RIO DE JANEIRO

Política Destaque

Presidente Lula recebe presidentes da Câmara dos deputados e do Senado Federal e exalta convivência pacífica entre Poderes

Publicados

Política Destaque

Líderes do Executivo e das Casas Legislativas reafirmam compromisso com a relação institucional harmônica – Ricardo Stuckert/PR

(Gov) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (3/2), os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Os parlamentares foram eleitos para liderar o Legislativo no último sábado, 1º de fevereiro.

A fotografia aqui é a concretização do compromisso da democracia que todos firmamos há muito tempo. Quando fui candidato à Presidência da República, disse que um dos motivos era trazer o país à normalidade. E a normalidade de um País é a convivência tranquila e pacífica entre os Poderes”, diz presidente Lula

Lula reafirmou que a estabilidade institucional depende da harmonia e convivência democrática entre os Poderes da República. “A fotografia aqui é a concretização do compromisso da democracia que todos firmamos há muito tempo. Quando fui candidato à Presidência da República, disse que um dos motivos era trazer o País à normalidade. E a normalidade de um País é a convivência tranquila e pacífica entre os Poderes. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, declarou.

Leia Também:  Presidente Lula e Claudia Sheinbaum reforçam parceria estratégica e avançam em acordos comerciais e sociais entre Brasil e México

Lula enfatizou que os presidentes das Casas não terão problema na relação política com o Executivo. “Eu jamais mandarei ao Senado ou Câmara projeto que seja de interesse pessoal do presidente ou de um partido. Todos serão de interesses vitais para o povo brasileiro”, garantiu Lula. O presidente afirmou, ainda, estar convencido de que a sociedade vai notar que a democracia foi restabelecida em sua plenitude.

O presidente reforçou que, nos últimos dois anos, o Governo Federal teve inúmeros momentos de parcerias estratégicas com o Congresso Nacional. Citou a PEC da Transição, aprovada antes mesmo do início do mandato, o arcabouço fiscal e a aprovação da reforma tributária. “Uma demonstração de que, na hora que você está governando, na hora que você está exercendo o mandato, a questão ideológica das eleições fica secundarizada e o que é prioritário são os interesses do povo brasileiro”, afirmou.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou que o momento marca o início da caminhada para o próximo biênio. “Estamos fazendo esta visita institucional para dizer que a Câmara e o Senado estarão à disposição para construir uma pauta positiva para o país. Essa harmonia é o que o Brasil precisa. Sempre buscando termos uma agenda que seja produtiva, que temas importantes possam ser tratados e que essa harmonia, esse diálogo entre os Poderes, possa perseverar, porque quem ganha com isso são os mais de 200 milhões de brasileiros que dependem desse nosso relacionamento”, declarou Motta.

Leia Também:  Presidente Lula Inaugura megaobras em Belém e impulsiona a infraestrutura da Amazônia para receber a Histórica COP30

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, assegurou que a atuação legislativa será equilibrada, para responder aos anseios da sociedade. “Esse gesto tem um simbolismo para a sociedade brasileira, que espera de nós as respostas adequadas aos nossos sonhos, aos nossos desejos, enquanto Poder Legislativo e Poder Executivo. Sei da capacidade do presidente Lula em liderar o Brasil, do compromisso com os brasileiros e o Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil em melhorar a vida dos brasileiros. É um espírito colaborativo e um gesto para o Brasil de aproximação e maturidade institucional. Cada um, dentro das suas atribuições, tem que cumprir com suas obrigações e olhar para o que é melhor para o país e o povo brasileiro”, finalizou o presidente do Senado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política Destaque

Governador João Azevêdo se reúne com Ministério da Integração para garantir avanço do canal Acauã-Araçagi

Publicados

em

Governador da Paraíba avança tratativas para terceira etapa do Canal Acauã-Araçagi – Foto: Assessoria

O governador João Azevêdo cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (5), onde se reuniu com o ministro substituto da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, para tratar do avanço da terceira etapa do Canal Acauã-Araçagi. A intervenção, que deve receber cerca de R$ 200 milhões em investimentos, é vista como uma das ações hídricas mais importantes para impulsionar o desenvolvimento do Litoral Norte da Paraíba.

Durante o encontro, o governador destacou que o processo licitatório já está em andamento e que o Governo do Estado atua para acelerar os trâmites finais. Segundo ele, a expectativa é de que a ordem de serviço seja assinada em breve, possibilitando o início das obras que vão fortalecer a irrigação e garantir segurança hídrica para comunidades rurais, especialmente agricultores familiares de assentamentos do Incra.

A nova etapa do canal deverá contemplar diretamente municípios como Alagoinha, Araçagi, Cuité de Mamanguape, Pirpirituba, Mamanguape, Belém, Lagoa de Dentro, Caiçara, Jacaraú e outras cidades da região. Ao final da implantação completa, o Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba contará com 17 trechos interligados, somando mais de 130 km de extensão, ampliando o acesso à água potável e viabilizando o uso agrícola em larga escala.

Leia Também:  Presidente Lula Inaugura megaobras em Belém e impulsiona a infraestrutura da Amazônia para receber a Histórica COP30

A obra tem projeção de beneficiar mais de 600 mil habitantes e cerca de 16 mil hectares irrigáveis, garantindo abastecimento sustentável durante todo o ano, inclusive nos períodos de estiagem. A reunião em Brasília também contou com a presença do procurador-geral do Estado, Fábio Brito, e do secretário executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA