Região Sudeste
Polícia Federal faz Operação, Copia e Cola, contra prefeito “tiktoker” de Sorocaba por desvios na saúde
Região Sudeste
Rodrigo Manga é alvo da operação Copia e Cola, que investiga fraudes em contratos com organização social e lavagem de dinheiro – Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Copia e Cola, que tem como um dos alvos o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos). A CNN Brasil informou que os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do prefeito, no interior de São Paulo.
A investigação teve início em 2022 e apura o envolvimento de uma organização criminosa em fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para prestação de serviços na área da saúde em Sorocaba. Segundo a Polícia Federal, além das irregularidades nos contratos, também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais participam da operação, que cumpre 28 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. As ações ocorrem em diversas cidades paulistas, como Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, além de um mandado na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores que somam até R$ 20 milhões, e suspendeu a OS investigada de realizar novos contratos com o poder público. Os envolvidos poderão responder por uma série de crimes, incluindo corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação.
A operação ocorre uma semana após Rodrigo Manga anunciar sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorra à reeleição em São Paulo.

Região Sudeste
Lideranças da oposição bolsonarista na Câmara dos Deputados trabalham com um “plano B” para relatoria do PL da impunidade
O deputado Alfredo Gaspar é o nome apontado para substituir a relatoria do projeto que “passa pano” para golpistas – Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Lideranças da oposição bolsonarista na Câmara dos Deputados trabalham com um “plano B” para a relatoria do projeto da impunidade a golpistas, chamado por ele de “PL da anistia”.
A movimentação foi comunicada diretamente ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), principal articulador da proposta dentro do Legislativo.
Lideranças da oposição bolsonarista na Câmara dos Deputados trabalham com um “plano B” para a relatoria do projeto da impunidade a golpistas, chamado por ele de “PL da anistia”.
A movimentação foi comunicada diretamente ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), principal articulador da proposta dentro do Legislativo.
Atualmente, o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) é o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e conta com a simpatia da base bolsonarista. No entanto, Sóstenes ponderou, durante a conversa com Motta, que, caso o presidente da Câmara opte por substituir o relator, a oposição gostaria de ver o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) assumindo a função.
A escolha de Gaspar não é aleatória. Bolsonaristas consideram que, por ser ex-promotor de Justiça, ele teria maior legitimidade para redigir um relatório com respaldo técnico e jurídico — o que aumentaria as chances de aprovação da proposta. (Brasil 247)
-
Educação6 dias atrás
Núcleo de Acessibilidade da Univali promove roda de conversa sobre autismo no ambiente acadêmico
-
Política Destaque7 dias atrás
Aliados de Hugo Motta dizem que PL descumpriu acordo e que pauta de anistia aos golpistas do 8/1 não deve avançar
-
Região Sudeste3 dias atrás
Governo Lula estuda reajustar teto do MEI com tabela progressiva de contribuição; defasagem é de 122%
-
Esporte3 dias atrás
Vários atletas brasileiros estiveram em competições internacionais, e o Brasil alcançou resultados positivos