RIO DE JANEIRO

Polícia

Tráfico de drogas: Operação integrada das polícias civis de todo o País apreende 13 toneladas de drogas

Publicados

Polícia

Ação de repressão ao tráfico de drogas nas 27 unidades federativas causou prejuízo de mais de R$ 17 milhões ao crime organizado  – Foto: Assessoria

(PF) – A Operação Narke, de repressão ao tráfico de drogas, foi concluída com a prisão de 923 pessoas e a apreensão de 13 toneladas de entorpecentes. Também foram cumpridos 342 mandados de prisão, executadas 478 medidas cautelares, instaurados 459 inquéritos policiais e relatados 147 inquéritos. O prejuízo estimado ao crime organizado ultrapassa R$ 17 milhões. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (10).

A ação ocorreu de 15 a 30 de março e foi coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Participaram as Polícias Civis das 27 unidades federativas, por meio das respectivas Unidades Especializadas de Combate ao Narcotráfico.

O diretor da Diopi, Rodney da Silva, ressaltou que a Senasp trabalha para fortalecer institucionalmente iniciativas que integrem as forças de segurança pública na prevenção e na repressão ao tráfico de drogas por meio da Rede Nacional de Unidade de Enfrentamento do Narcotráfico (Renarc).

Leia Também:  Polícia Federal desarticula amplo esquema de tráfico de aves silvestres e falsificação de anilhas na Bahia

“A operação Narke demonstra claramente que ações coordenadas e integradas alcançam resultados expressivos e eficazes no enfrentamento à criminalidade organizada”, avaliou.

A ação Narke pode servir de parâmetro para avaliar a proposta do Ministério da Justiça e Segurança Pública, contida na PEC da Segurança Pública, de integrar as ações policiais de combate ao crime organizado e compartilhar informações. Mais inteligência policial.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Tubarão Latundê, em Rondônia

Publicados

em

Garimpo ilegal é alvo de operação da PF e Ibama em Rondônia – Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou uma ação conjunta com o Ibama para retirar invasores da Terra Indígena Tubarão Latundê, em Rondônia. A mobilização ocorreu após relatos anônimos que apontavam a presença de garimpeiros atuando clandestinamente dentro do território protegido.

Com base nas informações recebidas, equipes dos dois órgãos realizaram levantamentos iniciais e confirmaram a existência de um ponto de exploração mineral ilegal em área de acesso restrito. Diante da constatação, foi organizado o deslocamento imediato das forças de fiscalização até a região alvo.

Durante a operação, cinco suspeitos foram detidos em flagrante. Os agentes apreenderam duas armas de fogo, munições e destruíram estruturas usadas pelos garimpeiros, incluindo acampamento e equipamentos pesados, como uma retroescavadeira. Após a prisão, os envolvidos foram conduzidos ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Os detidos poderão responder por exploração ilegal de recursos minerais, usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Federal reforça que continuará atuando para garantir a proteção das terras indígenas e combater práticas criminosas que ameaçam povos originários e o meio ambiente amazônico.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Federal desarticula amplo esquema de tráfico de aves silvestres e falsificação de anilhas na Bahia
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA