Política Destaque
Expectativa: Governo do Estado firma acordo de cooperação técnica para fortalecer setor agropecuário no estado da Bahia
Política Destaque
Entre os temas apresentados, estão a captação de recursos, gestão e política pública – Foto: Thuane Maria/ GOVBA
(GOVBA) – O Encontro do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri), que vai acontece no Centro de Convenções de Salvador, promete ser um marco para o setor agropecuário baiano. O evento, realizado pela Secretaria de Agricultura (Seagri), surge como uma das maiores oportunidades de discussão e aprendizado sobre o futuro da agropecuária na Bahia e tem a expectativa de reunir mais de 500 inscritos de 210 municípios de todos os 27 territórios de identidade do estado.
Além da Seagri, o evento conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Secretaria de Turismo (Setur), Bahia Pesca e Centro Tecnológico Agropecuária do Estado da Bahia (Cetab). Nesse primeiro dia, um dos destaques foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a SDR e a Seagri, por meio da ADAB e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), para fortalecer as ações de defesa sanitária agropecuária, assistência técnica e extensão rural no estado.
“Essa assinatura é uma tentativa da gente avançar cada vez mais com a cadeia, principalmente no processo das agroindústrias. A Bahia já é a melhor dentro da agroindústria do Brasil”, pontuou o secretário de desenvolvimento rural, Osni Cardoso.
A programação do V Feagri oferece com atividades que envolvem palestras, minicursos e plenárias, abordando temas essenciais para o fortalecimento da agropecuária baiana. Para o engenheiro agrônomo, morador do município de Casa Nova, José Rubens, “um evento grandioso, de nível nacional, um encontro de gestores. Em Casa Nova, temos uma agricultura potente, e este é um momento importante de troca de informações e muito networking. Através dessa interação, conseguimos apresentar o potencial da nossa agricultura, além de absorver o conhecimento de outros colegas que aqui estão”.
A palestra magna apresentou uma análise aprofundada do cenário da agropecuária mundial, fornecendo uma visão global sobre os desafios e oportunidades do setor. Além disso, diversos temas estratégicos serão discutidos nas plenárias, como políticas públicas, transição energética e defesa agropecuária, além de abordagens focadas em temas técnicos e operacionais que impactam diretamente o dia a dia dos gestores e produtores baianos.
“Nós estaremos discutindo aqui não só agropecuária, mas o agronegócio, a agricultura familiar, todos os setores que movimentam a economia do nosso Estado, que são responsáveis por 22,5% da nossa economia. Estaremos preparando, principalmente, aqueles gestores que estão começando, para novos caminhos, para a agricultura de inovação e sustentável e a troca de experiências”, ressaltou o secretário de agricultura, Pablo Barrozo.
Entre os temas apresentados, estão a captação de recursos, gestão e política pública, Indicação Geográfica – IG e Marcas Coletivas, além de tópicos de extrema relevância como transição energética, Política Nacional de Crédito Fundiário, assistência técnica rural e segurança alimentar.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Paulo Sérgio Ramos que irá ministrar o minicurso Tecnologia de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que faz parte do plano ABC do governo federal, “esse minicurso irá fortalecer os gestores municipais, dando ferramentas para que eles levem conhecimento para os agricultores, homens e mulheres do campo e passem então a utilizar as tecnologias disponíveis no plano ABC. No momento em que eles passam a usar essas tecnologias como plantio direto em hortaliças, passam a produzir mais, com melhor qualidade. Quando ele produz mais, ele leva para as feiras e aí ele comercializa com um valor agregado melhor, gerando renda não só para ele, mas para a comunidade e gerando renda para os municípios”.

Política Destaque
João Azevêdo e governadores do Nordeste confirmam missão internacional do Consórcio no Oriente Médio
Consórcio Nordeste buscará firmar acordos com fundos de investimento voltados para infraestrutura – Fotos: Francisco França
O governador João Azevêdo participou, na manhã desta quarta-feira (16), de reunião virtual do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), oportunidade em que os gestores trataram de missão internacional para o Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que será realizada entre os dias 23 e 30 de maio. A agenda tem o objetivo de atrair investimentos e promover a expansão comercial e o fortalecimento diplomático da região Nordeste.
A Paraíba será representada pelo vice-governador Lucas Ribeiro e pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins. Além da pauta comercial, o Consórcio Nordeste buscará firmar acordos com fundos de investimento voltados para infraestrutura, energias renováveis, inovação tecnológica e meio-ambiente.
“Essa é mais uma ação estratégica do Consórcio Nordeste para ampliar o nosso mercado e buscar novos investimentos internacionais com a apresentação das nossas potencialidades econômicas. A Paraíba, ao lado dos demais estados, irá apresentar as oportunidades de investimentos em diversas áreas, a nossa capacidade produtiva para fortalecer a geração de emprego e renda e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população”, frisou o governador João Azevêdo. (Assessoria)
-
Política Destaque7 dias atrás
Aliados de Hugo Motta dizem que PL descumpriu acordo e que pauta de anistia aos golpistas do 8/1 não deve avançar
-
Educação6 dias atrás
Núcleo de Acessibilidade da Univali promove roda de conversa sobre autismo no ambiente acadêmico
-
Região Sudeste3 dias atrás
Governo Lula estuda reajustar teto do MEI com tabela progressiva de contribuição; defasagem é de 122%
-
Esporte3 dias atrás
Vários atletas brasileiros estiveram em competições internacionais, e o Brasil alcançou resultados positivos