RIO DE JANEIRO

Geral

Soldado Fuzileiro Naval é a primeira mulher qualificada em Operações no Cerrado, na região de Saia Velha

Publicados

Geral

Fabiana Damasceno é a primeira mulher a participar do Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado

(Gov) – Sentados sobre bancos improvisados, feitos de troncos de árvores, em uma clareira no meio do cerrado, na região conhecida como Saia Velha (DF), uma equipe de Fuzileiros Navais aprende técnicas primitivas de obtenção de fogo. Indistinguível dentre tantos militares de uniforme camuflado e cobertos de terra e fuligem, está a Soldado Fuzileiro Naval (FN) Fabiana Damasceno, primeira mulher a participar de uma edição do Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado, conduzido pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB).

Para estar neste seleto grupo, não bastou ser voluntária. A Soldado Fabiana, assim como seus 55 colegas, precisou se submeter a testes de aptidão física rigorosos e de caráter eliminatório. A conquista da vaga também não garantiu a permanência no estágio. Dos que iniciaram o curso em janeiro, apenas 32 chegaram à terceira semana, quando se iniciou a etapa de sobrevivência na área Alfa da Marinha do Brasil. Nessa segunda fase, que durou cerca de 15 dias, as instruções foram em região de mata fechada, onde ficaram expostos a todo tipo de intempérie climática.

Desafios e lições

Os Fuzileiros Navais encararam, ainda, animais peçonhentos, privação de sono, restrição alimentar, longas marchas, além de natação utilitária, em rio próximo ao acampamento. Construíram diferentes tipos de abrigos, armadilhas, estruturas de fogões, de captação de água e estudaram a prática da entomofagia, consumo de insetos de alto valor proteico, disponíveis no bioma. Nos bolsos e nas mochilas, carregavam apenas o necessário para se manter, como a ração operacional de combate ‒ refeição de pronto preparo ‒, agasalhos, cantis, barracas e material de primeiros socorros.

Leia Também:  Mercado financeiro reduz projeção de inflação e melhora estimativa para PIB de 2023, "a inflação segue sendo de 4,0%"

“Os momentos mais desafiadores para mim, sem dúvidas, foram as etapas que envolviam água. Antes de começar o curso, eu não conseguia fazer nem cinco minutos de permanência com o fuzil a tiracolo. Então, durante esse período, eu percebi que, com muito esforço, dedicação e vibração, nós podemos superar todos os nossos limites”, avalia a Soldado FN que viu nesta formação a oportunidade de deixar um legado para as próximas gerações. “Quero ter algo grande para contar para os meus filhos, para os meus netos futuramente”, almeja.

Para o Capitão-Tenente (FN) João Victor Guzovski, militar de posto mais antigo desta turma, o maior desafio do curso é sempre o próximo. “A gente tem que viver um dia de cada vez e todos os dias têm um desafio diferente. Todos os dias a gente tem um leão ou vários leões para matar”, resume. Ele acredita que o que define o sucesso da missão é saber trabalhar em equipe. “A gente tem que pensar sempre como um turno. É um sempre cuidando do outro, o tempo todo, porque no combate realmente vai ser assim. Individualmente, ninguém chega a lugar nenhum.”

Em muitos momentos a resiliência da tropa foi desafiada, como quando precisavam se deslocar empunhando um fuzil de mais de 4 quilos e carregando nas costas uma carga de cerca de 20 kg. No caso de Fabiana, esse é quase metade de seu peso, o que exigia um esforço ainda maior. Desistir, porém, não era uma opção para ela e seus companheiros, que conseguiram avançar para a terceira e última etapa do Estágio ‒ de segurança de área e de autoridades, ministrada na pista de direção defensiva e evasiva do Complexo de Ensino da Polícia Militar do Distrito Federal.

Leia Também:  Caso Henry: Monique Medeiros relata agressões do ex-vereador Jairinho contra ela em audiência no Rio de Janeiro

“Resistência, coragem e fé”

Este foi o primeiro estágio operativo de que ela participou já na ativa, após formar-se Soldado Fuzileiro Naval no ano passado . Além das etapas de sobrevivência e de segurança de área e de autoridades, o curso contou com instruções práticas de controle de distúrbios, conduzidas nas instalações do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e também no Grupo de Segurança e Defesa de Brasília da Força Aérea e no Batalhão de Polícia de Choque da PMDF. Esses três campos de atuação constituem parte do escopo de responsabilidades dos Fuzileiros Navais na capital federal.

Após 40 dias ininterruptos de treinamento, o grupo comemorou a formatura na manhã de ontem (27), no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. Os novos combatentes receberam o distintivo de Operações no Cerrado e o gorro ocre, símbolos dessa conquista alcançada com “resistência, coragem e fé”, lema dos chamados carcarás. Com eles, já são 151 militares qualificados pelo GptFNB em cinco anos, todos aptos a defender o Brasil neste que é o segundo maior bioma do País.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Receita Federal alerta para retorno de golpe por correspondência com uso indevido do seu nome

Publicados

em

Golpistas voltam a enviar falsas intimações pelos correios para enganar as pessoas

(Gov) – Com a proximidade da temporada de entrega do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal alerta para a reedição de um golpe já aplicado anteriormente, que utiliza seu nome e identidade visual para enganar os cidadãos.

O nome da Receita Federal está em evidência na imprensa, nas redes sociais e nos grupos de mensagens, e criminosos se aproveitam dessa visibilidade para aplicar golpes que, mesmo já conhecidos, podem fazer novas vítimas.

Criminosos estão novamente enviando cartas fraudulentas intituladas ” Intimação para regularização de dados cadastrais “, com o logotipo da Receita Federal, induzindo o destinatário a acessar um site falso.

Como funciona o golpe?

Os golpistas utilizam correspondências físicas, enviadas pelos Correios, que simulam uma comunicação oficial da Receita Federal. Essas cartas contêm instruções para que o contribuinte acesse um endereço eletrônico que não pertence à Receita, com o objetivo de obter dados fiscais e bancários das vítimas.

Como se proteger?

  • Desconfie de qualquer correspondência que solicite acesso a sites desconhecidos para regularização de dados.
  • Nunca forneça informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais da Receita Federal.
  • Para consultas, regularizações e alterações cadastrais, utilize exclusivamente o site oficial da Receita Federal: www.gov.br/rf.
  • O atendimento está disponível por meio do e-CAC.
  • Se tiver dúvidas quanto ao seu cadastro na Receita Federal, acesse: www.gov.br/rf/pt e faça a consulta no site oficial de forma segura antes de qualquer outra ação.
Leia Também:  Vídeo mostra assaltantes surtando e quebrando mercadinho com terçado e foge com comparsa em motocicleta levando o dinheiro

Se você receber uma carta com esse teor, ignore a intimação e não acesse o endereço indicado.

Se suspeitar de tentativa de golpe, denuncie à Receita Federal e às autoridades competentes. No caso de sofrer essa tentativa de fraude, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil Especializada para fazer a denúncia.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA