RIO DE JANEIRO

Política Destaque

Ministro Alexandre de Moraes adia envio à PGR de relatório da Polícia Federal com indiciamento de Bolsonaro

Publicados

Política Destaque

O envio do documento à Procuradoria-Geral da República (PGR) estava inicialmente previsto para esta segunda-feira – Foto: Gustavo Moreno/ SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está analisando o relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022. De acordo com o jornal O Tempo, o envio do documento à Procuradoria-Geral da República (PGR), inicialmente previsto para esta segunda-feira (25), deve ocorrer somente nos próximos dias.

“Não tem prazo se hoje ou amanhã ou qual dia. Quando terminar”, afirmou uma fonte próxima ao gabinete do magistrado.

O relatório aponta, além da suposta tentativa de impedir a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD), um plano para assassiná-los. Outro alvo dos conspiradores seria o próprio Alexandre de Moraes, que à época presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, aguarda o envio do relatório por Moraes. A partir disso, PGR ficará responsável por decidir o destino de cada um dos indiciados. Contudo, a resposta deve ser dada apenas em 2025, considerando a complexidade do documento — que soma 884 páginas —, o número de indiciados e o curto período de tempo para que seja analisado ainda neste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Presidente Lula destaca desafios, avanços e garante que Belém fará a melhor COP da história das conferências climáticas
Propaganda

Política Destaque

Governador João Azevêdo se reúne com Ministério da Integração para garantir avanço do canal Acauã-Araçagi

Publicados

em

Governador da Paraíba avança tratativas para terceira etapa do Canal Acauã-Araçagi – Foto: Assessoria

O governador João Azevêdo cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (5), onde se reuniu com o ministro substituto da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, para tratar do avanço da terceira etapa do Canal Acauã-Araçagi. A intervenção, que deve receber cerca de R$ 200 milhões em investimentos, é vista como uma das ações hídricas mais importantes para impulsionar o desenvolvimento do Litoral Norte da Paraíba.

Durante o encontro, o governador destacou que o processo licitatório já está em andamento e que o Governo do Estado atua para acelerar os trâmites finais. Segundo ele, a expectativa é de que a ordem de serviço seja assinada em breve, possibilitando o início das obras que vão fortalecer a irrigação e garantir segurança hídrica para comunidades rurais, especialmente agricultores familiares de assentamentos do Incra.

A nova etapa do canal deverá contemplar diretamente municípios como Alagoinha, Araçagi, Cuité de Mamanguape, Pirpirituba, Mamanguape, Belém, Lagoa de Dentro, Caiçara, Jacaraú e outras cidades da região. Ao final da implantação completa, o Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba contará com 17 trechos interligados, somando mais de 130 km de extensão, ampliando o acesso à água potável e viabilizando o uso agrícola em larga escala.

Leia Também:  Presidente Lula destaca desafios, avanços e garante que Belém fará a melhor COP da história das conferências climáticas

A obra tem projeção de beneficiar mais de 600 mil habitantes e cerca de 16 mil hectares irrigáveis, garantindo abastecimento sustentável durante todo o ano, inclusive nos períodos de estiagem. A reunião em Brasília também contou com a presença do procurador-geral do Estado, Fábio Brito, e do secretário executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA