RIO DE JANEIRO

Região Nordeste

Governo da Paraíba e Sebrae-PB apresentam novidades em lançamento do 39° Salão do Artesanato

Publicados

Região Nordeste

Fotos: Alberi Pontes

(Assessoria) – Governo do Estado e o Sebrae-PB promoveram, na manhã desta quarta-feira (8), o lançamento da 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que homenageia os artesãos que trabalham com as técnicas em papel, com o tema “Qual o seu papel?”. Na ocasião, foram apresentadas à imprensa as novidades do evento, que será realizado a partir desta sexta-feira (10) até o dia 2 de fevereiro numa megaestrutura na orla marítima de João Pessoa, no estacionamento do Hotel Tambaú. Atrações culturais e a gastronomia paraibana também terão destaques no evento. 

Entre as novidades desta edição, a criação do Prêmio de Excelência Artesanal proposto pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), que selecionará dez peças artesanais, entre todas as tipologias, com o selo de Excelência Artesanal, tendo como principais requisitos acabamento e sustentabilidade, além da megaestrutura histórica, que tem mais de 6 mil metros quadrados de área.

No lançamento, a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou a oportunidade de geração de renda para mais de 500 famílias que o 39° Salão do Artesanato representa. “O 39° Salão do Artesanato, que abre suas portas ao público a partir da próxima sexta-feira, é mais um instrumento de transformação social e econômica. Aqui estarão representadas mais de 500 famílias, que terão a oportunidade de comercializar seus produtos, de fechar grandes encomendas. O Salão é um espaço de conquistas, de realização de sonhos, e eu agradeço a todos que ajudam a concretizá-los”, disse.

Ainda segundo a primeira-dama, a oportunidade de geração de renda se torna ainda mais concreta devido ao bom momento vivido pela Paraíba. “Como vocês sabem, a Paraíba é a ‘bola da vez’ no turismo. O nosso destino está entre os mais buscados no Brasil e no mundo. E isso é resultado de trabalho e de planejamento de uma gestão que tem compromisso com o presente e com o futuro”, acrescentou Ana Maria Lins.

Para a segunda-dama Camila Mariz, o lançamento do 39° Salão do Artesanato Paraibano é a coroação de todo um trabalho realizado ao longo de meses. “É o trabalho do Governo do Estado, é o trabalho dos parceiros, é o trabalho do Sebrae, é o trabalho dos artesãos, naquela produção pensada para este Salão. E este momento é a coroação, é o apogeu de um grande trabalho feito durante todo o ano. Representa também o zelo, todo um cuidado que o Governo da Paraíba tem pelo artesanato, que passa pela primeira-dama Ana Maria Lins, pelo governador João Azevêdo e pelo vice Lucas Ribeiro, todos em comunhão pensando em fazer o melhor para esse segmento tão importante, como tem sido feito”, comentou.

Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), pasta à qual o PAP é vinculado, também evidenciou a importância de um evento como o Salão do Artesanato Paraibano na geração de renda. “O Salão é um evento que reúne mais de 500 expositores de um único estado, que é a Paraíba. O interesse do artesão e da artesã em participar desse evento mostra o quanto as iniciativas que o Governo da Paraíba tem adotado para fortalecer esse segmento estão no caminho certo. Então hoje é um dia para agradecer. Agradecer ao governador João Azevêdo, à nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, à equipe do PAP e a todas as parcerias, com o Sebrae e também com órgãos do próprio Estado, sem as quais o Salão não seria possível”, comentou.

Leia Também:  Vovô Bolsonaro: Vereador do Rio, Carluxo, engravidou uma ex-secretária do Ministério da Economia” e será pai

Gestora do PAP, Marielza Rodriguez falou das expectativas para o evento. “Quando a gente pensa no Salão, vem logo à mente vendas, encomendas. Mas um evento como esse vai muito além desses fatores, que são importantes e que estimulam todo o movimento de uma grande equipe, liderada pelo governador João Azevêdo e pela nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins. Mas o Salão, e este é o maior até então, aumenta a nossa autoestima, a autoestima do nosso artesão também. Por isso que esse momento é para agradecer a toda uma rede de parceiros, como o Sebrae e também do próprio Governo do Estado. As expectativas não poderiam ser melhores e temos a certeza de que serão concretizadas”, externou.

