RIO DE JANEIRO

Região Nordeste

Prefeito Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

Publicados

Região Nordeste

O prefeito já havia participado da assinatura de contrato, por parte do Governo da Paraíba – Foto: Assessoria

(Assessoria) – Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena se reuniu com a presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Mara Pacobahyba, para tratar do destravamento de recursos para obras de escolas, creches e a aquisição de ônibus escolares.

O encontro também contou com a participação do prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, e do deputado federal Mersinho Lucena. Cícero explicou que alguns projetos já haviam sido aprovados anteriormente mas com empenho de recursos baixo. Nesse caso, sem a permissão do Tribunal de Contas, o governo municipal está trabalhando uma nova solução junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a obtenção dos recursos necessários.

“Nós tentamos salvar os projetos que já estavam aprovados e que tinham sido empenhados pouco, mas isso o Tribunal de Contas não está mais permitindo, mas estamos traçando novos projetos para o PAC, que vai ser em março, bem como outras alternativas de financiamento que o FNDE está construindo”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Jerônimo Rodrigues recebe Emmanuel Macron na Bahia e destaca protagonismo do estado na abertura da Temporada França-Brasil 2025

Parceria com o FNDE – Com o Governo Federal, a Prefeitura de João Pessoa já garantiu recursos para a construção de 13 unidades de ensino – 10 creches e três escolas – com obras em andamento para aumentar a oferta de vagas na rede municipal de ensino da capital paraibana.

Agenda em Brasília – O prefeito já havia participado da assinatura de contrato, por parte do Governo da Paraíba, para a implantação do Sistema de transporte rápido junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Esse projeto acontece em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, que já teve seu financiamento aprovado e assinado no mês de julho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Região Nordeste

Vereador Marcos Henrique expõe abandono de creches em João Pessoa e cobra explicações da Prefeitura

Publicados

em

Vereador denuncia abandono de creches em João Pessoa e cobra transparência da Prefeitura.

O vereador de João Pessoa, Marcos Henrique, realizou visitas a diferentes creches da cidade e encontrou um cenário que classificou como “revoltante”. Segundo ele, as unidades estão com obras inacabadas, abandonadas e completamente tomadas pelo descaso. Estruturas que deveriam estar atendendo famílias desde o ano passado seguem paradas no tempo, sem qualquer sinal de avanço.

Durante a fiscalização, o vereador destacou que os recursos destinados às obras são públicos incluindo verbas federais e cobrou explicações da Prefeitura sobre o paradeiro do investimento. “Isso é dinheiro público, é o futuro das nossas crianças sendo negligenciado. O povo merece transparência e respeito”, declarou. Ele lembra que o prazo estabelecido para conclusão das obras era de 18 meses.

Marcos Henrique citou como exemplo uma das creches visitadas, que teve início no dia 26 de dezembro de 2023 e deveria estar finalizada em junho de 2024. No entanto, segundo ele, o que encontrou foi um espaço completamente abandonado, sem trabalhadores e ocupado por pessoas em situação de rua. O vereador ainda denunciou o roubo de cercas e a ausência até mesmo de placa informando início e término da obra, revelando o total abandono do local.

Leia Também:  Governador João Azevêdo celebra parceria com Unicef e reforça ações voltadas à primeira infância na Granja Santana

O parlamentar afirmou que seu mandato seguirá firme nas fiscalizações, lamentando profundamente o estado das creches visitadas, tanto no Cristo, na Bartolomeu Lusmão, quanto na Rejane Corrêa. Para ele, as obras paradas prejudicam diretamente centenas de crianças e famílias que dependem desses espaços. “Quem sofre com isso é a população”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA