Política Região Nordeste

Desfiliações em massa elevam conflito, e totalizando 73 baixas desde o início das discordâncias entre Cid e Ciro Gomes

73 baixas reabrem confronto político entre os irmãos e ameaçam base do partido no Ceará

Publicados

Política Região Nordeste

Ciro (à esq.) e Cid Gomes (Foto: Adriano Machado – Reuters / Agência Senado)

A disputa política entre os irmãos Cid e Ciro Gomes, protagonistas da família Ferreira Gomes, atingiu um novo patamar de tensão no Partido Democrático Trabalhista (PDT). O ápice da crise se manifestou com a desfiliação de 43 prefeitos cearenses, somando-se a 18 parlamentares, dez chefes municipais e dois filiados sem mandato, totalizando 73 baixas desde o início das discordâncias, destaca o jorna O Globo.

Este desligamento em massa, oficializado durante um evento com 46 prefeitos em Fortaleza na terça-feira (14), reacendeu os debates e trocas de acusações entre os grupos antagonistas liderados por Ciro e Cid. A saída mais recente inclui aliados do senador, como Ivo Gomes, prefeito de Sobral e irmão de ambos, assim como a deputada estadual Lia Gomes.

O grupo dissidente contesta as diretrizes do PDT nacional, liderado pelo aliado de Ciro, o deputado federal André Figueiredo. A escalada da crise começou após uma reunião que culminou em uma briga e ofensas entre os irmãos Gomes. O objetivo inicial era encerrar um conflito relacionado ao diretório estadual do partido no Ceará, alvo de disputa judicial entre eles.

Leia Também:  Filho do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, é alvo de mandado de prisão da PF contra comércio ilegal de cigarros

Cid Gomes denuncia perseguição nos desacordos com o diretório nacional. Na semana passada, obteve uma vitória judicial que devolveu o controle do PDT cearense ao seu grupo. Em resposta, o presidente do PDT, ligado a Ciro, ameaçou iniciar um processo de expulsão do senador. Como retaliação política, os prefeitos abandonaram o partido nesta semana. A ameaça de expulsão de Cid, de acordo com fontes, irritou Carlos Lupi, que se levou da presidência do partido para assumir o Ministério da Previdência.

Esse cenário preocupa a cúpula do PDT, especialmente considerando as eleições legislativas do próximo ano. Os resultados recentes evidenciam o enfraquecimento do partido. Em 2020, o PDT elegeu 314 prefeitos (em comparação com 331 em 2016), 65 apenas no Ceará, incluindo o prefeito de Fortaleza, José Sarto. Perder mais da metade desse apoio torna complexas as alianças e diminui os palanques da sigla.

Cid ressalta que, sem alianças com partidos como o PT, o PDT enfrentará dificuldades para formar chapas e ter tempo de TV na propaganda partidária. Ele afirma que a maioria do partido no Ceará compartilha dessa visão, incluindo cinco deputados federais, 13 estaduais e mais de 40 prefeitos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política Região Nordeste

Quatro estados da região norte do país estão aptos para receber a instalação da Infraestrutura 5G

Ao todo, serão beneficiados moradores de 19 municípios, e a partir da liberação da faixa os moradores poderão ter mais velocidade de internet

Publicados

em

Foto: Pablo Le Roy/MCom

Ascom MCom – O sinal 5G chegará para nortistas de 19 cidades, a partir do dia 4 de dezembro deste ano a região poderá instalar a infraestrutura para receber o sinal da quinta geração de redes móveis. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta quarta-feira (29/11) e já contemplou, em todo país, aproximadamente 172 milhões de brasileiros. No total, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.

Agora, por meio da decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades da região norte que foram contempladas. O estado do Pará teve a maior quantidade de liberações, com sete municípios, seguido do Amazonas com seis municípios beneficiados, já Rondônia foram quatro cidades e, por fim, o estado do Acre com dois municípios.

Leia Também:  Deputado Guilherme Delaroli já definiu a sua primeira bandeira de atuação Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Entre os municípios beneficiados estão os moradores paraenses de Bragança, com mais 123 mil habitantes, Tucurú com 91.306 moradores e Tailândia com 72.493 pessoas contempladas. Também estão aptos para receber o serviço os moradores das cidades amazonenses de Anori, com população total de 17.194 e Codajás, com mais de 23 mil moradores.

Na região norte também estão aptas a receber a faixa de frequência 3.5 GHZ, os rondonienses de Chupinguaia, com 9.324 moradores, Colorado do Oeste, com 15.663 Monte Negro tendo mais 11.500 habitantes e a cidade de Presidente Médici, com 19.327. Já no Acre os beneficiados foram os moradores das cidades de Bujari e Porto Acre, totalizando 29.610 pessoas que terão acesso à internet com muito mais velocidade.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Leia Também:  Daniel Silveira: Deputado bolsonarista pode se tornar o primeiro réu por violência política de gênero no Rio de Janeiro

IMPLANTAÇÃO – A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

UF

Município

AC Bujari

AC Porto Acre

AM Humaitá

AM Anori

AM Barcelos

AM Beruri

AM Codajás

AM Nhamundá

PA Bragança

PA Abaetetuba

PA Cametá

PA Itaituba

PA Paragominas

PA Tailândia

PA Tucuruí

RO Chupinguaia

RO Colorado do Oeste

RO Monte Negro

RO Presidente Médici

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA