Região Centro-oeste
Caiado diz que recebe decisão de abuso de poder com ‘tranquilidade’: ‘Jamais pratiquei um ilícito moral ou eleitoral’
Região Centro-oeste
Governador Ronaldo Caiado durante entrevista coletiva sobre decisão que o condenou por abuso de poder político – Foto: Transmissão/G1 Goiás
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) afirmou em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (11), que recebeu com “tranquilidade” a decisão da Justiça Eleitoral de Goiás que o condenou por abuso de poder político. A decisão também cassou o registro do prefeito eleito de Goiânia Sandro Mabel (União) e da vice-prefeita Claudia Lira (Avante).
“Eu sempre pautei a minha vida política no cumprimento das normas legais e jamais pratiquei um ilícito moral ou eleitoral que possa desabonar a minha trajetória de vida”, afirmou o governador.
Mabel e Caiado foram condenados por abuso de poder político pelo uso do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, em eventos de apoio à candidatura de Mabel logo após o primeiro turno das eleições municipais deste ano.
Na decisão, a juíza Maria Umbelina Zorzetti destaca que as defesas de Caiado e de Mabel informaram que “não houve pedido explícito de votos para as pessoas que participaram dos eventos”.
Mas a magistrada entendeu que há formas de fazer a ilegalidade de maneira disfarçada e que os políticos fizeram “uso de ‘palavras mágicas’ para disfarçar o pedido direto de votos”.
De forma irônica, durante a coletiva, Caiado se defendeu dizendo que nunca fez curso de mágico e afirmou que promoveu jantares com lideranças políticas para tratar sobre a crise que afeta diversos setores da Prefeitura de Goiânia.
Em nota, a defesa de Sandro Mabel informou que recebeu o documento com surpresa, disse que vai entrar com recurso e reafirmou que “não houve qualquer irregularidade na conduta apontada”. Disse também que, como a decisão não possui execução imediata, não vai atrapalhar a diplomação do prefeito e sua vice em 19 de dezembro e a posse deles em 1º de janeiro de 2025. (Veja mais no G1 Goiás)
Região Centro-oeste
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman é intubado novamente após instabilidade respiratória no hospital Mater Dei
Foi a quarta internação do político desde novembro – Foto: Amira Hissa/ Prefeitura de Belo Horizonte
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), voltou a ser intubado nesta quinta-feira (9) após apresentar instabilidade respiratória no hospital Mater Dei. O procedimento conhecido como traqueostomia percutânea está marcado para esta sexta-feira (10), de acordo com informações divulgadas pelo boletim médico.
Esta foi a quarta internação de Fuad desde novembro, quando ele ficou cinco dias em um hospital devido a dores nas pernas, em consequência do tratamento contra o câncer.
O chefe do Executivo municipal foi internado na última sexta-feira (3) devido a insuficiência respiratória aguda. Na segunda-feira (6), ele foi extubado e passou a respirar sem a ajuda de aparelhos.
No ano passado, o prefeito foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer proveniente das células do sistema linfático, que integra o sistema imunológico. (Brasil 247)
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Federal apreende R$ 13,7 milhões e 147 armas em 29 fases da operação Lesa Pátria
-
Região Norte5 dias atrás
“O Acre não acompanha o crescimento do Brasil por falta de planejamento do Governo Cameli”, diz Jorge Viana
-
Região Nordeste5 dias atrás
Gestão do governador João Azevêdo investe mais de R$ 5,3 bilhões em 640 obras nas regiões da Paraíba
-
Região Nordeste5 dias atrás
Prefeito exonera equipe, determina que servidores reapresentem certidões e anuncia cruzamento de dados com TCE