RIO DE JANEIRO

Região Centro-oeste

Bolsonaro vê “traição” em candidatura de Gusttavo Lima à Presidência e desconfia de jogada ensaiada com Caiado

Publicados

Região Centro-oeste

Cantor seria uma espécie de “candidato-tampão” para blindar a candidatura presidencial de Caiado. Objetivo real seria o Senado – Foto: Reprodução

O anúncio de Gusttavo Lima sobre sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026 provocou uma onda de reações no campo político da direita brasileira. A notícia surpreendeu Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados mais próximos, que interpretaram o movimento do cantor como um ato de “traição”, segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O sertanejo havia conversado com Bolsonaro horas antes de formalizar sua intenção de candidatura. Na ocasião, Gusttavo Lima teria mencionado apenas o desejo de concorrer a uma vaga no Senado. A declaração pública de que almeja o Palácio do Planalto, no entanto, foi vista como uma mudança radical e inesperada de planos.

“Candidato-tampão” e articulações estratégicas – Nos bastidores da direita, especula-se que a candidatura de Gusttavo Lima esteja sendo articulada com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também pré-candidato à Presidência. A parceria teria como objetivo criar uma blindagem a Caiado contra críticas nas redes sociais, ao mesmo tempo em que pavimenta uma estratégia para 2026: eleger o governador como presidente e sua esposa e o cantor para as duas cadeiras de Goiás no Senado.

Leia Também:  Deputada eleita por São Paulo, Marina Silva, diz que Brasil fará história na COP 27, que terá presença do presidente Lula

De acordo com interlocutores próximos de Bolsonaro, o plano foi interpretado como um golpe calculado. Para eles, Gusttavo Lima estaria servindo como um “candidato-tampão”.

Bolsonaro e aliados reagem – A declaração pública de Gusttavo Lima deixou Bolsonaro desconfortável. O cantor inclusive, de acordo com Bela Megale, do jornal O Globo, já sondou partidos de direita como União Brasil e Progressistas para uma eventual filiação. Embora inelegível para 2026, Bolsonaro continua a se enxergar como a principal referência política da direita e avalia o movimento do sertanejo como uma ameaça direta à sua liderança. 

Aliados próximos relataram que Bolsonaro, inicialmente, considerou a possibilidade de apoiar Gusttavo Lima em sua caminhada rumo ao Senado, mas vê a disputa presidencial como um campo em que seu nome ou de alguém próximo deveria prevalecer. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Região Centro-oeste

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman é intubado novamente após instabilidade respiratória no hospital Mater Dei

Publicados

em

Foi a quarta internação do político desde novembro – Foto: Amira Hissa/ Prefeitura de Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), voltou a ser intubado nesta quinta-feira (9) após apresentar instabilidade respiratória no hospital Mater Dei. O procedimento conhecido como traqueostomia percutânea está marcado para esta sexta-feira (10), de acordo com informações divulgadas pelo boletim médico.

Esta foi a quarta internação de Fuad desde novembro, quando ele ficou cinco dias em um hospital devido a dores nas pernas, em consequência do tratamento contra o câncer.

O chefe do Executivo municipal foi internado na última sexta-feira (3) devido a insuficiência respiratória aguda. Na segunda-feira (6), ele foi extubado e passou a respirar sem a ajuda de aparelhos.

No ano passado, o prefeito foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer proveniente das células do sistema linfático, que integra o sistema imunológico. (Brasil 247)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deputada eleita por São Paulo, Marina Silva, diz que Brasil fará história na COP 27, que terá presença do presidente Lula
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA