Política Mundo
Centenas de Intelectuais e artistas latino-americanos lançam manifesto pela mudança no Equador
Política Mundo
Luísa González, candidata a presidente do Equador pelo Movimento Revolução Cidadã – Foto: Assembleia Nacional do Equador
O portal Ruta Kritica publicou um manifesto assinado por centenas de intelectuais e artistas latino-americanos por mudanças no Equador, que realiza o segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (13), em que se enfrentam o progressismo, com a candidata da Revolução Cidadã, Luisa González, e o reacionarismo, representado por Daniel Noboa.
Leia a íntegra do manifesto:
O Equador enfrenta uma crise profunda, resultado de governos autoritários e oligarquias que enfraqueceram a democracia e o Estado de Direito. Os últimos anos foram marcados por mentiras, abusos e crescente desigualdade, gerando desconfiança e divisão na sociedade.
É urgente que os setores da arte, da cultura e da intelectualidade se unam para liderar mudanças profundas, restaurando o tecido social e promovendo a convivência democrática baseada na justiça, na equidade e no investimento público. Este esforço requer:
• O retorno ao Estado de Direito e ao respeito à Constituição.
• Um novo modelo econômico que supere o modelo corporativo e neoliberal que deixa os pobres desprotegidos e garanta os direitos à saúde, à educação e à cultura.
• A construção de uma política inclusiva que garanta as liberdades democráticas, a justiça social e o respeito absoluto aos direitos humanos. Verdade, Justiça e Reparação.
Neste contexto, expressamos nosso firme apoio a Luisa González, candidata da Revolução Cidadã à presidência da República. Sua liderança representa uma oportunidade para restaurar o caminho democrático do país, fortalecer o Estado de Direito e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
Convocamos todos os cidadãos, artistas, intelectuais e movimentos sociais a apoiar este projeto de transformação e esperança. A hora de agir é agora, para restaurar a paz, a justiça e a dignidade no Equador.

Política Mundo
Governo brasileiro e o governo peruano abre mercado para exportação de óleo de aves brasileiro
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 349 oportunidades de negócios desde o início de 2023 – Foto: Luka Gonzales/ AFP
O governo brasileiro e o governo peruano concluíram negociação para que o Brasil possa exportar óleo de aves destinado à alimentação animal para aquele país.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o Peru, com destaque para produtos florestais, carne de frango, cereais, óleo de soja e café.
Com população de 34 milhões de habitantes e pecuária em constante expansão, o Peru tem demanda crescente por insumos voltados à nutrição animal.
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança a 49ª abertura de mercado em 2025, totalizando 349 novas oportunidades de negócios desde o início de 2023.
Tais resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
-
Educação6 dias atrás
Núcleo de Acessibilidade da Univali promove roda de conversa sobre autismo no ambiente acadêmico
-
Política Destaque7 dias atrás
Aliados de Hugo Motta dizem que PL descumpriu acordo e que pauta de anistia aos golpistas do 8/1 não deve avançar
-
Região Sudeste3 dias atrás
Governo Lula estuda reajustar teto do MEI com tabela progressiva de contribuição; defasagem é de 122%
-
Esporte3 dias atrás
Vários atletas brasileiros estiveram em competições internacionais, e o Brasil alcançou resultados positivos