Geral
Pelo segundo mês consecutivo, setor aéreo registra recorde na movimentação de passageiros
Geral
Oferta de assentos, demanda por passageiros e transportes de cargas também registram crescimento em outubro – Foto: Reprodução
(Gov) – Reflexo de uma economia em ascensão e fruto do aquecimento no turismo nacional e internacional, o transporte de passageiros no modal aéreo apresentou recorde pelo segundo mês consecutivo. Em outubro deste ano, mais de 10,4 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos do Brasil. O resultado representa alta de 7,8% na comparação com os dados apurados há um ano. No acumulado do ano, o setor aéreo já soma 97,5 milhões de turistas transportados no mercado doméstico e internacional.
No décimo mês do ano, mais de 8,3 milhões de viajantes utilizaram o modal aéreo em voos nacionais, o que significa um crescimento de 6,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Na avaliação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado alcançado confirma a projeção realizada no início deste ano para o setor de aviação. “A alta nos indicadores do transporte aéreo é reflexo da boa gestão do presidente Lula, com alta da economia, inflação controlada e investimentos nunca antes visto na história do país”, ressaltou. “Quando a aviação vai bem, o turismo cresce, o emprego bate recorde, o estado arrecada mais, transformando recurso em investimento para a população”, complementou.
O mercado doméstico tem obtido resultado positivo também nos demais indicadores. A demanda por passageiro apresentou alta de 11,3% frente ao resultado obtido há um ano. A oferta de assentos está em franca expansão, com crescimento de 9,6% em outubro deste ano. O transporte de carga no setor aéreo também tem acompanhado o ritmo de expansão observado na movimentação de passageiros. No décimo mês do ano, foram embarcadas 44,2 mil toneladas no mercado doméstico, 14,8% a mais que no mesmo mês de 2023. Foi o maior volume de carga transportada desde 2015.
Mercado internacional
Se em voos nacionais os números batem recorde, no internacional não é diferente. Com 2,1 milhões de turistas transportados, a movimentação de pessoas em voos para exterior alcançou o melhor resultado da história para o período. O indicador apresentou alta superior a 11% na comparação com o mesmo período de 2023.
A movimentação de cargas também bateu recorde no décimo mês do ano, com volume maior a 82,7 mil toneladas, crescimento de 18,3% em relação ao resultado apurado há um ano. Os dados completos fazem parte do relatório de demanda e oferta divulgado mensalmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Geral
As moradias estão enquadradas na modalidade Entidades do programa habitacional
As moradias estão enquadradas na modalidade Entidades do programa habitacional – Foto: Divulgação/ Cidade
(Gov) – O Ministério das Cidades autorizou a contratação de 1.201 unidades habitacionais no âmbito do Minha Casa, Minha Vida Entidades. A expectativa é de que cerca de 4,8 mil pessoas sejam beneficiadas em 16 municípios, de sete estados, ao redor do país. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.
No Centro-Oeste, Paranaíba, Jaraguari e Terenos, no Mato Grosso do Sul, receberão, ao todo, 160 unidades habitacionais. Já no Nordeste, 289 moradias serão destinadas para a Bahia, 266 para o Rio Grande do Norte, 256 para João Pessoa, na Paraíba, e 100 para Pernambuco.
Para São Paulo, no Sudeste, serão destinadas 80 residências. No Sul, as famílias do município de Ponta Grossa, no Paraná, serão contempladas com 50 lares.
A modalidade Entidades do Minha Casa, Minha Vida é voltada para famílias de baixa renda, e tem como objetivo a concessão de financiamento subsidiado por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, para a produção de unidades habitacionais urbanas. O programa permite que as próprias entidades coordenem a execução do projeto, desde a captação dos recursos até a construção das moradias.
Bahia
Ibipitanga – 50 unidades habitacionais (UH’s) – Associação Habitacional Nova Casa
Aracatu – 50 UH’s – Associação e Projeto Social das Mulheres Sem Moradia
Igaporã – 100 UH’s – Associação Solidária Unidas
Jacaraci – 89 UH’s – Instituto Amada Terra de Inclusão Social
Mato Grosso do Sul
Paranaíba – 60 UH’s – Instituto de Educação Desenvolvimento Humano e Institucional (IEDHI)
Jaraguari – 50 UH’s – Instituto de Apoio à Moradia Assistência e Cidadania (IAMAC)
Terenos – 50 UH’s – Associação de Apoio à Habitação Popular e Reforma Urbana de Mato Grosso do Sul
Paraíba
João Pessoa – 256 UH’s – União por Moradia Popular da Paraíba
Pernambuco
Custódia – 100 UH’s – Cooperativa Habitacional de Pernambuco (COOPERCASA)
Paraná
Ponta Grossa – 50 UH’s – União por Moradia Popular de Ponta Grossa e Região
Rio Grande do Norte
Felipe Guerra – 100 UH’s – Associação de Apoio à Cidades, Comunidades e Assentamentos (ARCA)
Japi – 50 UH’s – Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário de Janduis (ADESC)
Pau dos Ferros – 50 UH’s – Centro de Apoio. Capacitação e Desenvolvimento Rural e Urbano (CADRU)
Tibau – 46 UH’s – Associação de Apoio à Cidades, Comunidades e Assentamentos (ARCA)
Umarizal – 20 UH’s – Associação de Apoio à Cidades, Comunidades e Assentamentos (ARCA)
São Paulo
São Paulo – 80 UH’s – Associação dos Trabalhadores Sem Teto da Zona Noroeste
-
Região Nordeste7 dias atrás
Prefeito Cícero Lucena celebra união entre Governo e Prefeitura para melhorar qualidade de vida em João Pessoa
-
Região Nordeste6 dias atrás
Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa de debate sobre oportunidades para a Bahia na neoindustrialização
-
Região Nordeste7 dias atrás
João Azevêdo se reúne com prefeito Cícero Lucena e discute cronograma para execução de obras do BRS de João Pessoa
-
Esporte6 dias atrás
Bahia conquista quatro das nove medalhas que levaram o Brasil ao título da Copa do Mundo de Boxe 2025