Região Nordeste
Ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra ampliação de voos com destino a São Luís no Maranhão
Região Nordeste
A iniciativa é um resultado do “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do Ministério do Turismo junto à Associação Brasileira de Empresas Aéreas – Foto: Roberto Castro/MTur
Uma reunião em Brasília (DF), formalizou o aumento de voos da LATAM com destino a São Luís (MA), a partir do próximo mês abril. No encontro, articulado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional, representantes da companhia aérea anunciaram a ampliação de 7 para 10 viagens semanais partindo do Distrito Federal e de Fortaleza (CE) rumo à capital do Maranhão.
A iniciativa é mais um resultado do “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do Ministério do Turismo junto à Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) e a outros órgãos do Governo Federal – renovada no final do ano passado – que incentiva e facilita a realização de viagens no País. Neste verão, por exemplo, a oferta de voos no país será 10,7% maior ante igual período de 2023, totalizando 184,5 mil frequências (17,8 mil a mais).
O ministro Celso Sabino apontou benefícios da união de forças pela melhoria da conectividade aérea no País. “Esse anúncio resulta do permanente diálogo com empresas aéreas, parlamentares e governos locais, uma premissa do nosso presidente Lula e que tem permitido que o turismo continue movimentando economias locais de todo o país, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego, renda e inclusão social”, frisou Sabino, que destacou ainda o empenho do MTur pela promoção turística do Maranhão e defendeu esforços para proporcionar a ligação aérea entre São Luís (MA), Portugal e o Caribe.
Em abril, a LATAM também tem programada uma alta de 37% nos voos semanais de 6 rotas rumo à região Nordeste, abrangendo São Paulo (Congonhas)- Fortaleza, de 20 para 27; Fortaleza-Teresina (PI); de 7 para 11; Brasília-Palmas (TO), de 7 para 10, e Rio de Janeiro (Galeão)-Porto Alegre (RS), de 14 para 17. As viagens, incluindo as partindo de Brasília e Fortaleza, serão operadas por aviões Airbus A320, atendendo até 174 passageiros por voo.
“Reconhecemos o trabalho do ministro Celso Sabino e da Secretaria de Turismo do Maranhão pelo desenvolvimento do setor. A LATAM está e será sempre uma parceira do estado e do Ministério”, declarou o gerente de Ações Públicas da LATAM, Eduardo Macedo. Já o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) agradeceu o apoio do MTur e apostou em avanços no turismo local. “O Maranhão vive uma nova realidade, com um potencial turístico muito grande, e isso é pontapé inicial para desenvolver mais linhas aéreas no estado”, afirmou.
A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, também celebrou o suporte federal ao fortalecimento da atividade turística. “O governador Carlos Brandão conversa frequentemente com o ministro Sabino, e o ministro é sensível às questões do Maranhão, junto com toda a nossa bancada. Então, queremos agradecer ao ministro, à bancada e ao governador por fazer com que o Maranhão esteja presente nessas discussões e a gente avance”, comemorou.
Também participaram do anúncio desta segunda-feira em Brasília o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral; os senadores Weverton e Cid Gomes; os deputados federais Hildo Rocha e Kléber Verde e Thairyne Oliveira, assessora especial do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entre outras autoridades.
O reforço de voos ao Maranhão busca ampliar o turismo no estado, que, em 2024, teve o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. O MTur apoia a estruturação da unidade, a partir de ações a exemplo de estudos voltados à implantação de novos portais de acesso e à melhoria da mobilidade interna do Parque, em parceria com a UNESCO e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Ao longo de 2024, cerca de 118 milhões de passageiros voaram de avião no Brasil, o que significou mais 20 milhões de pessoas a bordo na comparação com 2022, quando 97,7 milhões usaram o modal para se deslocar no País. Ainda no passado, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Brasil subiu um posto e virou o 4º maior mercado doméstico do ramo, avançando 6,6% contra uma média global de 5,6%.
Região Nordeste
Vereador Marcos Henrique expõe abandono de creches em João Pessoa e cobra explicações da Prefeitura
Vereador denuncia abandono de creches em João Pessoa e cobra transparência da Prefeitura.
O vereador de João Pessoa, Marcos Henrique, realizou visitas a diferentes creches da cidade e encontrou um cenário que classificou como “revoltante”. Segundo ele, as unidades estão com obras inacabadas, abandonadas e completamente tomadas pelo descaso. Estruturas que deveriam estar atendendo famílias desde o ano passado seguem paradas no tempo, sem qualquer sinal de avanço.
Durante a fiscalização, o vereador destacou que os recursos destinados às obras são públicos incluindo verbas federais e cobrou explicações da Prefeitura sobre o paradeiro do investimento. “Isso é dinheiro público, é o futuro das nossas crianças sendo negligenciado. O povo merece transparência e respeito”, declarou. Ele lembra que o prazo estabelecido para conclusão das obras era de 18 meses.
Marcos Henrique citou como exemplo uma das creches visitadas, que teve início no dia 26 de dezembro de 2023 e deveria estar finalizada em junho de 2024. No entanto, segundo ele, o que encontrou foi um espaço completamente abandonado, sem trabalhadores e ocupado por pessoas em situação de rua. O vereador ainda denunciou o roubo de cercas e a ausência até mesmo de placa informando início e término da obra, revelando o total abandono do local.
O parlamentar afirmou que seu mandato seguirá firme nas fiscalizações, lamentando profundamente o estado das creches visitadas, tanto no Cristo, na Bartolomeu Lusmão, quanto na Rejane Corrêa. Para ele, as obras paradas prejudicam diretamente centenas de crianças e famílias que dependem desses espaços. “Quem sofre com isso é a população”, concluiu.
-
Região Norte5 dias atrásBocalom critica pobreza no Acre e esquece que seu aliado Gladson Cameli governa o estado há quase sete anos
-
Polícia3 dias atrásOperação Freedom desarticula núcleo de facção e prende 38 suspeitos na Bahia e no Ceará
-
Região Nordeste5 dias atrásGovernador João Azevêdo celebra parceria com Unicef e reforça ações voltadas à primeira infância na Granja Santana
-
Polícia3 dias atrásPolícia Federal desarticula amplo esquema de tráfico de aves silvestres e falsificação de anilhas na Bahia