O diretor-técnico do Sebrae-PB, Lucélio Cartaxo, expressou alegria por mais uma parceria com o Governo do Estado na realização do Salão do Artesanato. “É uma parceria muito forte do Sebrae com o Governo do Estado, e neste ano temos o desafio de superar o do ano passado. É um evento já consolidado, importante para o empreendedorismo, e que vem chamando a atenção do País. Durante o Salão, por exemplo, vamos receber uma visita técnica do Sebrae nacional e de representantes do Sebrae de outros estados que vêm conhecer o sucesso do artesanato paraibano”, adiantou.

Em seu discurso, a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, lembrou que a maior parte dos artesãos são mulheres. “Nós, da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, temos muito orgulho do Salão do Artesanato, do qual 80% dos expositores são mulheres. É uma arte, é um negócio conduzido por mulheres, e isso é muito importante. Como é um fator de geração de riqueza e renda, o Salão do Artesanato pode tirar muitas mulheres do ciclo de violência. Também temos aqui representações dos povos indígenas e quilombolas”, observou.

O secretário-executivo da Comunicação Institucional (Secom-PB), Fábio Barros, ressaltou o orgulho de todo o Governo do Estado na realização do Salão do Artesanato. “Esse evento é o resultado de parcerias que o Governo tem feito a muitas mãos, e temos muito orgulho do Salão do Artesanato, que se renova a cada edição. Parabéns a todos que estão fazendo este Salão, que certamente será melhor que o do ano passado”, externou. 

Leia Também:  Bolsonarista Daniel Silveira é preso em Petrópolis, no Rio de Janeiro, um dia após ficar sem mandato de Deputado

A presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), um dos parceiros do Salão do Artesanato, Naná Garcez, evidenciou a importância dessa parceria. “Todo ano estamos no Salão do Artesanato trazendo não só a Rádio Tabajara, como também a nossa produção literária e jornalística. É muito bom estar aqui e ser parceiro desse evento que traz muitas notícias boas para a Paraíba”, afirmou na solenidade, que foi prestigiada ainda por Kessia Liliana, superintendente do Procon-PB; Bia Cagliani, presidente da Funesc; Fabrício Feitosa, secretário-executivo do Empreender-PB; e Cinthya Almeida, diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, entre outros auxiliares do Governo do Estado.

Estiveram ainda presentes Yara Alencar, coordenadora de Capacitação do PAP, entre outros auxiliares do Programa; e Marianne Góes, coordenadora do Labin; além de Neto Franca e Jucieux Palmeira, diretor de Administração e Finanças e gestor do Artesanato do Sebrae-PB, respectivamente.

Expectativas — Com cenografia de Sérgio Matos e projeto arquitetônico de Gustavo Vaz, os mais de 6 mil metros quadrados do 39° Salão do Artesanato Paraibano vão abrigar, além de peças em suas mais diversas tipologias, muitas expectativas de vendas, encomendas e de divulgação para todos os artesãos.

Para os homenageados, em particular, o sentimento é de muita gratidão e emoção. Dadá Venceslau, que também é ator, descreveu assim o momento que está vivendo: “Agora chegou o momento, o momento ímpar de a gente estar nessa vibe de ser homenageado. Trabalho no artesanato há muitos anos, mas é muito bom estar tendo esse reconhecimento, vivendo tudo isso. É um momento muito emocionante, muito gratificante.”

Sentimentos também compartilhados pela artesã Socorro Souza. “Como eu tenho dito, Deus usou esse momento para administrar vida em minha vida. Fazia tempos que não participava do Salão do Artesanato, mas essa homenagem veio resgatar a minha autoestima, o amor pelo artesanato. Só tenho a agradecer”, disse.

“A ficha ainda não caiu. A emoção é grande e a alegria é maior ainda. Olhando pra essa estrutura, temos a dimensão também da nossa responsabilidade com essa homenagem. Mas temos a certeza de que tudo vai fluir bem, porque tudo isto nos inspira ainda mais: o reconhecimento do Governo do Estado e o carinho das pessoas”, externou Carlos Apollo, outro homenageado na 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano.

Além de Carlos, Dadá e Socorro, os demais homenageados são: Adriano Oliveira, Babá Santana, Ednaldo Farias e Geo Oliveira.

Serviço: 

39° Salão do Artesanato Paraibano 

Tema: Qual o seu papel? 

Quando: 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025

Onde: Orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú)

Visitação: das 16h às 22h (todos os dias da semana)

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Região Nordeste

Governador João Azevêdo abre 39° Salão do Artesanato e anuncia novas ações para o setor produtivo

Publicados

em

João Azevêdo anunciou a próxima tipologia homenageada no Salão de Campina Grande: o macramê – Foto: Assessoria

(Assessoria) – O governador João Azevêdo abriu oficialmente, na noite dessa sexta-feira (10), a 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado pelo Governo da Paraíba e Sebrae-PB até o dia 2 de fevereiro numa megaestrutura montada na orla marítima de João Pessoa, no estacionamento do Hotel Tambaú, das 16h às 22h, todos os dias da semana. Na solenidade, o governador João Azevêdo abriu as inscrições para o processo de seleção de 100 artesãos que serão beneficiados com linhas de crédito do Empreender-PB — os recursos são da ordem de R$ 800 mil. 

Ainda na solenidade, o chefe do Executivo estadual anunciou estudos para a criação de uma nova linha de crédito: o Empreender Cachaça, que vai oferecer crédito a produtores de cachaça artesanal, que hoje encontram grande dificuldade para armazenar o produto, fortalecendo o segmento na Paraíba. João Azevêdo assinou, ainda, decreto que oferece incentivo fiscal para o setor produtivo da cachaça, destinado a revitalizar os engenhos paraibanos, que foram beneficiados com a assinatura de autorização para o lançamento do edital Caminho dos Engenhos, iniciativa que vai fortalecer o turismo no Estado ainda mais. 

Após as assinaturas, o gestor paraibano destacou a importância de mais uma edição do Salão do Artesanato Paraibano. “O segmento do artesanato, antes de contar a nossa história, antes de ser cultura, de mostrar verdadeiramente quem somos, é um segmento econômico extremamente importante. Por isso, nessa parceria com o Sebrae, investimos tanto a cada ano para a realização de dois Salões gigantescos como este”, disse.

“Sempre que eu entro no Salão do Artesanato, fico impressionado com a alegria, com a energia, com a forma como os artesãos participam desse processo. Por isso, a minha primeira palavra não poderia ser outra que não fosse gratidão. Gratidão a cada artesão, a cada artesã que confia no Governo do Estado, porque esses investimentos que fazemos, além de uma política econômica, é também uma política de inclusão”, observou o gestor paraibano. 

Ao longo desta edição do Salão do Artesanato, 549 expositores mostrarão o melhor do artesanato paraibano em suas mais diversas tipologias: bordado, brinquedos populares, crochê, metal e renda renascença, entre outras. Nesta edição, o Salão do Artesanato rende homenagens aos artesãos que trabalham com o papel, nas técnicas papietagem e papel machê, com o tema “Qual o seu papel?”

Realizado em duas edições — em janeiro, em João Pessoa; e, em junho, em Campina Grande — o Salão do Artesanato Paraibano é considerado um dos melhores eventos na geração de emprego e renda para o segmento, principalmente por ocorrer durante a alta estação, na Capital paraibana, e durante as festividades juninas, na Rainha da Borborema. Os 549 inscritos nesta edição, por exemplo, representam famílias inteiras que vivem do artesanato; por vezes cooperativas.

Leia Também:  Presidente da Câmara, Arthur Lira e centrão trabalham para empurrar para 2023 análise dos processos contra Daniel Silveira

Primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins falou da expectativa para mais esta edição do evento. “Eu tenho certeza de que este será o maior e o melhor Salão do Artesanato que já tivemos, que vai ser um dos mais prestigiados pelos nossos turistas e por todos nós, que vivemos aqui. E, para essa festa ser completa, é necessário que cada um de nós exerça a solidariedade, doando um quilo de alimento e, ao término do evento, toda a arrecadação será destinada a entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social”, conclamou. 

Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), pasta à qual o PAP está vinculado, também ressaltou a importância da feira na geração de renda para as famílias artesãs. “Hoje é um dia muito importante, porque é a abertura do Salão do Artesanato, que fortalece o turismo e fortalece a economia paraibana. Um evento feito com muito carinho, a muitas mãos. Por isso quero agradecer a todos que colaboraram com o Governo do Estado para que o dia de hoje chegasse”, comentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, convidou turistas e paraibanos a prestigiar o evento. “Como sempre, chegamos a este momento após muitas visitas técnicas, após ouvir os nossos artesãos. Isso quer dizer que é um Salão feito com muito carinho. O premiado artesanato paraibano espera você, que é aqui da Paraíba; espera você, de qualquer parte do Brasil ou do mundo. Venha valorizar nossas raízes. Além do mais, é um momento de gratidão aos nossos muitos parceiros, como o Sebrae”, disse.

O diretor-técnico do Sebrae-PB, Lucélio Cartaxo, também enalteceu mais uma parceria com o Governo da Paraíba na realização do Salão. “Essa grande parceria faz com que a gente tenha a expectativa de vender mais de R$ 4 milhões e sermos visitados por mais de 150 mil pessoas. É a coroação de toda uma capacitação que o Sebrae vem fazendo junto a um segmento que mostra ano após ano sua força empreendedora, sua capacidade econômica e também cultural”, afirmou.

O presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Alambique (Aspeca), André Amaral, agradeceu os incentivos anunciados pelo governador João Azevêdo para o setor. “Nós apresentamos algumas demandas ao governador, e ele entendeu que a primeira demanda de extensão do ‘Viva Centro’ para os engenhos seria muito importante. Nós temos engenhos lindos, casarios lindos e a maior cachaça de alambique do Brasil, com 25 milhões de litros, e nós precisamos transformar os engenhos em equipamentos turísticos”, acrescentou. 

Leia Também:  Em João Pessoa, vice-governador Lucas Ribeiro homenageia veteranos e entrega atos de promoção na Polícia Militar

Acompanhado da primeira-dama e dos demais auxiliares da Gestão, bem como do vice-governador Lucas Ribeiro e da segunda dama Camila Mariz, o governador João Azevêdo percorreu todos os estandes, organizados numa área de mais de 6 mil metros quadrados, oportunidade em que conversou com os expositores, como Geo Oliveira, um dos homenageados. “Nesses primeiros minutos de abertura do Salão, já deu para perceber o quanto esse evento vai ser importante para nós. Obrigado, governador! Obrigado, primeira-dama!”, agradeceu o artesão. 

Logo em seguida, João Azevêdo anunciou a próxima tipologia homenageada no Salão de Campina Grande: o macramê. “É uma notícia muito boa, que a gente não estava esperando. Nossa, como estou feliz”, disse a artesã Lua Isa. 

Mal o evento foi aberto, já era grande a circulação do público pelos estandes, que além da bela decoração com o tema desta edição, que é o papel, pode apreciar o melhor do artesanato paraibano em artesanato indígena, bordado, brinquedos populares e cerâmica. Por falar em cerimônia, a artesã Margarida Silva é só expectativas. “Comecei com a cerâmica tradicional, mas hoje estou aqui com a cerâmica esmaltada, que preserva a técnica original. E, pelo que estou vendo, será um sucesso”, disse.

A abertura da 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que teve a apresentação de Sandra Belê, contou ainda com as seguintes autoridades: Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, além dos auxiliares da Gestão estadual, entre eles Pedro Santos (Secult); Nonato Bandeira (Secom-PB); Marialvo Laureano (Fazenda); Pollyana Dutra (Desenvolvimento Humano); e João Alves (Seap), entre outros.

Novidades e expectativas — Entre as novidades desta edição, além da megaestrutura histórica com mais de 6 mil metros quadrados de área, a criação do Prêmio de Excelência Artesanal proposto pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), que selecionará dez peças artesanais, entre todas as tipologias, com o selo de Excelência Artesanal, tendo como principais requisitos acabamento e sustentabilidade. 

Com cenografia de Sérgio Matos e projeto arquitetônico de Gustavo Vaz, os mais de 6 mil metros quadrados do 39° Salão do Artesanato Paraibano vão abrigar, além de peças em suas mais diversas tipologias, muitas expectativas de vendas, encomendas e de divulgação para todos os artesãos.

Os homenageados são os seguintes: Babá Santana, Geolagens Oliveira, Socorro Souza, Ednaldo Farias, Adriano Oliveira, Carlos Apolônio e Dadá Venceslau.

Serviço:  

39° Salão do Artesanato Paraibano 

Tema: Qual o seu papel? 

Quando: 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025

Onde: Orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú)

Visitação: 16h às 22h (todos os dias da semana)

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Foto: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA