RIO DE JANEIRO

Região Nordeste

João Azevêdo participa de assinaturas de concessão de microcrédito a artesãos no Salão do Artesanato Paraibano

Publicados

Região Nordeste

(Assessoria) – O governador João Azevêdo participou, no fim da tarde desta quinta-feira (30), em solenidade ocorrida no Salão do Artesanato Paraibano, que está sendo realizado na orla marítima de João Pessoa, da assinatura de 100 contratos de concessão de créditos pelo Programa Empreender-PB, beneficiando artesãos e empreendores, que agora poderão abrir ou ampliar o próprio negócio — os investimentos totalizam R$ 860 mil. Ainda na solenidade, que contou com a presença do secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, Tadeu Alencar, foram entregues certificados aos sete artesãos homenageados nesta edição do evento e  premiações do Selo de Excelência Artesanal. 

Na ocasião, João Azevêdo ressaltou a importância da iniciativa para os artesãos. “É por isso que o segmento do artesanato cresce tanto em nosso Estado, porque o Governo chega com o microcrédito junto aos artesãos, às artesãs, permitindo com que eles já comprem novos insumos e se preparem para o Salão de Campina Grande”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual também destacou a importância das parcerias com o Governo Federal no fortalecimento do artesanato paraibano. “Esta é a terceira visita que fazemos ao Salão e, desta vez, acompanhados do secretário nacional do Empreendedorismo, Tadeu Alencar, que vem aqui mais uma vez reafirmar o compromisso do presidente Lula e do ministro Márcio França com o desenvolvimento do artesanato, trazendo aqui o posicionamento de que nós podemos fazer mais parcerias do que as que já fazemos”, disse, ao lado da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins. 

O secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Tadeu Alencar, que representou o ministro Márcio França, lembrou que o artesanato paraibano é o exemplo de outras políticas públicas bem-sucedidas na gestão do governador João Azevêdo. “O Governo Federal tem a compreensão muito clara de que esse segmento, dos microempreendedores individuais, das microempresas e das empresas de pequeno porte, incluído aí o artesanato, é fundamental para dinamizar o País — 94% das empresas brasileiras fazem parte desse segmento. A Paraíba é um exemplo de gestão pública que vem dando grandes sinais da compreensão do seu papel na infraestrutura, na economia, na saúde, na educação e no artesanato não seria diferente. A Paraíba não está na moda por acaso; isso é fruto de uma gestão compromissada, liderada pelo governador João Azevêdo”, comentou. 

Leia Também:  Autoria de Luciano Cartaxo, é aprovado Projeto de Lei que declara Parque da Lagoa Patrimônio Material da Paraíba

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, afirmou que a concessão de créditos aos artesãos mostra o quanto o Governo do Estado tem investido no segmento. “O artesanato paraibano tem conquistado cada vez mais espaço, tem divulgado cada vez mais a nossa cultura e gerado renda para muitas famílias por conta de todos esses investimentos que a gestão do governador João Azevêdo tem feito desde 2019, mostrando a viabilidade econômica do segmento”, observou. 

De acordo com o secretário-executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa, os contemplados receberão os créditos em até 20 dias úteis. “Temos artesãos que fizeram suas inscrições na abertura do Salão e também aproveitamos a oportunidade para contemplar empreendedores daqui do município de João Pessoa que se inscreveram em dezembro do ano passado no programa. Uma ação muito importante, porque o Governo cada vez mais investe recursos nas mãos do povo da Paraíba através do microempreendedorismo e do crédito orientado”, acrescentou.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, evidenciou que as parcerias com o Governo do Estado têm melhorado a qualidade de vida dos pessoenses e que, com o artesanato, não seria diferente. “O Governo do Estado é o maior parceiro da Prefeitura de João Pessoa em todas as ações. Na construção dos nossos viadutos e em muitos outros investimentos. No artesanato, não seria diferente”, frisou. 

Leia Também:  Vereador Marcos Henrique expõe abandono de creches em João Pessoa e cobra explicações da Prefeitura

Gestora do PAP, Marielza Rodriguez enfatizou que a concessão de microcrédito aos artesãos mostra a união de todo o Governo pelo fortalecimento do artesanato. “Entre tantas ações adotadas pelo governador João Azevêdo, o Empreender-PB se destaca porque é a partir desses investimentos que o artesão vai se preparar para participar de outra edição do Salão do Artesanato, por exemplo”, comentou.

A solenidade de assinatura de contratos do Empreender-PB foi prestigiada pelo secretário-chefe de Governo, Roberto Paulino; pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; pelo secretário-executivo da Comunicação Institucional, Fábio Barros; pelo secretário-executivo da Setde, Delano Tavares. Os deputados estaduais João Gonçalves e Luciano Cartaxo também estiveram presentes, assim como os vereadores Odon Bezerra e Jailma Carvalho, além da ex-prefeita de Guarabira Fátima Paulino e Marianne Góes, coordenadora do Labin.

Até a última terça-feira (28), já foram comercializados — entre vendas e encomendas — R$ 3.280.708,27, com 78.146 peças vendidas. Outro destaque é o Projeto Salão Solidário, com mais de 5,6 mil itens arrecadados, que serão destinados a entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social. 

Ao chegar à 39ª edição, o Salão do Artesanato Paraibano homenageia os artesãos que trabalham com o papel, nas técnicas da papietagem e papel machê, com o tema “Qual o seu papel?”

Serviço: 

39° Salão do Artesanato Paraibano 

Tema: Qual o seu papel? 

Quando: 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025

Onde: Orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú)

Visitação: das 16h às 22h (todos os dias da semana)

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Região Nordeste

Vereador Marcos Henrique expõe abandono de creches em João Pessoa e cobra explicações da Prefeitura

Publicados

em

Vereador denuncia abandono de creches em João Pessoa e cobra transparência da Prefeitura.

O vereador de João Pessoa, Marcos Henrique, realizou visitas a diferentes creches da cidade e encontrou um cenário que classificou como “revoltante”. Segundo ele, as unidades estão com obras inacabadas, abandonadas e completamente tomadas pelo descaso. Estruturas que deveriam estar atendendo famílias desde o ano passado seguem paradas no tempo, sem qualquer sinal de avanço.

Durante a fiscalização, o vereador destacou que os recursos destinados às obras são públicos incluindo verbas federais e cobrou explicações da Prefeitura sobre o paradeiro do investimento. “Isso é dinheiro público, é o futuro das nossas crianças sendo negligenciado. O povo merece transparência e respeito”, declarou. Ele lembra que o prazo estabelecido para conclusão das obras era de 18 meses.

Marcos Henrique citou como exemplo uma das creches visitadas, que teve início no dia 26 de dezembro de 2023 e deveria estar finalizada em junho de 2024. No entanto, segundo ele, o que encontrou foi um espaço completamente abandonado, sem trabalhadores e ocupado por pessoas em situação de rua. O vereador ainda denunciou o roubo de cercas e a ausência até mesmo de placa informando início e término da obra, revelando o total abandono do local.

Leia Também:  Marcos Henrique comemora derrubada de projeto que criminalizava movimentos de moradia em João Pessoa

O parlamentar afirmou que seu mandato seguirá firme nas fiscalizações, lamentando profundamente o estado das creches visitadas, tanto no Cristo, na Bartolomeu Lusmão, quanto na Rejane Corrêa. Para ele, as obras paradas prejudicam diretamente centenas de crianças e famílias que dependem desses espaços. “Quem sofre com isso é a população”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA