Geral
Desenvolvimento imobiliário na região norte e nordeste impacta crescimento de seguro condomínio
Geral
Produto esteve entre os mais procurados na região em 2024 e segue como tendência no próximo ano – Foto de ASphotofamily no Freepik
Durante todo o ano de 2024, o país seguiu com desempenho positivo do mercado imobiliário. De acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no terceiro trimestre deste ano o setor gerou mais de 230 mil empregos formais e marcou um crescimento de 3,5%. Um cenário que também se consolidou nas regiões Norte e Nordeste do país. Segundo levantamento divulgado pelo DataZAP, sobre o Índice FipeZAP de Venda Residencial, as cidades do nordeste impulsionam juntas a alta de 0,76% e entre todas as capitais que mais valorizaram no país neste ano, 5 são dessa região: João Pessoa, Salvador, São Luís, Natal e Fortaleza.
Para a especialista Lillian Nicolletti, da Nicolletti Corretora de Seguros, nas regiões do Norte e Nordeste, houve crescimento imobiliário, especialmente em áreas urbanas, o que, consequentemente, acarretou um outro aumento: o crescimento da contratação do Seguro Condomínio. “Além desse cenário de crescimento imobiliário, houve um aumento da contratação desse tipo de seguro devido a uma maior conscientização das pessoas sobre proteção patrimonial e outros fatores como eventos climáticos extremos, chuvas intensas, e a busca por segurança contra roubos e danos. Também pela expansão de empreendimentos verticais que reforça a necessidade de cobertura para áreas comuns e responsabilidades coletivas”, explica ela.
Segundo o Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne), houve um desempenho expressivo nos sete primeiros meses de 2024 nessas regiões. Dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), apontados pelo Sindsegnne, mostraram que o Seguro Condomínio cresceu 23,8% nesse período, comparado a 2023.
Como um produto em constante evolução, o produto segue como obrigatório para condomínios, conforme diz a lei do Código Civil, artigo 1.348, que obriga a cobertura contra incêndio ou destruição, total ou parcial, para edificações verticais e horizontais, sejam residenciais, comerciais ou mistas. Uma proteção de responsabilidade de contratação do síndico com um prazo máximo de 120 dias após a concessão da moradia.
Mas, apesar da obrigatoriedade, o diretor da Regional Norte e Nordeste, Eucrésio Neto, da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, explica que em muitos casos as proteções básicas do seguro condomínio podem não abranger suficientemente as necessidades do segurado e que, portanto, o corretor entra como um papel diferenciado. “A contratação não se deve ser somente pela obrigação, o corretor tem total capacidade de entender aquele cenário e poderá personalizar as propostas, vendo as necessidades daquele condomínio, podendo inclusive diversificar a carteira, ofertando outras coberturas como: seguro residencial para os moradores, seguro de vida para os colaboradores, algumas assistências extras”, explica.
Lillian explica ainda que geralmente a cobertura inclui danos à estrutura do prédio, como incêndios, explosões, quedas de raios e desastres naturais, além de proteção para áreas comuns. “Os benefícios podem incluir assistência 24h (como chaveiro e encanador), cobertura contra roubos em áreas comuns, responsabilidade civil para danos a terceiros e proteção contra problemas elétricos. Ele oferece segurança financeira, tranquilidade aos condôminos e preservação do patrimônio coletivo”, aponta.
A corretora relata que o seguro condomínio é um produto forte da corretora na região do Maranhão. “Lá administramos em nossa carteira 59 apólices”, relata. Para ela o diferencial para se destacar é estar sempre ativo e presente. “Um dos nossos principais diferenciais é a participação em eventos de condomínios, assistência em sinistro, oferecer palestras para síndicos sobre como o seguro funciona e sua importância. Também disponibilizamos o serviço de participação em assembleias, ajudando a desmistificar o Seguro Condomínio para os moradores e promovendo maior entendimento e transparência”, finaliza.
Geral
Prorrogado o prazo do edital para a construção de 206 habitações em aldeias indígenas da Bahia
(Ascom/CAR) – Foi prorrogado, até o dia 14 de fevereiro de 2025, o envio de propostas das Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em participar do processo de seleção, via edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para a construção de 206 habitações em aldeias de seis etnias indígenas dos municípios de Alcobaça, Angical, Belmonte, Itapebi, Una e Utinga.
As Unidades Habitacionais Rurais serão construídas via Programa Minha Casa Minha Vida Rural (PMCMVR), a partir de parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Caixa Econômica Federal (CEF).
As informações sobre o edital e os prazos do processo de seleção estão no site: www.car.ba.gov.br.
Sobre as habitações
As unidades habitacionais passarão a possuir três quartos, sala-cozinha, banheiro e varanda e terá metragem total de 63,71m², área útil de 56,54 m². Além disso, possui solução de água através de Cisterna de Captação de Água de Chuva e Energia Elétrica.
Paralelo a essas construções, realiza-se um Projeto de Trabalho Técnico Social, com o objetivo de buscar melhoria para a organização da população beneficiada, bem como contribuir no processo de geração de renda, realizar palestras educativas referente à saúde, reutilização de dejetos, organização comunitária, associativismo, cooperativismo, dentre outros, de acordo com a realidade de cada espaço.
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Federal apreende R$ 13,7 milhões e 147 armas em 29 fases da operação Lesa Pátria
-
Polícia7 dias atrás
Guarda Civil Metropolitana atua no Festival Forró Verão com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado
-
Região Norte5 dias atrás
“O Acre não acompanha o crescimento do Brasil por falta de planejamento do Governo Cameli”, diz Jorge Viana
-
Região Nordeste5 dias atrás
Gestão do governador João Azevêdo investe mais de R$ 5,3 bilhões em 640 obras nas regiões da Paraíba