Política Mundo
Donald Trumpente, diz que países estão “beijando minha bunda” por acordos comerciais
Política Mundo
Presidente dos Estados Unidos afirma que líderes estrangeiros estão implorando por isenções enquanto nova rodada de tarifas pesadas entra em vigor – Foto: Jim Lo Scalzo/ EFE/ Direitos Reservados
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que dezenas de países estão pressionando por acordos comerciais personalizados com Washington para escapar das novas tarifas impostas por seu governo. As declarações foram feitas durante um jantar do Comitê Republicano do Congresso Nacional (NRCC). A informação é da RT.
Segundo Trump, sua política tarifária está surtindo efeito e levando líderes estrangeiros a buscarem desesperadamente negociações com os Estados Unidos. “Estou dizendo a vocês, esses países estão nos ligando, beijando minha bunda”, afirmou. “Eles estão morrendo para fazer um acordo: ‘Por favor, senhor, faça um acordo. Eu farei qualquer coisa, qualquer coisa, senhor.’”
Na semana anterior, a administração Trump havia aplicado uma tarifa inicial de 10% sobre diversos produtos importados, e novas tarifas ainda mais severas começaram a valer nesta quarta-feira. O presidente destacou que quase 70 países já solicitaram conversas com Washington para minimizar os impactos das medidas, que fazem parte da estratégia comercial conhecida como “reciprocal trade agenda” — uma política de reciprocidade com o objetivo de reequilibrar a balança comercial americana e pressionar países com grandes superávits comerciais.
“Eu os chamo de acordos sob medida, não prontos para uso”, declarou Trump mais cedo, durante a assinatura de uma ordem executiva na Casa Branca. Ele também afirmou que as tarifas estão fortalecendo a economia dos EUA, alegando que o país arrecada US$ 2 bilhões por dia em receitas tarifárias.
Além disso, o presidente previu um impacto positivo para os republicanos nas eleições legislativas de 2026. “Vamos vencer as eleições de meio de mandato, e será uma vitória retumbante, estrondosa”, disse. “E eu realmente acho que estamos sendo muito ajudados pela situação das tarifas… vai ser lendário, vocês vão ver.”
Trump também criticou membros de seu próprio partido que apoiam iniciativas bipartidárias para limitar sua autoridade sobre a imposição de tarifas além de 60 dias sem aprovação do Congresso. Mesmo diante das críticas de que os aumentos tarifários estariam prejudicando consumidores e investidores norte-americanos, o presidente reafirma sua convicção de que a medida é benéfica para a indústria doméstica e o crescimento econômico do país.

Política Mundo
Governo brasileiro e o governo peruano abre mercado para exportação de óleo de aves brasileiro
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 349 oportunidades de negócios desde o início de 2023 – Foto: Luka Gonzales/ AFP
O governo brasileiro e o governo peruano concluíram negociação para que o Brasil possa exportar óleo de aves destinado à alimentação animal para aquele país.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o Peru, com destaque para produtos florestais, carne de frango, cereais, óleo de soja e café.
Com população de 34 milhões de habitantes e pecuária em constante expansão, o Peru tem demanda crescente por insumos voltados à nutrição animal.
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança a 49ª abertura de mercado em 2025, totalizando 349 novas oportunidades de negócios desde o início de 2023.
Tais resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
-
Política Destaque7 dias atrás
Aliados de Hugo Motta dizem que PL descumpriu acordo e que pauta de anistia aos golpistas do 8/1 não deve avançar
-
Educação6 dias atrás
Núcleo de Acessibilidade da Univali promove roda de conversa sobre autismo no ambiente acadêmico
-
Região Sudeste3 dias atrás
Governo Lula estuda reajustar teto do MEI com tabela progressiva de contribuição; defasagem é de 122%
-
Esporte3 dias atrás
Vários atletas brasileiros estiveram em competições internacionais, e o Brasil alcançou resultados positivos