RIO DE JANEIRO

Região Norte

Representantes de mais de 30 organizações participam de evento para debater temas ligados a fronteiras do Brasil

A palestra magna, proferida pelo Vice-reitor internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London, Vinícius Mariano de Carvalho, teve como título “Cooperação interagências”. 

Publicados

Região Norte

Foto: IDESF

Comunicação Idesf – Os eventos “X Seminário Fronteiras do Brasil – Segurança e desenvolvimento nas fronteiras” e “IV Simpósio de Defesa Nacional, fronteiras e migrações”, ocorrido no dia 8 de novembro, promoveram debates relacionados a três temas principais: “Atuação das forças de segurança nas fronteiras – integração interagências”, “Segurança integrada e cooperação internacional” e “Migrações internacionais para o Brasil e desafios no acolhimento”. 

A palestra magna, proferida pelo Vice-reitor internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London, Vinícius Mariano de Carvalho, teve como título “Cooperação interagências”. 

Além da importância dos temas abordados nas palestras, uma das grandes oportunidades proporcionadas pelos eventos foi a interação entre diferentes setores. Foi registrada a participação de representantes de mais de 30 organizações, além do público que acompanhou o evento por meio da transmissão online (as palestras estão disponíveis no canal do Youtube do IDESF). Segundo Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, “Um dos pontos que mais nos alegrou durante os eventos foi visualizar a sociedade civil e as agências de governo dialogarem e pensarem de forma conjunta no desenvolvimento das fronteiras”.

Na mesa de honra do evento, estiveram presentes o Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, Rivaldo Venâncio, o Vice-ministro de Seguridad interna (Ministério do Interior – Paraguai), Oscar R. Pereira, a Reitora da Universidade Federal da Integração Latino-americana, Diana Araujo Pereira, a Presidente da Circunscripción Judicial de Alto Parana (Paraguai), Juliana Giménez Portillo, o Chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, Marcos Antonio Farias, o Professor da ECEME, Tassio Franchi e o Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros.

Leia Também:  Ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli passa mal após tomar posse na Assembleia do Espírito Santo

A seguir, a relação de organizações representadas no evento, conforme registro de presença realizado pelos participantes.

1 – Consulado de la República Argentina en Foz de Iguazú

2 – Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este (CODELESTE)

3 – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam

4 – Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon

5 – Secretaria Nacional De Políticas Penitenciárias (SENAPEN)

6 – Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen)

7 – Secretaria de Segurança Pública do Paraná

8 – Polícia Federal

9 – Polícia Militar de Santa Catarina

10 – Polícia Militar Foz do Iguaçu

11- Polícia Rodoviária Federal

12 – Guarda Municipal Foz do Iguaçu

13 – GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal (Foz do Iguaçu)

14 – Secretaria de Estado de Polícia Militar – Rio de Janeiro

15 – Prefeitura de Foz do Iguaçu

16 – Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

17 – Casa Civil

18 – CropLife

19 – Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – SEAPI do RS

20 – MAPA

Leia Também:  Programa de cooperação IberCultura Viva celebra 10 anos com retorno do Brasil à presidência do programa

21 – Gabinete de Segurança Institucional

22 – Receita Federal do Brasil

23 – British American Tobacco

24 – Ministério do Interior (Paraguai)

25 – Itaipu Binacional 

26 – Conselho Nacional de Oficiais da Reserva 

27 – Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita)

28 – GRIMP: GRUPO IGUASSU IMPULSOR DO PROJETO IGUASSU-AGUAS GRANDES

29 – AMIRF (ASSOCIACAO DOS MIGRANTES INDÍGENAS E REFUGIADOS DE FOZ DO IGUACU)

30 – SPM – Serviço Pastoral dos Migrantes. Congregação dos Missionários de São Carlos.

31 – Defensoria popular

32 – Instituto Meira Mattos – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

33 – Fecomércio PR

34 – Universidades: UNIOESTE, CESUFOZ, UDC, UNILA, Uniamérica, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), IRID-UFRJ, UFGD, Centro Universitário UNIVEL

35 – Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London

“X Seminário Fronteiras do Brasil – Segurança e desenvolvimento nas fronteiras” e “IV Simpósio de Defesa Nacional, fronteiras e migrações”

Os evento são organizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), com apoio da CAPES, Cátedra Jean Monet, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Roraima e Ministério da Defesa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Região Norte

Nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região toma posse em Porto Velho

Publicados

em

(Secom/TRT-14)Desembargadores Ilson Alves Pequeno Junior e Carlos Augusto Gomes Lôbo assumem presidência e vice-presidência/corregedoria do TRT-14, com foco no fortalecimento jurisdicional e administrativo, na reestruturação e inovação tecnológica.

Em uma solenidade prestigiada por autoridades, representantes de instituições parceiras, servidores e servidoras, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) deu posse aos novos dirigentes para o biênio 2025/2026. O evento presencial ocorreu na tarde desta quarta-feira (4), no auditório do TRT-14, em Porto Velho, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube. 

O desembargador Ilson Alves Pequeno Junior assume, a partir de 1º de janeiro de 2025, a Presidência do Tribunal, cargo que já ocupou no biênio 2013/2014. Já o desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo assume as funções de vice-presidente e corregedor regional, atividades essas também já exercidas no biênio 2007-2008. Ambos foram eleitos em outubro deste ano em sessão do Tribunal Pleno, reforçando o compromisso com a continuidade e a inovação na gestão. 

A cerimônia foi conduzida pelo então presidente, Osmar J. Barneze. Após a leitura do termo de posse, lida pelo secretário do Tribunal Pleno e Turmas, Alexandre Gonçalves Zimmermann, o  desembargador Barneze empossou oficialmente os mencionados desembargadores.

Destaques da nova administração

Em seu discurso, o novo dirigente do Tribunal, Ilson Pequeno Junior, destacou como eixo estruturante de sua gestão a inovação, que servirá como parâmetro para a alteração da cultura organizacional, mudança no desenho dos processos de trabalho, com aplicação de novas tecnologias, capacitação dos juízes e servidores e aprimoramento da medição e avaliação de resultados. Destacou, também, um papel colaborativo da Presidência no cumprimento das metas nacionais de desempenho: “A presidência do TRT será parametrizada para atuar, majoritariamente, como um setor de inteligência, acumulando a sua atividade tradicional de órgão executivo com a de um órgão patrocinador de assessoramento e apoio a cada uma das unidades da nossa estrutura, com foco no cumprimento das missões institucionais, amparados pela nossa missão, visão e valores.” disse o presidente eleito.

Leia Também:  Presidente do PL no Acre garante que “não há possibilidade nenhuma” de Bolsonaro apoiar outra chapa, que não a do partido

Também como eixo da inovação, anunciou o presidente eleito que adotará projetos de redução de custos e com a otimização da sustentabilidade. “Estamos atentos à Agenda 2030 da ONU, no eixo sustentabilidade ambiental, aplicando, em 100% do tribunal, energia fotovoltaica, além de reciclagem de materiais específicos em todas as unidades. ” 

Em sua fala, Pequeno Júnior fez um pedido: “Almejo ser recebido por vocês como um servidor, como o mais humilde entre todos, contando apenas com o diferencial de quem alçou o cargo de desembargador e presidente deste tribunal.”

Referindo-se ao servidor que assumirá o cargo de Diretor Geral das Secretarias, anunciou: “conclamo o ilustre colega a ser, assim como eu serei, o mais humilde e disponível entre todos os servidores. Peço que sejas aquele que estará pronto para colocar toda a estrutura que temos disponível a serviço dos macro e micro indicadores.”

Autoridades presentes 

Também estiveram presentes o desembargador do Trabalho da 23ª Região e conselheiro do CSJT, Paulo Roberto Ramos Barrionuevo; o presidente do TRT da 20ª Região, o desembargador José Augusto do Nascimento; o desembargador Glodner Luiz Pauletto,  vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, os desembargadores do TJ/RO, Roosevelt Queiroz, Alexandre Miguel, Hiran de Souza Marques; o desembargador Samoel Martins Evangelista, corregedor-Geral da Justiça, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre; Marcos Alaor Diniz Grangeia, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, no exercício da Presidência, o procurador-Geral do estado de Rondônia, Thiago Alencar Alves Pereira; o procurador de Contas Ernesto Tavares Victoria, representando o procurador -Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia; o procurador de Justiça, diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia, Marcelo Lima de Oliveira; o defensor público-Geral do estado de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima; desembargador do Trabalho aposentado Eraldo Fróes Ramos; o presidente da Amatra-14, José Carlos Hadad de Lima; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, Márcio Melo Nogueira; o presidente da OAB/AC,  Harlem Moreira; os conselheiros Federal da OAB, advogado Andrey Cavalcante e Elton Assis; o comandante do 5º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, tenente-coronel Jonas Santos Silva Junior; o suboficial Macisti Cruz de Alcântara, representando a Capitania dos Portos de Porto Velho; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel bombeiro, Nivaldo de Azevedo Ferreira e o diácono William dos Santos Brasil, representando a Arquidiocese de Porto Velho. 

Leia Também:  Para líder da bancada evangélica, a "imensa maioria" das pessoas presentes nos atos golpistas é "de boa-fé"

Biografia dos novos dirigentes

Ilson Alves Pequeno Junior (Presidente)

Natural de Recife (PE), formou-se em Direito pelo UniCEUB. Foi servidor do Senado Federal e do TRT-14, onde exerceu cargos de direção antes de ingressar na magistratura em 1990. Atuou como juiz em Rondônia e Acre, acumulando funções de gestão em diversos Fóruns e Varas do Trabalho. Foi empossado como desembargador em 2011 e já presidiu o Tribunal no biênio 2013-2014, além de ocupar a vice-presidência nos biênios 2011-2012 e 2015-2016.

Carlos Augusto Gomes Lôbo (Vice-presidente e Corregedor)

Nascido em Porto Velho (RO), é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira como procurador jurídico da Assembleia Legislativa de Rondônia. Tornou-se Juiz do Trabalho Substituto do TRT-14 em 1990, sendo promovido a titular nas Varas do Trabalho de Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Assumiu como desembargador em 2005 e já ocupou os cargos de vice-presidente no biênio 2005-2006 e presidente no biênio 2007-2008.

O evento contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico e institucional.

O que disseram

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA