Região Sudeste
Derrotada em São Paulo, vereadora Janaína Lima é flagrada levando pia e privada do seu gabinete
Região Sudeste
A ex-vereadora de São Paulo, Janaína Lima (Progressista), causou surpresa ao desocupar seu gabinete na Câmara Municipal.
Ao invés de apenas entregar o espaço, ela ordenou a retirada de itens como uma pia e um vaso sanitário, alegando que esses objetos foram adquiridos com recursos próprios e não pertenciam ao patrimônio da Casa.
O episódio foi registrado pelas câmeras de segurança da Câmara e gerou repercussão entre seus colegas.
Em nota, Janaína explicou que a medida seguiu as normas internas da Câmara, que exigem a devolução do gabinete conforme o recebimento.
Ela também destacou adaptações feitas no espaço para funcionar como coworking.
Região Sudeste
Para STF, investigação policial é saída para impasse das emendas. Governo Federal teme paralisia legislativa
Congresso vê jogo casado entre Executivo e Judiciário na questão das emendas e pode preparar represálias contra o governo – Foto: Carlos Alves Moura/ STF
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que inquéritos policiais podem ser uma possível solução para o impasse envolvendo a transparência das emendas parlamentares, informa a jornalista Andréia Sadi, do G1. Os magistrados afirmam que esperaram uma solução política para o problema durante dois anos, mas não houve avanço, o que fez com que a Corte interviesse no tema.
O Palácio do Planalto também vê com bons olhos a instauração de inquéritos policiais para pressionar os congressistas. No entanto, o governo teme possíveis retaliações no Congresso, já que os deputados avaliam que Executivo e Judiciário jogam juntos no caso das emendas. Assim, parlamentares poderiam congelar pautas fundamentais para o Palácio do Planalto em 2025.
O impasse sobre a transparência das emendas vem se arrastando desde agosto de 2024, quando o ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu os repasses das emendas até que fossem cumpridas condições específicas de publicidade e rastreamento. A decisão foi confirmada pelo plenário da Corte, e no início de dezembro o ministro liberou as emendas, mas com ressalvas, garantindo que as regras de transparência fossem seguidas.
No entanto, em 23 de dezembro, uma nova manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), juntamente com líderes partidários, resultou em uma nova suspensão no valor de R$4,2 bilhões. Como consequência, Dino determinou que a Polícia Federal instaurasse um inquérito para investigar a destinação das emendas.
-
Região Nordeste7 dias atrás
Deputado Romero Rodrigues diz que vai discutir candidatura ao governo em 2026 com seu grupo político
-
Região Nordeste7 dias atrás
Presidente da ALPB da Paraíba, Adriano Galdino, acredita que candidatura ao governo vai unir Azevedo e Ricardo Coutinho
-
Polícia6 dias atrás
Guarda Civil Metropolitana atua no Festival Forró Verão com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Federal apreende R$ 13,7 milhões e 147 armas em 29 fases da operação Lesa Pátria