Esporte
Bahia conquista quatro das nove medalhas que levaram o Brasil ao título da Copa do Mundo de Boxe 2025
Esporte
(Assessoria) – O hexa ainda parece um sonho distante para o Brasil, mas isso não quer dizer que o país deixou de vencer Copas do Mundo. O mais novo título conquistado foi na Copa do Mundo de Boxe 2024, em Sheffield, na Inglaterra, no último sábado, 31. O Brasil conquistou nove medalhas ao todo, das quais quatro foram de representantes baianos. O estado também teve oito atletas convocados para representar a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico já de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Na Copa do Mundo, Breno Zebim e Joel Silva alcançaram o ouro em suas categorias; já Viviane Pereira conseguiu a prata; e a atleta olímpica de Paris 2024 Tatiana Chagas o bronze. Os resultados colaboraram para que o Brasil alcançasse o topo do quadro de medalhas do torneio.
O presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), Afonso Nunes, comemora o momento que o boxe baiano e brasileiro vive. “Agora, em 2024, tivemos um ano maravilhoso. Só não foi melhor por poucos detalhes que fugiram ao nosso controle. Fomos campeões brasileiros nas categorias elite, cadete e juvenil, inclusive com os professores do projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combates no Centro de Boxe: Marco Antônio e Flávio. Mesmo com apenas uma medalha olímpica em Paris 2024, foi uma baiana que trouxe – Bia Ferreira”, explica.
Essa expectativa sobre o boxe baiano é sempre alta e agora recai sobre mais oito pugilistas, que foram convocados para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico. No feminino-elite são elas: Tatiana Regina de Jesus 54kg, Haziel K. Franco 65kg, Bárbara Maria dos Santos 70kg, e Viviane dos Santos 75kg. Já no masculino-elite estão Breno Luis Ferreira 60kg, Ramon Santos 60kg, Isaias Santos 90kg, e Joel da Silva +90kg. Os atletas serão incluídos na preparação e desenvolvimento para Los Angeles 2028.
O presidente espera ainda mais do Brasil e da Bahia a partir do desempenho dos baianos em torneios elite, juvenil e escolar mundiais. “Nada mais justo do que essa convocação da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para a Seleção Olímpica Permanente dos oitos atletas baianos. Isso é fruto de um trabalho histórico duro e correto realizado na Bahia, que está trazendo resultados. Precisamos focar cada vez mais e entender que, para manter essa hegemonia, é necessário muito trabalho e dedicação, que serão recompensados no final.”
Projeto Luva de Ouro – Com o objetivo de seguir como o destaque no país e no mundo, aprimorando seus grandes nomes e gerando novos talentos, o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, recebeu cerca de 90 boxeadores de alto rendimento durante as terças e quintas de novembro no Projeto Luva de Ouro, uma parceria da Boxebahia e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O projeto visa selecionar os 30 melhores atletas de alto rendimento do estado, que representam a Bahia nas competições nacionais e internacionais, com medalhas, troféus, camisetas e kits do projeto. Afonso destaca a presença de grandes nomes do boxe profissional e relata que foi um grande atrativo ao público amante do esporte.
“Tivemos no ringue 90 atletas baianos filiados à Federação e pertencentes à Seleção Brasileira. Nós recebemos grandes nomes do boxe baiano, como: Yasmine Fernanda, Haziel Crispin, Isaías Ribeiro Filho, Ronaldo Bezerra da Silva, dentre outros atletas que também são contemplados pelos programas do Governo do Estado [o Bolsa Esporte e o Faz Atleta]. É muito importante vê-los aqui [no Centro de Boxe e Artes Marciais] se preparando para representar novamente a Bahia em todo o lugar que vão”, finaliza.
Esporte
Djokovic é eliminado nas quartas em Brisbane após derrota surpreendente para Opelka
Norte-americano supera o sérvio em retorno às quadras e avança à semifinal do torneio – Foto: Reprodução/X
O norte-americano Reilly Opelka protagonizou a primeira grande surpresa da temporada de tênis em 2025 ao eliminar o favorito Novak Djokovic nas quartas de final do Torneio de Brisbane, na Austrália. Em uma partida marcada pelo equilíbrio e potência nos saques, Opelka, atual 293º do ranking da ATP, venceu o sérvio, cabeça de chave número 1, por 7/6 (8/6) e 6/3. A informação foi divulgada pela ATP.
Após dois anos longe do circuito devido a uma lesão no punho e à recuperação de um tumor benigno, Opelka mostrou resiliência e determinação. Ele encerrou o jogo sem esconder a emoção pelo feito: levou as mãos ao rosto, incrédulo. Djokovic, por sua vez, sorriu ao final da partida, mostrando-se conformado, e cumprimentou o adversário com um abraço caloroso.
Opelka destacou a dificuldade de enfrentar um dos maiores nomes da história do tênis. “Ele é o maior jogador que o esporte já viu. É difícil estar na posição dele. Ele pode me observar ou a outros oponentes o dia todo e a realidade é que não temos nada a perder contra ele”, afirmou o norte-americano.
Opelka também enfatizou a importância de assumir riscos contra Djokovic. “Se você jogar no seu nível normal ou até acima dele, ele vai ganhar todas as vezes. Num dia como esse, muitas coisas aconteceram do meu jeito.”
O jogo foi decidido em 1h41 de disputa intensa. O primeiro set foi equilibrado, com Djokovic salvando três break points no 4/4. A definição veio no tie-break, quando Opelka conquistou o set point ao quebrar o saque do sérvio e fechou em 8/6. No segundo set, embalado pela confiança, o norte-americano abriu vantagem de 4/1 e sacramentou a vitória com um serviço impecável.
Semifinais definidas
Agora, Opelka enfrentará o francês Giovanni Mpetshi Perricard, número 31 do mundo, que avançou após derrotar o checo Jakub Mensik em sets diretos (7/5 e 7/6).
Por outro lado, o atual campeão de Brisbane, Grigor Dimitrov, também garantiu vaga nas semifinais ao superar o australiano Jordan Thompson. O búlgaro venceu por 6/1 e 2/1 antes de o adversário abandonar devido a uma lesão.
-
Região Nordeste7 dias atrás
Deputado Romero Rodrigues diz que vai discutir candidatura ao governo em 2026 com seu grupo político
-
Região Nordeste7 dias atrás
Presidente da ALPB da Paraíba, Adriano Galdino, acredita que candidatura ao governo vai unir Azevedo e Ricardo Coutinho
-
Polícia6 dias atrás
Guarda Civil Metropolitana atua no Festival Forró Verão com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Federal apreende R$ 13,7 milhões e 147 armas em 29 fases da operação Lesa Pátria