RIO DE JANEIRO

Geral

Ministério das Comunicações cria Centro de Inclusão Digital em assentamento de Alagoas

Publicados

Geral

As turmas são compostas por mais de 30 alunos. Algumas chegam a contar com 50 pessoas, de diversas idades – Foto: Divulgação/ MCom

Com objetivo de promover inclusão digital, o Ministério das Comunicações apoiou a criação de um laboratório de informática no assentamento Milton Santos, em Atalaia (AL). O local proporcionará capacitação tecnológica e alfabetização aos filhos de agricultores e quilombolas.

Através do programa Computadores para a Inclusão, a pasta doou, no fim de 2024, dez computadores ao espaço. Com as máquinas instaladas, as pessoas passam por uma triagem no Centro de Formação Zumbi dos Palmares até serem destinadas aos cursos ofertados.

“A inclusão digital é uma ferramenta poderosa para a redução das desigualdades e para fortalecer as comunidades rurais distantes dos grandes centros”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho

Além da relevância digital, o projeto reforça o lado social com alfabetização e graduação dos pequenos agricultores e quilombolas dos assentamentos e acampamentos do estado.

“Os computadores serão usados para cursos, pesquisas na internet e acesso a órgãos públicos. As pessoas poderão, por exemplo, emitir documentos”, conta Elenilza da Silva Santos, coordenadora do Centro de Formação.

Leia Também:  Lanchonete irregular desaparece como um fantasma de Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro

No Centro, as turmas são compostas por mais de 30 alunos. Algumas chegam a contar com 50 pessoas, de diversas idades. Segundo a coordenadora do espaço, os jovens são os que mais demandam e buscam o uso do laboratório.

O Milton Santos é um dos três assentamentos localizados em uma região de 1.400 hectares. O local foi constituído em 2004. Ao todo, cerca de 120 famílias moram na localidade.

O que é o programa?

O Computadores para Inclusão recondiciona máquinas e as doa para municípios de todo o Brasil, ensinando cursos de informática e promovendo a inclusão digital.

A reforma dos equipamentos é feita pelos próprios alunos. Ao todo já foram doados quase 60 mil computadores para mais de 1,1 mil cidades. No total, foram ofertados mais de 230 cursos, formando mais de 50 mil pessoas, de todas as idades. (Gov)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Receita Federal alerta para retorno de golpe por correspondência com uso indevido do seu nome

Publicados

em

Golpistas voltam a enviar falsas intimações pelos correios para enganar as pessoas

(Gov) – Com a proximidade da temporada de entrega do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal alerta para a reedição de um golpe já aplicado anteriormente, que utiliza seu nome e identidade visual para enganar os cidadãos.

O nome da Receita Federal está em evidência na imprensa, nas redes sociais e nos grupos de mensagens, e criminosos se aproveitam dessa visibilidade para aplicar golpes que, mesmo já conhecidos, podem fazer novas vítimas.

Criminosos estão novamente enviando cartas fraudulentas intituladas ” Intimação para regularização de dados cadastrais “, com o logotipo da Receita Federal, induzindo o destinatário a acessar um site falso.

Como funciona o golpe?

Os golpistas utilizam correspondências físicas, enviadas pelos Correios, que simulam uma comunicação oficial da Receita Federal. Essas cartas contêm instruções para que o contribuinte acesse um endereço eletrônico que não pertence à Receita, com o objetivo de obter dados fiscais e bancários das vítimas.

Como se proteger?

  • Desconfie de qualquer correspondência que solicite acesso a sites desconhecidos para regularização de dados.
  • Nunca forneça informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais da Receita Federal.
  • Para consultas, regularizações e alterações cadastrais, utilize exclusivamente o site oficial da Receita Federal: www.gov.br/rf.
  • O atendimento está disponível por meio do e-CAC.
  • Se tiver dúvidas quanto ao seu cadastro na Receita Federal, acesse: www.gov.br/rf/pt e faça a consulta no site oficial de forma segura antes de qualquer outra ação.
Leia Também:  ONGs pedem informação à Funai sobre demora no sepultamento do indígena conhecido como Índio do Buraco

Se você receber uma carta com esse teor, ignore a intimação e não acesse o endereço indicado.

Se suspeitar de tentativa de golpe, denuncie à Receita Federal e às autoridades competentes. No caso de sofrer essa tentativa de fraude, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil Especializada para fazer a denúncia.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA