RIO DE JANEIRO

Região Nordeste

Prefeitura de João Pessoa reúne contabilistas para discutir o encerramento financeiro de 2024 e planejamento de 2025

Publicados

Região Nordeste

Foto: Quel Valentim e Assessoria

(Assessoria) – A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma edição do ‘Capacita Sefin’, com o IV Encontro dos Profissionais Contábeis e Gestores Financeiros, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O objetivo foi orientar sobre o encerramento da execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial neste fim de terceiro mandato do prefeito Cícero Lucena e apresentar a minuta do decreto com o planejamento do cronograma de atividades a serem realizadas a partir de 2025, seguindo o planejamento que colocou João Pessoa com nota A+ no ranking da Capacidade de Pagamento (Capag) da Secretaria do Tesouro Nacional.

O prefeito Cícero Lucena agradeceu o trabalho dos profissionais de contabilidade da administração pública municipal. “Todo o esforço técnico e competência que cada um tem é fundamental para o nosso objetivo de uma gestão pública séria, responsável e compromissada, que possa chegar aonde tem que chegar, que é no benefício das pessoas. João Pessoa tem sido reconhecida na eficiência e transparência da gestão pública e este é o legado que cada um de nós pode deixar nessa passagem na prefeitura. Agradeço o que vocês têm feito e vamos continuar fazendo com que João Pessoa seja uma cidade cada vez mais justa, humana e inclusiva”, afirmou.

Leia Também:  Parlamentares do partido do PDT pressionam por expulsão do ex-ministro Ciro Gomes do partido

O secretário de Finanças, Brunno Sitônio, afirmou que é a partir da boa execução orçamentária e contábil que a cidade pode avançar nas políticas públicas. “Nós realizamos um trabalho de assessoria para as demais secretarias e para o prefeito e, com isso, melhoramos indicadores, somos reconhecidos pela capacidade de pagamento, pela nossa disponibilidade financeira. Com esse encontro, queremos fortalecer esse compromisso, finalizar o ano de forma tranquila, com contas bem prestadas, em dia com nossos fornecedores e com a população, para iniciar o próximo mandato do prefeito Cícero Lucena avançando no nosso trabalho, buscando sempre melhorar e permitir a entrega de mais políticas púbicas”, destacou.

O diretor-geral de Contabilidade, Rodrigo Teixeira, orientou a respeito da exigência do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) sobre o cronograma de pagamentos em ordem cronológica que passa a valer a partir do próximo ano, mas que já vem sendo seguido pela atual gestão. E a diretora de Gestão Contábil, Verônica Dias, apresentou a minuta do decreto para os contabilistas, com as normas a serem adotadas pelas entidades do Poder Executivo no fechamento orçamentário, financeiro e contábil no exercício 2024 e a execução de 2025, de acordo com a Lei 15.246, de 30 de julho de 2024.

Leia Também:  Em Luís Eduardo Magalhães, pedra fundamental da Inpasa marca expansão de biocombustíveis na Bahia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Região Nordeste

Governador completa 120 novas unidades de segurança entregues com inauguração do Complexo Policial do Ogunjá

Publicados

em

Foto: Thuane Maria /Gov/Bahia

(Assessoria/Gov/Bahia) – A inauguração do Complexo Policial do Ogunjá, na Avenida General Graça Lessa, em Salvador tem a marca das 120 novas unidades da segurança pública entregues pelo Governo do Estado em menos de dois anos na Bahia — 60 apenas em 2024. Entre as unidades policiais estão a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Coletivos (Derrc), a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), transferidas da Baixa do Fiscal para o Ogunjá, e o Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (Ispe).

As delegacias foram estrategicamente transferidas para uma área mais central da capital baiana, onde também funcionará o Ispe, que atua na produção de dados que servem ao planejamento da administração estadual para a segurança pública. Para o governador Jerônimo Rodrigues, fundamental para a efetividade no combate à criminalidade.

“A Segurança Pública não sobrevive sem informações, sem dados estatísticos de qualidade. Então nós qualificamos nossos dados com investimento em inteligência, em equipamentos, em inovação tecnológica, que ajudam a Polícia Civil e Judiciária a alimentarem as investigações. Nossa estratégia é dar acesso a provas concretas e garantir ações preventivas”, frisou sobre a implicação do governo estadual.

Leia Também:  Em Luís Eduardo Magalhães, pedra fundamental da Inpasa marca expansão de biocombustíveis na Bahia

À frente da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, Jean Fiuza avalia que “a mudança da Baixa do Fiscal foi muito importante para facilitarmos o deslocamento do cidadão. Também estamos perto de outros órgãos estratégicos, e isso vai dar agilidade às ocorrências, à elucidação dos crimes. Vai beneficiar toda a população de Salvador”.

As seis unidades, que integram o complexo, recebeu R$ 11 milhões da administração estadual, por meio da Secretaria da Segurança Pública, para a requalificação de delegacias e setores estratégicos da segurança, que fazem parte do Programa de Requalificação da Rede Física das Unidades Policiais na Bahia. A inauguração foi realizada com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário da SSP Marcelo Werner.

Segundo Werner, o aporte já representa o maior programa de modernização das estruturas da segurança pública da história da Bahia. Serão 300 unidades construídas ou modernizadas, com R$ 700 milhões do governo baiano.

“Essas seis unidades fortalecem ainda mais a polícia judiciária, a polícia civil, facilita o acesso da população e, lógico, melhora as apurações como um todo. E isso tudo já é notável na melhora do serviço da segurança pública — no atendimento, nas melhoras das condições de trabalho —, porque investimos também em capacitação continuada, no incremento de quase 6 mil novos profissionais de segurança pública entre 2023 e 2024, em software de inteligência, integrando as forças de segurança municipais, estaduais e federais. Estamos trabalhando com foco, com planejamento, com muita responsabilidade para melhorar cada dia a nossa segurança”, reforçou o titular da Segurança Pública.

Leia Também:  Vídeo: Deputado que quebrou placa de Marielle é escorraçado de evento aos gritos de “assassino”

No complexo policial, três prédios abrigam também a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF) e as sedes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA