Política Destaque
Jair Bolsonaro pressiona o presidente da Câmara dos deputados, Hugo Motta, por votos do Republicanos por anistia
Política Destaque
O ex-presidente se queixou da falta de apoio do partido para avançar com a proposta – Foto: Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados
Durante encontro realizado fora da agenda oficial, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pressionou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a garantir os votos de seu partido projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As informações são do jornal O Globo.
Bolsonaro cobrou que o Republicanos entregue o apoio integral à proposta e citou o caso de São Paulo, onde o partido não entregou assinaturas consideradas importantes para o avanço do texto. Apesar de pertencer ao PL, Bolsonaro tem forte influência sobre a bancada do Republicanos, especialmente no Senado, onde nomes como Hamilton Mourão (RS) e Damares Alves (DF) já se manifestaram publicamente a favor da anistia.
O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), já manifestou apoio ao PL da Anistia, o que não se transformou em assinaturas para o requerimento de urgência. O presidente nacional do partido, Marcos Pereira (Republicanos-SP), tem sido pressionado para conseguir apoio para o projeto, mas afirma que esse não é o momento ideal para pauta-lo.
“Se a gente conseguir as assinaturas, ele vai colocar em votação, tenho certeza disso”, afirmou Bolsonaro durante participação em um podcast, referindo-se a Hugo Motta. A reunião entre os dois ocorreu nesta quarta-feira (9), mas não constava na agenda oficial do deputado. A informação foi tornada pública por Bolsonaro e posteriormente confirmada por sua assessoria. Na esteira do encontro, Motta decidiu cancelar a reunião de líderes partidários prevista para esta quinta-feira — espaço onde o líder do PL, Sostenes Cavalcante (RJ), pretendia cobrar a inclusão da urgência da anistia na pauta.

Política Destaque
João Azevêdo e governadores do Nordeste confirmam missão internacional do Consórcio no Oriente Médio
Consórcio Nordeste buscará firmar acordos com fundos de investimento voltados para infraestrutura – Fotos: Francisco França
O governador João Azevêdo participou, na manhã desta quarta-feira (16), de reunião virtual do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), oportunidade em que os gestores trataram de missão internacional para o Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que será realizada entre os dias 23 e 30 de maio. A agenda tem o objetivo de atrair investimentos e promover a expansão comercial e o fortalecimento diplomático da região Nordeste.
A Paraíba será representada pelo vice-governador Lucas Ribeiro e pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins. Além da pauta comercial, o Consórcio Nordeste buscará firmar acordos com fundos de investimento voltados para infraestrutura, energias renováveis, inovação tecnológica e meio-ambiente.
“Essa é mais uma ação estratégica do Consórcio Nordeste para ampliar o nosso mercado e buscar novos investimentos internacionais com a apresentação das nossas potencialidades econômicas. A Paraíba, ao lado dos demais estados, irá apresentar as oportunidades de investimentos em diversas áreas, a nossa capacidade produtiva para fortalecer a geração de emprego e renda e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população”, frisou o governador João Azevêdo. (Assessoria)
-
Política Destaque7 dias atrás
Aliados de Hugo Motta dizem que PL descumpriu acordo e que pauta de anistia aos golpistas do 8/1 não deve avançar
-
Educação6 dias atrás
Núcleo de Acessibilidade da Univali promove roda de conversa sobre autismo no ambiente acadêmico
-
Região Sudeste3 dias atrás
Governo Lula estuda reajustar teto do MEI com tabela progressiva de contribuição; defasagem é de 122%
-
Esporte3 dias atrás
Vários atletas brasileiros estiveram em competições internacionais, e o Brasil alcançou resultados positivos