Geral
Aplicativos inteligentes ajudam empresas a monitorar motoristas e promover segurança no trânsito
Geral
A tecnologia é uma aliada indispensável para um trânsito mais seguro e humano
Curitiba, fevereiro de 2025 – A segurança no trânsito tem ganhado novos aliados com o uso de aplicativos inteligentes que utilizam tecnologias avançadas como telemetria, sensores e inteligência artificial, para acompanhar em tempo real o desempenho de motoristas e veículos. Voltados principalmente para empresas que gerenciam frotas, esses sistemas monitoram o comportamento dos motoristas, promovendo direção defensiva, redução de riscos e economia operacional.
Capazes de identificar padrões, como acelerações bruscas, frenagens inadequadas e excesso de velocidade, além de disponibilizar relatórios detalhados e avaliações de desempenho, esses apps incentivam práticas mais seguras no trânsito, gerando alertas e feedbacks em tempo real, ajudando motoristas a corrigirem comportamentos inadequados instantaneamente.
Há vantagens também para os gestores, pois essas tecnologias avaliam o histórico de condução dos motoristas, permitindo tomadas de decisão baseadas em dados concretos para prevenir riscos e reduzir custos.
Benefícios para segurança no trânsito
Ao identificar comportamentos perigosos, como uso de celular ao volante ou direção agressiva, os aplicativos permitem intervenções preventivas. As práticas de direção defensiva ajudam a diminuir o consumo de combustível, reduzir desgaste nos veículos e evitar sinistros, além disso, os relatórios gerados pelos aplicativos servem como base para treinar motoristas, promovendo uma cultura de segurança viária.
“A tecnologia é aliada da segurança no trânsito desde sempre. A Perkons nasceu de uma ideia inovadora que revolucionou a gestão do trânsito, salvando vidas diariamente nas vias de todo o país até hoje. Ferramentas que auxiliam empresas a reduzir custos operacionais, conservando a frota circulante, também desempenham um papel importante na proteção de vidas. Ao fornecer informações precisas sobre o comportamento dos motoristas, essas soluções promovem uma cultura de direção defensiva e ajudam a evitar sinistros. Na Perkons, acreditamos que a tecnologia é uma aliada indispensável para um trânsito mais seguro e humano”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Geral
Receita Federal alerta para retorno de golpe por correspondência com uso indevido do seu nome
Golpistas voltam a enviar falsas intimações pelos correios para enganar as pessoas
(Gov) – Com a proximidade da temporada de entrega do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal alerta para a reedição de um golpe já aplicado anteriormente, que utiliza seu nome e identidade visual para enganar os cidadãos.
O nome da Receita Federal está em evidência na imprensa, nas redes sociais e nos grupos de mensagens, e criminosos se aproveitam dessa visibilidade para aplicar golpes que, mesmo já conhecidos, podem fazer novas vítimas.
Criminosos estão novamente enviando cartas fraudulentas intituladas ” Intimação para regularização de dados cadastrais “, com o logotipo da Receita Federal, induzindo o destinatário a acessar um site falso.
Como funciona o golpe?
Os golpistas utilizam correspondências físicas, enviadas pelos Correios, que simulam uma comunicação oficial da Receita Federal. Essas cartas contêm instruções para que o contribuinte acesse um endereço eletrônico que não pertence à Receita, com o objetivo de obter dados fiscais e bancários das vítimas.
Como se proteger?
- Desconfie de qualquer correspondência que solicite acesso a sites desconhecidos para regularização de dados.
- Nunca forneça informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais da Receita Federal.
- Para consultas, regularizações e alterações cadastrais, utilize exclusivamente o site oficial da Receita Federal: www.gov.br/rf.
- O atendimento está disponível por meio do e-CAC.
- Se tiver dúvidas quanto ao seu cadastro na Receita Federal, acesse: www.gov.br/rf/pt e faça a consulta no site oficial de forma segura antes de qualquer outra ação.
Se você receber uma carta com esse teor, ignore a intimação e não acesse o endereço indicado.
Se suspeitar de tentativa de golpe, denuncie à Receita Federal e às autoridades competentes. No caso de sofrer essa tentativa de fraude, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil Especializada para fazer a denúncia.
-
Polícia6 dias atrás
Homem em situação de rua é encontrado sem pênis e coração; idosa confessa crime e diz que comeu os órgãos
-
Amazônia4 dias atrás
Parques Nacionais de Brasília e da Chapada dos Veadeiros iniciam prevenção a incêndios florestais
-
Região Norte7 dias atrás
Pescadores de Boca do Acre no Amazonas serão beneficiados com auxílio extraordinário do seguro-defeso
-
Política Destaque4 dias atrás
Governo do presidente Lula garante remuneração para alimentos produzidos pela agricultura familiar