RIO DE JANEIRO

Saúde

Brasil terá novas UBS’s porte 5 com capacidade para 500 mil atendimentos mensais

Publicados

Saúde

Unidades Básicas de Saúde terão, no mínimo, 5 equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, além de uma área construída de cerca de 1.000m² – Foto: Assessoria (MS)

(MS) – As 38 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Porte V, aprovadas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) , trarão avanços significativos na atenção primária . Essas unidades têm capacidade para uma média de 500 mil atendimentos por mês e contarão, no mínimo, com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco de Saúde Bucal (eSB) . “Com a publicação da planta da Unidade Básica de Saúde de Porte V, concluímos todos os materiais necessários para a construção das unidades de saúde dentro do novo PAC”, afirma o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

As UBSs terão uma área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos como os portes anteriores (1 ao 4), alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade. “As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) . Isso significa mais estrutura e um melhor atendimento e cuidado integral no SUS”, acrescenta Proenço.

Leia Também:  Secretaria de Saúde informa onde fazer os testes de pacientes com sintomas da Covid-19 no Rio de Janeiro

Considerando o significativo aumento de área construída na UBS porte V, novos ambientes assistenciais e de apoio foram agregados com o objetivo de promover maior abrangência no acesso da população, maior eficiência nos serviços oferecidos e maior integração das equipes que compõem a unidade de saúde.

Com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as autoridades sanitárias municipais poderão utilizar um processo simplificado para avaliar o projeto, o que facilitará a execução das obras e a oferta de serviços de saúde.

Principais destaques do projeto

1. Núcleo de Acesso e Acolhimento

  • Ampliação da área de espera, com 72 lugares, incluindo dois assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças;
  • Maior infraestrutura de apoio logístico, com novos sanitários, incluindo banheiro família.

2. Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica

  • Expansão para 19 consultórios: 4 ginecológicos, 7 odontológicos, 3 interprofissionais e 5 para atendimento médico e de enfermagem;
  • Duas salas de medicação, adequadas para territórios com maior demanda populacional.

3. Núcleo de Práticas Coletivas

  • Sala ampliada para promoção de ações de saúde comunitária, fortalecimento da participação social e educação em saúde.

4. Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe

  • Instalações aprimoradas para conforto e integração das equipes multiprofissionais;
  • Três salas de integração para reuniões, atividades de preceptoria e apoio à telessaúde;
  • Anfiteatro para eventos, seminários e educação permanente;
  • “Sala de Simulação Realística, Ensino e Pesquisa”, destinada à qualificação e treinamento profissional na atenção primária.
Leia Também:  Ministério da Saúde destina mais de R$500 mil para enfrentamento das arboviroses no Acre

Mantendo os conceitos e soluções das UBS menores (Portes I a IV), a de Porte V apresenta maior capacidade de atendimento, infraestrutura aprimorada e diversidade de serviços. Essa expansão permitirá:

  • Mais acesso e conforto para os usuários.
  • Maior resolutividade na atenção primária.
  • Inclusão e eficiência no cuidado à saúde.

Acesse o projeto completo

Impacto esperado em Vitória

As UBSs Porte V se tornarão referências nos territórios em que estão inseridas, oferecendo serviços ampliados e interativos que promovem a saúde e o bem-estar das comunidades. Um exemplo é a unidade do bairro Consolação, em Vitória (ES), que atende atualmente 13.669 pessoas cadastradas, sendo que 94,5% dessa população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde.

A nova UBS substituirá a atual unidade de Consolação, cuja infraestrutura se tornou insuficiente devido ao aumento da população. Com a ampliação da capacidade física, a nova unidade atenderá com mais eficiência às demandas locais. “Essa UBS reduzirá a sobrecarga nas unidades existentes, proporcionando melhorias no bem-estar da população e fortalecendo a rede pública de saúde na região”, finaliza Patrícia Vedova, assessora sênior do estado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus completa 15 anos como referência no Recôncavo da Bahia

Publicados

em

(Ascom/HRSAJ) – O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) completou, no fim de semana, 15 anos como referência para a região do Recôncavo da Bahia. Abrangendo mais de 30 municípios, a unidade presta assistência a uma população em torno de 900 mil habitantes.

Com 150 leitos, incluindo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 21 da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), o hospital registra, em 2024, mais de 64.512 atendimentos médicos e multiprofissionais, 12 mil internamentos, sendo 7.200 cirurgias, e 305.390 exames em especialidades como Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Neurocirurgia.

O diretor geral do HRSAJ, Elias Andrade, ressalta os avanços alcançados ao longo dos últimos anos. “Participamos e tivemos destaque no projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde, o qual tem permitido uma gestão ainda mais eficiente dos nossos fluxos”, destacou. “Também tivemos importantes conquistas, como a execução de reformas e melhorias na estrutura e equipamentos do hospital, sempre com o foco em aprimorar o atendimento e proporcionar um ambiente seguro e confortável para os nossos pacientes”, acrescentou.

Leia Também:  Ministério da Saúde lança edital do Programa Mais Médicos e abre 196 novas vagas para atuação em territórios indígenas

Parte da filosofia da gestão institucional, a humanização no cuidado prestado faz toda a diferença na vida dos pacientes atendidos na unidade. Moacir dos Santos foi um dos pacientes tocados pela humanização do HRSAJ. A equipe multiprofissional e a Comissão de Humanização prepararam uma surpresa para celebrar o seu aniversário. “Para mim, foi muito importante. Eu estava muito cabisbaixo, pensando em como seria passar meu aniversário internado. Mas, depois da surpresa, foi ótimo. Fui surpreendido com um bolo e o carinho da equipe. Eu só tenho a agradecer. Que a equipe continue sempre assim, porque é a melhor que existe!”, compartilhou.

Nos campos de Ensino e Pesquisa, o HRSAJ realiza parceria com instituições de ensino, com destaque para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e oferta programas de estágio multidisciplinar, de aprimoramento multiprofissional e de residência médica. “Estagiários de diversas áreas, primeiro emprego, internato em medicina e residência médica são exemplos do nosso foco na educação permanente. Com isso temos formado boa parte da nossa equipe de trabalho aqui mesmo no HRSAJ”, destacou o diretor médico Antônio Carlos Neto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA