RIO DE JANEIRO

Esporte

Piscina Olímpica da Bahia recebe evento de encerramento de projeto para Pessoa com Deficiência

Publicados

Esporte

(Assessoria) – Comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), data promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992 para promover a inclusão e conscientização acerca do tema. Um dia antes, na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô, o projeto Aquatismo, que possui o mesmo objetivo da data, realizou um evento de encerramento após cerca de dez meses de aulas gratuitas para o público PCD ofertadas pelo Centro Estadual de Educação Pestalozzi da Bahia.

“O projeto acontece desde março e estamos muito satisfeitos com os resultados, porque eles foram muito rápidos, desde os comandos, a autoestima, até a parte sensorial de todas estas crianças melhorou muito. Os pais estão sempre elogiando. O projeto cresceu muito e estamos com uma fila de espera de mais de 80 crianças. Tem sido um sucesso imenso. É importante citar também que este projeto não auxilia somente a criança, mas beneficia toda a família”, destaca o coordenador e professor do projeto, Marcos Antônio.

O projeto Aquatismo é organizado por meio da equipe do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, com o apoio da Superintendência dos Desportos dos Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Adelmário Junior, celebrou o fim de mais um ciclo do projeto e comentou a importância da cessão da praça esportiva da autarquia estadual.

Leia Também:  Ex-jogador de futebol Emerson Sheik, oferece R$ 50 mil para quitar multas de condomínio por festas em São Paulo

“Estamos felizes pelo encerramento de mais um ciclo e mais um ano de atividade do projeto Aquatismo realizado aqui no equipamento da Sudesb. Este é um projeto muito importante para todos. Eles recebem pessoas autistas do Pestalozzi e todos os familiares destas crianças para um acompanhamento conjunto, através do trabalho da natação com todos eles”, expressa Junior.

Com a expectativa de incluir cada vez mais Pessoas com Deficiência no ambiente esportivo, importante ferramenta para tal, o professor Marcos também expressou a ansiedade dos pais para a abertura de novas vagas. “Atendemos cerca de 120 crianças e mais de 80 esperando para participar. Os pais estão nos pedindo para abrir novas vagas, que tenha mais espaço. Eu estou muito feliz com isso. É nossa obrigação ajudar o próximo”, finaliza o professor.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Djokovic é eliminado nas quartas em Brisbane após derrota surpreendente para Opelka

Publicados

em

Norte-americano supera o sérvio em retorno às quadras e avança à semifinal do torneio – Foto: Reprodução/X

O norte-americano Reilly Opelka protagonizou a primeira grande surpresa da temporada de tênis em 2025 ao eliminar o favorito Novak Djokovic nas quartas de final do Torneio de Brisbane, na Austrália. Em uma partida marcada pelo equilíbrio e potência nos saques, Opelka, atual 293º do ranking da ATP, venceu o sérvio, cabeça de chave número 1, por 7/6 (8/6) e 6/3.  A informação foi divulgada pela ATP.

Após dois anos longe do circuito devido a uma lesão no punho e à recuperação de um tumor benigno, Opelka mostrou resiliência e determinação. Ele encerrou o jogo sem esconder a emoção pelo feito: levou as mãos ao rosto, incrédulo. Djokovic, por sua vez, sorriu ao final da partida, mostrando-se conformado, e cumprimentou o adversário com um abraço caloroso.

Opelka destacou a dificuldade de enfrentar um dos maiores nomes da história do tênis. “Ele é o maior jogador que o esporte já viu. É difícil estar na posição dele. Ele pode me observar ou a outros oponentes o dia todo e a realidade é que não temos nada a perder contra ele”, afirmou o norte-americano.

Leia Também:  Justiça de Santo André, em São Paulo, determina busca pelo ex-jogador Marcelinho Carioca após imbróglio jurídico

Opelka também enfatizou a importância de assumir riscos contra Djokovic. “Se você jogar no seu nível normal ou até acima dele, ele vai ganhar todas as vezes. Num dia como esse, muitas coisas aconteceram do meu jeito.”

O jogo foi decidido em 1h41 de disputa intensa. O primeiro set foi equilibrado, com Djokovic salvando três break points no 4/4. A definição veio no tie-break, quando Opelka conquistou o set point ao quebrar o saque do sérvio e fechou em 8/6. No segundo set, embalado pela confiança, o norte-americano abriu vantagem de 4/1 e sacramentou a vitória com um serviço impecável.

Semifinais definidas

Agora, Opelka enfrentará o francês Giovanni Mpetshi Perricard, número 31 do mundo, que avançou após derrotar o checo Jakub Mensik em sets diretos (7/5 e 7/6).

Por outro lado, o atual campeão de Brisbane, Grigor Dimitrov, também garantiu vaga nas semifinais ao superar o australiano Jordan Thompson. O búlgaro venceu por 6/1 e 2/1 antes de o adversário abandonar devido a uma lesão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA