Política Mundo

Ultraliberal Javier Milei, economista e deputado, venceu o segundo turno eleitoral para presidente da Argentina

Argentinos foram às urnas neste domingo (19/11). Sergio Massa reconheceu a derrota antes mesmo do resultado oficial sair

Publicados

Política Mundo

Candidato presidencial argentino Javier Milei Imagem: Foto: Arte / Metrópoles

Metrópoles – O ultraliberal Javier Milei (Libertad Avanza), economista e deputado, venceu o segundo turno eleitoral para presidente da Argentina, disputado neste domingo (19/11). Milei competia pelo cargo com o candidato peronista Sergio Massa (Unión por la Patria).

Opositor de Milei, o ministro da Economia Sergio Massa reconheceu a derrota antes mesmo dos resultados oficiais saírem. Massa afirmou que conversou com Milei para parabenizá-lo e desejar-lhe boa sorte. “Porque é o presidente que a maioria dos argentinos elegeu para os próximos quatro anos”, disse.

No primeiro turno, a diferença entre eles havia sido apertada e nem as pesquisas eleitorais conseguiam medir quem chegaria na frente, já que algumas davam empate técnico.

Milei, de 53 anos, venceu as primárias e era tido como favorito, mas havia ficado em segundo lugar no primeiro turno. Ele é figura polêmica na Argentina e mundo afora por promessas de cortar relações com países que julga “comunistas”, como China e Brasil, além de romper com o Mercosul e “dinamitar”, ou seja, fechar o Banco Central.

Leia Também:  Estados Unidos dizem que Rússia sofrerá consequências catastróficas se usar armas nucleares na Ucrânia

O ultraliberal revelou admiração pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em troca, Bolsonaro fez postagens de apoio ao candidato e confirmou ida à posse caso Milei ganhasse as eleições.

No Brasil, os partidos de esquerda, incluindo o PT, se manifestaram a favor de Massa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou citar nomes e pediu por um líder “que goste de democracia, que respeite as instituições, goste do Mercosul, da América do Sul e que pense na criação de um bloco importante”.

A fala de Lula ocorreu após Milei taxar o presidente brasileiro de “corrupto e comunista”, além de alegar que não se encontraria com o petista.

Além de Bolsonaro, Milei recebeu uma carta de apoio assinada por ex-presidentes da Argentina, México, Colômbia, Espanha, Bolívia, Chile e Porto Rico. Também era signatário Mario Vargas Llosa, político e escritor ganhador do Nobel da Literatura.

Patricia Bullrich, que representou a direita no primeiro turno e acabou como terceira colocada, endossou a candidatura de Milei.

Sergio Massa reconhece derrota no 2º turno; números oficiais ainda não saíram

Leia Também:  Primeiro-ministro holandês diz que princesa herdeira tem direito a casamento gay

O candidato governista Sergio Massa, da coligação Unidos pela Pátria, está discursando neste momento. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados, mas Massa já reconheceu sua derrota neste 2º turno.

“Javier Milei é o presidente eleito pela maioria dos argentinos para os próximos quatro anos”, afirmou.
Ele também disse que já conversou com ultraliberal Javier Milei.

“Foi uma campanha muito longa e difícil, com conotações duras e espero que o respeito por quem pensa diferente seja estabelecido na Argentina”, acrescentou.

Não há ainda números oficiais. Mas a imprensa argentina já publica algumas projeções que favorecem Milei. Segundo a TV local, a apuração está bastante avançada uma hora e quarenta após o fechamento das urnas. Pode ser que os primeiros números saiam antes das 21h.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política Mundo

Webinar: Explorando Oportunidades nos setores de Inovação e Tecnologia nos Emirados Árabes Unidos

Participe do webinar e conheça mais sobre oportunidades no setor de inovação e tecnologia nos Emirados Árabes

Publicados

em

Dubai, UAE – April 15, 2021: Daytime view of the Business Bay skyline, Dubai, UAE

No dia 13 de dezembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) oferecerá o webinar Explorando Oportunidades nos setores de Inovação e Tecnologia nos Emirados Árabes Unidos. O evento é destinado a empresas de tecnologia e startups com interesse no ecossistema de inovação dos Emirados Árabes Unidos, especialmente àquelas que tenham participado de ações de tecnologia organizadas pela ApexBrasil como por exemplo Web Summit Lisboa e Web Summit Rio de Janeiro. As inscrições estarão abertas entre os dias 29 de novembro e 13 de dezembro e poderão ser realizadas nesse link. 

Depois do sucesso decorrente da participação de mais de 25 startups brasileiras em dois grandes eventos em Dubai, a feira de tecnologia Gitex North Star em outubro e a conferência do clima COP28 em novembro e dezembro de 2023, a ApexBrasil preparou um webinar imperdível voltado para empresas de base tecnológica com soluções escaláveis, que possuam interesse em explorar oportunidades de negócios e conhecer mais sobre as possibilidades de expansão internacional para os Emirados Árabes Unidos.

Leia Também:  Ex-diplomata do governo Obama que fez ameaças e ataques islamofóbicos é preso em Nova Iorque

O webinar trará informações sobre as iniciativas e formas de apoio oferecidas pela ApexBrasil para empresas do setor de tecnologia e inovação, relatos da experiência de startups brasileiras que já participaram de iniciativas voltadas para o setor nos Emirados Árabes Unidos, assim como a participação especial de representante da Dubai Chamber, trazendo uma visão aprofundada do ecossistema de inovação no país.

Não perca o nosso webinar, onde mergulharemos nas incríveis oportunidades que os Emirados Árabes Unidos têm a oferecer a startups e empresas de tecnologia brasileiras!

Período de inscrição: 29/11/2023 a 13/12/2023 

Link de inscrição: clique aqui
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA