Esporte
CBF altera fórmula de disputa da Copa do Nordeste 2025. Os jogos da primeira fase serão dentro do próprio grupo
Esporte
Confira as mudanças que a Copa do Nordeste vai ter a partir do ano que vem – Foto: Thais Magalhães/ CBF
A entidade nacional reservou sete datas para a primeira fase, uma a menos do que nos últimos anos. Isso tem uma consequência prática. Agora, os jogos da primeira fase serão dentro do próprio grupo. Nas últimas temporadas, os times de uma chave jogavam contra as equipes da outra chave, totalizando oito rodadas.
Em 2025, novamente o torneio terá dois grupos de oito clubes, cada. No entanto, os confrontos serão em partidas só de ida dentro da chave. Ou seja, caso a ideia de priorizar clássicos já na fase de grupo seja mantida, os rivais estaduais devem figurar na mesma chave.
Essa é a mudança mais significativa em termos de competição na Copa do Nordeste 2025, que seguirá com quartas de final e semifinal com jogos únicos, na casa do melhor classificado, contando todas as fases.
O primeiro mata-mata, as quartas de final, também vai ter mudança. O cruzamento olímpico será entre chaves diferentes, ao contrário do que aconteceu em 2024, onde o encontro era entre clubes do mesmo grupo. A primeira rodada da Copa do Nordeste 2024 deve acontecer no dia 22 de janeiro. (Jornel da Paraíba)
Esporte
Bahia conquista quatro das nove medalhas que levaram o Brasil ao título da Copa do Mundo de Boxe 2025
(Assessoria) – O hexa ainda parece um sonho distante para o Brasil, mas isso não quer dizer que o país deixou de vencer Copas do Mundo. O mais novo título conquistado foi na Copa do Mundo de Boxe 2024, em Sheffield, na Inglaterra, no último sábado, 31. O Brasil conquistou nove medalhas ao todo, das quais quatro foram de representantes baianos. O estado também teve oito atletas convocados para representar a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico já de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Na Copa do Mundo, Breno Zebim e Joel Silva alcançaram o ouro em suas categorias; já Viviane Pereira conseguiu a prata; e a atleta olímpica de Paris 2024 Tatiana Chagas o bronze. Os resultados colaboraram para que o Brasil alcançasse o topo do quadro de medalhas do torneio.
O presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), Afonso Nunes, comemora o momento que o boxe baiano e brasileiro vive. “Agora, em 2024, tivemos um ano maravilhoso. Só não foi melhor por poucos detalhes que fugiram ao nosso controle. Fomos campeões brasileiros nas categorias elite, cadete e juvenil, inclusive com os professores do projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combates no Centro de Boxe: Marco Antônio e Flávio. Mesmo com apenas uma medalha olímpica em Paris 2024, foi uma baiana que trouxe – Bia Ferreira”, explica.
Essa expectativa sobre o boxe baiano é sempre alta e agora recai sobre mais oito pugilistas, que foram convocados para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico. No feminino-elite são elas: Tatiana Regina de Jesus 54kg, Haziel K. Franco 65kg, Bárbara Maria dos Santos 70kg, e Viviane dos Santos 75kg. Já no masculino-elite estão Breno Luis Ferreira 60kg, Ramon Santos 60kg, Isaias Santos 90kg, e Joel da Silva +90kg. Os atletas serão incluídos na preparação e desenvolvimento para Los Angeles 2028.
O presidente espera ainda mais do Brasil e da Bahia a partir do desempenho dos baianos em torneios elite, juvenil e escolar mundiais. “Nada mais justo do que essa convocação da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para a Seleção Olímpica Permanente dos oitos atletas baianos. Isso é fruto de um trabalho histórico duro e correto realizado na Bahia, que está trazendo resultados. Precisamos focar cada vez mais e entender que, para manter essa hegemonia, é necessário muito trabalho e dedicação, que serão recompensados no final.”
Projeto Luva de Ouro – Com o objetivo de seguir como o destaque no país e no mundo, aprimorando seus grandes nomes e gerando novos talentos, o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, recebeu cerca de 90 boxeadores de alto rendimento durante as terças e quintas de novembro no Projeto Luva de Ouro, uma parceria da Boxebahia e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O projeto visa selecionar os 30 melhores atletas de alto rendimento do estado, que representam a Bahia nas competições nacionais e internacionais, com medalhas, troféus, camisetas e kits do projeto. Afonso destaca a presença de grandes nomes do boxe profissional e relata que foi um grande atrativo ao público amante do esporte.
“Tivemos no ringue 90 atletas baianos filiados à Federação e pertencentes à Seleção Brasileira. Nós recebemos grandes nomes do boxe baiano, como: Yasmine Fernanda, Haziel Crispin, Isaías Ribeiro Filho, Ronaldo Bezerra da Silva, dentre outros atletas que também são contemplados pelos programas do Governo do Estado [o Bolsa Esporte e o Faz Atleta]. É muito importante vê-los aqui [no Centro de Boxe e Artes Marciais] se preparando para representar novamente a Bahia em todo o lugar que vão”, finaliza.
-
Região Nordeste7 dias atrás
Prefeito Cícero Lucena celebra união entre Governo e Prefeitura para melhorar qualidade de vida em João Pessoa
-
Região Nordeste7 dias atrás
Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa de debate sobre oportunidades para a Bahia na neoindustrialização
-
Região Nordeste7 dias atrás
João Azevêdo se reúne com prefeito Cícero Lucena e discute cronograma para execução de obras do BRS de João Pessoa
-
Agro7 dias atrás
O agronegócio brasileiro totaliza 283 aberturas em 62 países desde o início de 2023