Região Nordeste
Vice-governador participa de solenidade de promoção de oficiais da Polícia Militar e destaca investimentos na Segurança
Região Nordeste
Vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro Foto: Assessoria Secom
(Assessoria) – O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na manhã desta terça-feira (7), da solenidade de promoção de 88 oficiais da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), realizada no Centro de Formação da PM, em João Pessoa. Os promovidos alcançaram as patentes de coronel (2), tenente-coronel (14), major (25), capitão (27), e primeiro-tenente (20). As promoções foram autorizadas pelo governador João Azevêdo no último dia 24, véspera de Natal, e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), pelos critérios de antiguidade e merecimento.
Desde o início da gestão, em 2019, já foram realizadas mais de 15 mil promoções nas forças de segurança da Paraíba. No fim do ano, por exemplo, o governador João Azevêdo oficializou a promoção de 496 policiais e bombeiros militares à graduação de sargentos.
Em seu discurso na solenidade, prestigiada por parentes e amigos dos 88 promovidos, Lucas Ribeiro ressaltou a importância dos investimentos feitos pelo Governo da Paraíba na Segurança Pública. “Hoje é um dia muito feliz para o nosso Estado, pois estamos fazendo uma promoção que representa o trabalho da Paraíba na Segurança Pública. É um reconhecimento ao trabalho de cada um de vocês. E eu sei que também é uma conquista pessoal. Por isso, parabenizamos vocês e agradecemos em nome do povo da Paraíba, porque é a ele que todos nós servimos”, disse.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Jean Francisco Nunes, ressaltou a importância da valorização que as forças policiais têm recebido na gestão do governador João Azevêdo, resultando numa prestação de serviço cada vez melhor à população. “Essas promoções, que têm contemplado todas as categorias da Segurança Pública, têm sido constantes. Desde 2019, o governador João Azevêdo já realizou mais de 15 mil promoções, numa demonstração clara de respeito que o Governo tem com as categorias, fazendo com que o policial se sinta cada vez mais estimulado a continuar trabalhando, empenhado, produzindo para a sociedade, porque ele sabe que é reconhecido pelo próprio Governo do Estado”, ressaltou.
O comandante-geral da PMPB, coronel Sérgio Fonseca, também destacou os investimentos que a Corporação tem recebido do Governo da Paraíba. “Este ato é extremamente significativo para nós, policiais militares. Não à toa, por quatro anos consecutivos, a Segurança Pública da Paraíba tem sido considerada a melhor do Norte-Nordeste; e também por quatro anos consecutivos a terceira melhor do País. Não fomos nós que dissemos. Foi o CLP, o Centro de Lideranças Públicas, uma instituição sediada em São Paulo”, acrescentou.
Promovida a coronel, Tereza Olívia descreveu o momento vivido por ela e pelos demais 87 colegas assim: “Esse momento significa a coroação de todo um trabalho que já venho desenvolvendo na Diretoria de Saúde e Assistência Social da PMPB. E essa conquista serve de estímulo para os próximos passos dentro desta Corporação, na qual estou há 25 anos”, comentou.
O major Francisco Leite disse que a obtenção da patente não foi apenas uma conquista dele. “Este é um momento muito significativo na minha carreira, muito esperado por mim e também pela minha família. A partir de agora, vamos assumir novas responsabilidades, mas com a certeza de que estamos preparados”, comentou.
As promoções contemplaram os quadros de oficiais combatentes, de saúde e administrativo, concretizada numa solenidade da qual participaram, ainda, as seguintes autoridades: Lamark Donato, secretário-executivo da Segurança Pública; coronel Marques Júnior, chefe da Casa Militar do Governador; e José Ronildo de Souza, subcomandante-geral da PMPB, além de João Paulo Barros, secretário-executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba (Seap), entre outros.
Região Nordeste
Governador João Azevêdo abre 39° Salão do Artesanato e anuncia novas ações para o setor produtivo
João Azevêdo anunciou a próxima tipologia homenageada no Salão de Campina Grande: o macramê – Foto: Assessoria
(Assessoria) – O governador João Azevêdo abriu oficialmente, na noite dessa sexta-feira (10), a 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado pelo Governo da Paraíba e Sebrae-PB até o dia 2 de fevereiro numa megaestrutura montada na orla marítima de João Pessoa, no estacionamento do Hotel Tambaú, das 16h às 22h, todos os dias da semana. Na solenidade, o governador João Azevêdo abriu as inscrições para o processo de seleção de 100 artesãos que serão beneficiados com linhas de crédito do Empreender-PB — os recursos são da ordem de R$ 800 mil.
Ainda na solenidade, o chefe do Executivo estadual anunciou estudos para a criação de uma nova linha de crédito: o Empreender Cachaça, que vai oferecer crédito a produtores de cachaça artesanal, que hoje encontram grande dificuldade para armazenar o produto, fortalecendo o segmento na Paraíba. João Azevêdo assinou, ainda, decreto que oferece incentivo fiscal para o setor produtivo da cachaça, destinado a revitalizar os engenhos paraibanos, que foram beneficiados com a assinatura de autorização para o lançamento do edital Caminho dos Engenhos, iniciativa que vai fortalecer o turismo no Estado ainda mais.
Após as assinaturas, o gestor paraibano destacou a importância de mais uma edição do Salão do Artesanato Paraibano. “O segmento do artesanato, antes de contar a nossa história, antes de ser cultura, de mostrar verdadeiramente quem somos, é um segmento econômico extremamente importante. Por isso, nessa parceria com o Sebrae, investimos tanto a cada ano para a realização de dois Salões gigantescos como este”, disse.
“Sempre que eu entro no Salão do Artesanato, fico impressionado com a alegria, com a energia, com a forma como os artesãos participam desse processo. Por isso, a minha primeira palavra não poderia ser outra que não fosse gratidão. Gratidão a cada artesão, a cada artesã que confia no Governo do Estado, porque esses investimentos que fazemos, além de uma política econômica, é também uma política de inclusão”, observou o gestor paraibano.
Ao longo desta edição do Salão do Artesanato, 549 expositores mostrarão o melhor do artesanato paraibano em suas mais diversas tipologias: bordado, brinquedos populares, crochê, metal e renda renascença, entre outras. Nesta edição, o Salão do Artesanato rende homenagens aos artesãos que trabalham com o papel, nas técnicas papietagem e papel machê, com o tema “Qual o seu papel?”
Realizado em duas edições — em janeiro, em João Pessoa; e, em junho, em Campina Grande — o Salão do Artesanato Paraibano é considerado um dos melhores eventos na geração de emprego e renda para o segmento, principalmente por ocorrer durante a alta estação, na Capital paraibana, e durante as festividades juninas, na Rainha da Borborema. Os 549 inscritos nesta edição, por exemplo, representam famílias inteiras que vivem do artesanato; por vezes cooperativas.
Primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins falou da expectativa para mais esta edição do evento. “Eu tenho certeza de que este será o maior e o melhor Salão do Artesanato que já tivemos, que vai ser um dos mais prestigiados pelos nossos turistas e por todos nós, que vivemos aqui. E, para essa festa ser completa, é necessário que cada um de nós exerça a solidariedade, doando um quilo de alimento e, ao término do evento, toda a arrecadação será destinada a entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social”, conclamou.
Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), pasta à qual o PAP está vinculado, também ressaltou a importância da feira na geração de renda para as famílias artesãs. “Hoje é um dia muito importante, porque é a abertura do Salão do Artesanato, que fortalece o turismo e fortalece a economia paraibana. Um evento feito com muito carinho, a muitas mãos. Por isso quero agradecer a todos que colaboraram com o Governo do Estado para que o dia de hoje chegasse”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, convidou turistas e paraibanos a prestigiar o evento. “Como sempre, chegamos a este momento após muitas visitas técnicas, após ouvir os nossos artesãos. Isso quer dizer que é um Salão feito com muito carinho. O premiado artesanato paraibano espera você, que é aqui da Paraíba; espera você, de qualquer parte do Brasil ou do mundo. Venha valorizar nossas raízes. Além do mais, é um momento de gratidão aos nossos muitos parceiros, como o Sebrae”, disse.
O diretor-técnico do Sebrae-PB, Lucélio Cartaxo, também enalteceu mais uma parceria com o Governo da Paraíba na realização do Salão. “Essa grande parceria faz com que a gente tenha a expectativa de vender mais de R$ 4 milhões e sermos visitados por mais de 150 mil pessoas. É a coroação de toda uma capacitação que o Sebrae vem fazendo junto a um segmento que mostra ano após ano sua força empreendedora, sua capacidade econômica e também cultural”, afirmou.
O presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Alambique (Aspeca), André Amaral, agradeceu os incentivos anunciados pelo governador João Azevêdo para o setor. “Nós apresentamos algumas demandas ao governador, e ele entendeu que a primeira demanda de extensão do ‘Viva Centro’ para os engenhos seria muito importante. Nós temos engenhos lindos, casarios lindos e a maior cachaça de alambique do Brasil, com 25 milhões de litros, e nós precisamos transformar os engenhos em equipamentos turísticos”, acrescentou.
Acompanhado da primeira-dama e dos demais auxiliares da Gestão, bem como do vice-governador Lucas Ribeiro e da segunda dama Camila Mariz, o governador João Azevêdo percorreu todos os estandes, organizados numa área de mais de 6 mil metros quadrados, oportunidade em que conversou com os expositores, como Geo Oliveira, um dos homenageados. “Nesses primeiros minutos de abertura do Salão, já deu para perceber o quanto esse evento vai ser importante para nós. Obrigado, governador! Obrigado, primeira-dama!”, agradeceu o artesão.
Logo em seguida, João Azevêdo anunciou a próxima tipologia homenageada no Salão de Campina Grande: o macramê. “É uma notícia muito boa, que a gente não estava esperando. Nossa, como estou feliz”, disse a artesã Lua Isa.
Mal o evento foi aberto, já era grande a circulação do público pelos estandes, que além da bela decoração com o tema desta edição, que é o papel, pode apreciar o melhor do artesanato paraibano em artesanato indígena, bordado, brinquedos populares e cerâmica. Por falar em cerimônia, a artesã Margarida Silva é só expectativas. “Comecei com a cerâmica tradicional, mas hoje estou aqui com a cerâmica esmaltada, que preserva a técnica original. E, pelo que estou vendo, será um sucesso”, disse.
A abertura da 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que teve a apresentação de Sandra Belê, contou ainda com as seguintes autoridades: Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, além dos auxiliares da Gestão estadual, entre eles Pedro Santos (Secult); Nonato Bandeira (Secom-PB); Marialvo Laureano (Fazenda); Pollyana Dutra (Desenvolvimento Humano); e João Alves (Seap), entre outros.
Novidades e expectativas — Entre as novidades desta edição, além da megaestrutura histórica com mais de 6 mil metros quadrados de área, a criação do Prêmio de Excelência Artesanal proposto pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), que selecionará dez peças artesanais, entre todas as tipologias, com o selo de Excelência Artesanal, tendo como principais requisitos acabamento e sustentabilidade.
Com cenografia de Sérgio Matos e projeto arquitetônico de Gustavo Vaz, os mais de 6 mil metros quadrados do 39° Salão do Artesanato Paraibano vão abrigar, além de peças em suas mais diversas tipologias, muitas expectativas de vendas, encomendas e de divulgação para todos os artesãos.
Os homenageados são os seguintes: Babá Santana, Geolagens Oliveira, Socorro Souza, Ednaldo Farias, Adriano Oliveira, Carlos Apolônio e Dadá Venceslau.
Serviço:
39° Salão do Artesanato Paraibano
Tema: Qual o seu papel?
Quando: 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Onde: Orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú)
Visitação: 16h às 22h (todos os dias da semana)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Foto: Assessoria
-
Região Nordeste7 dias atrás
Deputado Romero Rodrigues diz que vai discutir candidatura ao governo em 2026 com seu grupo político
-
Região Nordeste7 dias atrás
Presidente da ALPB da Paraíba, Adriano Galdino, acredita que candidatura ao governo vai unir Azevedo e Ricardo Coutinho
-
Polícia6 dias atrás
Guarda Civil Metropolitana atua no Festival Forró Verão com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Federal apreende R$ 13,7 milhões e 147 armas em 29 fases da operação Lesa Pátria