança videoclipe de “Astro Rei” e transforma Porto Velho em manifesto visual do orgulho nortista

Publicados

em

Em registro oficial da faixa, cantora rondoniense compartilha um pouco da beleza e do cotidiano que a cercam

A artista rondoniense Gabriê apresenta o videoclipe de “Astro Rei”, canção que se tornou um marco em sua trajetória e, por isso, ganha agora um registro à altura de sua potência sonora. Dirigido por Gabriel Uchida e coordenado pela produtora casaquatro, o material verte em imagens o mesmo calor e pulsação que atravessam o noiadance — ritmo nascido nas periferias de Porto Velho e utilizado por Gabriê, a partir de sua linguagem estética e política, como plataforma para alcançar novos patamares na carreira.

Gravado em locações que evidenciam o contraste entre a metrópole e o natural de Porto Velho, o clipe faz da capital rondoniense uma personagem viva. “Senti que conseguimos traduzir a alma da cidade em cada cena, retratando essa Amazônia urbana e valorizando nossa identidade”, afirma a cantora. “Realizar um trabalho dessa altura é um feito significativo na minha trajetória, e a intenção é representar todo um povo através dessa arte. Isso é o que me move”.

Leia Também:  Gabriê lança videoclipe de “Astro Rei” e transforma Porto Velho em manifesto visual do orgulho nortista

Marcado pela presença de tons quentes e enquadramentos coreográficos, o vídeo celebra o corpo e o pertencimento, transformando o sol — figura central na música — em símbolo de força, permanência e cura. A fusão de estética pop e referências amazônicas cria um retrato contemporâneo da cultura nortista, conectando a espiritualidade à resistência. O olhar da câmera, ora íntimo, ora coletivo, revela uma artista consciente de seu papel: ser ponte entre o som da periferia, o brilho de quem vive à margem e um mundo que ainda não conhece as belezas de um Norte que tem menos atenção.

O clipe traz referências atuais e apresenta duas perspectivas distintas. Primeiro, Gabriê mostra a faceta pop de sua música, conectada à juventude e à contemporaneidade. Por outro lado, ao mesmo tempo, a artista se curva à cultura que é passada de geração em geração, enraizada na história de Porto Velho. Seu trânsito entre esses mundos é a prova de que está disposta a transformar em arte toda uma bagagem que carrega. 

Ao trazer para a tela os becos, os corpos e o movimento que inspiraram a composição, “Astro Rei” reafirma o lugar de Gabriê como uma das vozes mais expressivas da nova cena amazônica. Sua arte rompe fronteiras tanto físicas quanto culturais e coloca, pouco a pouco, Rondônia no mapa da música mainstream.

Leia Também:  Gabriê lança videoclipe de “Astro Rei” e transforma Porto Velho em manifesto visual do orgulho nortista

Ficha Técnica:

Artista: GABRIÊ

Composição: GABRIÊ

Produção musical e mixagem: Viktor Judah

Masterização: Victor Nery

Violão: Felipe Macedo

Baixo: JI Bass Izel 

Equipe audiovisual:

Produtora audiovisual: casaquatro

Diretor geral e roteiro: Gabriel Uchida

Diretor de Fotografia: Jordan Cruz

Assistência de Fotografia : Kelvily Nascimento

Finalização e color: Gualter Tabosa

Produção executiva: Talita Gusmão

Produção de set: Ana Duzanowski

Maquinário: Pedro Vasconcelos

Design: Rafael Carmo

Agradecimento:

casaquatro

⁠Milgrau

⁠⁠Jucy Campos

Canal Remix

Ministério Público de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA