RIO DE JANEIRO

Famosos

Atriz Ingrid Guimarães denuncia abuso em voo da American Airlines: “coação e ameaças”

Publicados

Famosos

Ingrid Guimarães: ‘quando a Lei Rouanet acabar, a cultura vai parar nesse País’ – Foto: Divulgação (Brasil 247)

(Brasil 247) – A atriz Ingrid Guimarães, 52 anos, usou as redes sociais neste domingo, 9, para denunciar um episódio de abuso e coação que vivenciou a bordo de um voo da American Airlines. De acordo com a artista, o incidente ocorreu na última sexta-feira, 7, durante o trajeto de Nova York para o Rio de Janeiro, quando foi pressionada por funcionários da companhia a trocar de assento contra sua vontade. Ingrid classificou a situação como “absurda” e “abusiva”, destacando a série de ameaças que recebeu após recusar a mudança de classe.

Em seu relato, Ingrid compartilhou detalhes de como a situação começou logo após embarcar. A atriz, que havia adquirido uma passagem na Premium Economy, foi abordada por um funcionário enquanto já estava sentada e com o cinto de segurança colocado. “Comprei uma passagem na Premium Economy e quando já estava sentada com o cinto colocado, um funcionário me comunicou que eu teria que sair do meu lugar e ir para classe econômica porque tinha quebrado uma cadeira na executiva e a pessoa ia pegar meu lugar. Tipo é uma regra, sai do seu lugar que você pagou”, afirmou a atriz, explicando que a exigência foi uma surpresa para ela.

Ao se recusar a deixar seu assento, Ingrid contou que a pressão por parte da equipe da American Airlines se intensificou, com três funcionários surgindo para ameaçá-la de consequências. “Eu disse: ‘Tudo bem’. Aí foram aparecendo 3 pessoas, todas me ameaçando e dizendo que o voo não ia sair, que todo mundo ia ter que descer do voo por minha causa. Em nenhum momento perguntaram minha opinião, nem me explicaram, apenas exigiram que eu levantasse com ameaças”, relatou, visivelmente revoltada.

Leia Também:  Miguel Falabella se despede de sua grande amiga, Claudia Jimenez: ''Obrigado por ter caminhado a meu lado''

A atriz detalhou ainda o momento de constrangimento, quando foi publicamente chamada para ceder à mudança. “Aí veio uma funcionária gritando: ‘Vamos todos descer do avião porque uma passageira não está colaborando’. Não satisfeita, ela anunciou no microfone num voo cheio de brasileiros que todo mundo ia ter que descer por causa de uma passageira. Uma delas foi lá e ainda apontou quem eu era. Ou seja, eles colocaram um voo contra mim sem explicar em nenhum momento para os passageiros a situação”, contou Ingrid, evidenciando a postura agressiva dos funcionários.

Ainda segundo Ingrid, a situação gerou um grande desconforto, com outros passageiros começando a gritar contra ela, sem saber exatamente o que estava acontecendo. “Aí veio uma funcionária gritando: ‘Vamos todos descer do avião porque uma passageira não está colaborando’. Não satisfeita, ela anunciou no microfone num voo cheio de brasileiros que todo mundo ia ter que descer por causa de uma passageira. Uma delas foi lá e ainda apontou quem eu era”, lamentou. Em um momento, a irmã e o cunhado de Ingrid tentaram interceder, mas foram desautorizados pela funcionária. “Mandou eles calarem a boca”, revelou.

Leia Também:  Ator global sai em defesa de Lisa Gomes, que foi alvo de comentários transfóbicos do cantor sertaneja Bruno

Diante da pressão e da hostilidade crescente, Ingrid cedeu à exigência e foi transferida para a classe econômica. “E é claro que diante de um constrangimento público eu fui para classe econômica. Coação, abuso moral, desrespeito e ameaças”, afirmou. A companhia aérea, por sua vez, ofereceu um voucher como compensação, o qual Ingrid classificou como um “papel sem explicações”, que, em vez de resolver o problema, trouxe mais frustração. “Em troca deram um voucher sem me explicar nada, apenas um papel na minha mão (que achei que fosse a nova passagem) dizendo que eu tinha um descontinho de 300 dólares na próxima passagem. Inacreditável!”, desabafou a atriz.

Ingrid finalizou sua postagem questionando a atitude da companhia em relação ao incidente. “Agora eu te pergunto: o que eu tenho a ver com a cadeira quebrada da executiva dos outros? Não deveriam oferecer para outras pessoas também talvez uma bonificação, ou alguém que quisesse ir por um desconto. Uma negociação e não uma imposição?”, provocou.

Nos comentários da publicação, a American Airlines pediu para que a atriz entrasse em contato diretamente com a companhia para fornecer mais detalhes sobre o ocorrido. A reportagem do Terra também entrou em contato com a empresa e aguarda um posicionamento oficial.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Famosos

Cinema brasileiro: Ancine reúne dados inéditos do impacto de “Ainda estou aqui” no mercado de exibição

Publicados

em

O sucesso nas bilheteiras se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo – Foto: Alile Dara Onawale/ Sony Picutres

(Gov) – O cinema brasileiro celebra uma conquista histórica com a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025. O filme, que vinha acumulando prêmios internacionais e quebrando recordes de bilheteria, reafirma a força da produção audiovisual brasileira ao levar a estatueta mais cobiçada do cinema mundial.

A Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, “Ainda Estou Aqui” se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de “Minha Mãe é uma Peça 3” (2018) e “Nada a Perder” (2019).

O sucesso nas bilheteiras também se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo. Apenas em 2025, o filme foi responsável por 32% do público de filmes nacionais, contribuindo para um market share de 30,1% do cinema brasileiro no período. Sem a sua presença, a participação cairia para 22,1%.

Uma trajetória de sucesso

Desde sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, “Ainda Estou Aqui” construiu uma jornada notável. No Brasil, iniciou sua exibição em setembro de 2024 e logo ganhou projeção nacional. Com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o longa registrou um crescimento expressivo de público, com um aumento de 57% na semana seguinte e um impressionante salto de 122% na semana subsequente.

A indicação ao Oscar, anunciada em 23 de janeiro, foi outro ponto de virada, gerando um novo aumento de 89% no público semanal. A Semana do Cinema, em fevereiro, impulsionou ainda mais os números, com um crescimento de 174%, marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde a estreia.

Abaixo, a Ancine preparou, com dados do Sistema de Controle de Bilheteria – SCB, a cronologia do filme e seu desempenho de bilheteria, alavancado pelas sucessivas premiações.

Cronologia – lançamento e premiações:

  • 07/09/2024 – Festival de Veneza (2024): Prêmio de Melhor Roteiro.
  • 19/09/2024 – Lançamento inicial no Brasil – em apenas 1 sala (Salvador/BA).
  • 23/09/2024 – Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
  • 14/10/2024 – Festival Internacional de Cinema de Vancouver: Prêmio do Público.
  • 14/11/2024 – Lançamento nacional em 765 salas de cinema. Público de 578.153 na 1ª semana.
  • 21/11/2024 – Segunda semana de exibição com ampliação do circuito para 893 salas e aumento de 38% de público: 796.776 espectadores.
  • 17/12/2024: Incluído na Shortlist (Pré-seleção) do OSCAR. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, incluindo “Ainda Estou Aqui”.
  • 05/01/2025 – Globo de Ouro (2025): Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
  • 02 a 08/01/2025 (9ª semana) – O filme encerra sua 9ª semana com aumento de 57% do público (121.909), impulsionado pela premiação no Globo de Ouro no domingo. A segunda-feira após o prêmio registrou aumento de público em relação ao final de semana, atingindo público de 16.000, trajetória que seguiu em alta até o final de semana seguinte.
  • 09 a 15/01/2025 (10ª semana) – Em sua décima semana novo aumento de público em 122% (271.110) já fortemente relacionado à premiação no Globo de Ouro.
  • 16 a 22/01/2025 (11ª semana) – O filme tem uma queda de 34% de público (177.931).
  • 23 de janeiro de 2025 – Foram anunciados os indicados oficiais ao Oscar 2025; “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações: Filme, Filme Internacional e Atriz.
  • 26/01/2025 – Satellite Awards – Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
  • 23 a 29/01/2025 (11ª semana) – Com a indicação ao Oscar ocorre nova alta expressiva de 89% atingindo 336.059 espectadores, melhor público desde a quarta semana. Com a renda desta semana o filme se tornou a TERCEIRA MAIOR BILHETERIA NACIONAL DESDE 2018.
  • 30/01 a 05/02/2025 (12ª semana) – Queda de 26%, ainda com público expressivo de 247.757.
  • 06 a 12/02/2025 (14ª semana) – “Semana do Cinema”:
Leia Também:  Miguel Falabella se despede de sua grande amiga, Claudia Jimenez: ''Obrigado por ter caminhado a meu lado''

Salto de público de 174% (De 248.883 para 682.202);
Segundo maior público semanal desde a estreia.
Maior nº de sessões (9.552) desde 05/12/2024.
Terceiro maior nº de salas desde a estreia (896).

  • 08/02/2025 – Prêmio Goya: Melhor Filme Ibero-Americano e Festival de Cinema de Roterdã (2025): Prêmio do Público.
  • 10/02/2025 – Gold Derby Film Awards: Venceu em quatro categorias (Melhor Filme, Filme Internacional, Roteiro e Atriz).
  • 20 a 26/02/2025 (16ª semana) – Filme ultrapassa 5 milhões de espectadores e passa a figurar entre as 15 maiores bilheterias nacionais de todos os tempos.
  • 2 de março de 2025 – “Ainda estou aqui” ganha o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Público semanal
Público semanal
Público diário
Público diário
Comparação de público
Comparação de público

Impacto no mercado

O desempenho de “Ainda Estou Aqui” reflete um momento positivo para o cinema brasileiro, destacando a importância de políticas públicas de incentivo ao audiovisual. A Ancine, por meio do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA, disponibiliza painéis interativos com dados sobre o mercado de exibição no Brasil, permitindo o acompanhamento em tempo real do impacto de produções como essa.

Leia Também:  cantora norte-americana Beyoncé confirmou shows no Brasil em 2024 com a "Ranaissance World Tour"

Para mais informações sobre o desempenho do filme e o mercado audiovisual brasileiro, acesse os painéis interativos do OCA aqui .

Um novo encontro do cinema brasileiro com a sociedade

O sucesso de “Ainda Estou Aqui” confirma o potencial da indústria audiovisual brasileira.

A trajetória desse sucesso aumenta a visibilidade do nosso mercado, amplia a repercussão artístico-cultural da nossa indústria, e, principalmente, marca o novo encontro do cinema brasileiro com a sociedade, consolidando o retorno do público às salas de cinema, que crescem para o interior e para novas cidades.

“Ainda Estou Aqui” é um filme de cinema para cinema, de brasileiros para brasileiros, do Brasil para o mundo. O filme representa o talento e a maestria do cinema brasileiro, e consagra esse grandioso momento do nosso cinema.

A Ancine parabeniza Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e toda a equipe técnica de “Ainda Estou Aqui” por toda a trajetória de sucesso do filme e pela premiação inédita em nossa cinematografia.

Viva o cinema brasileiro!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA