Política Regiões Sudeste Centro-oeste e Norte
Operação mira processos da Secretaria Municipal de Trânsito por suspeita de fraudes em licitação em Boa Vista
Agentes apreenderam mais de 50 processos licitatórios durante cumprimento de mandado de buscas e apreensão.
Política Regiões Sudeste Centro-oeste e Norte
Polícia Civil fez buscas na Secretaria Municiapal de Trânsito, em Boa Vista – Foto: Moisés Sanches / Rede Amazônica
A Polícia Civil deflagrou a operação Sinal Verde na Secretaria Municipal de Trânsito (SMTRAN) de Boa Vista na manhã desta sexta-feira (10) para investigar suspeita de fraudes em licitações de empresas que têm contratos com a pasta. Foram apreendidos mais de 50 volumes de processos licitatórios.
A ação foi deflagrada pela Divisão Especial de Combate à Corrupção (Decor). A investigação começou há ao menos um ano e há suspeita de que exista um espécie de cartel que dificulta a concorrência de empresas em processos licitatórios na SMTRAN.
Em nota, a prefeitura de Boa Vista, que responde pela Secretaria, informou que “foi surpreendida com um mandado de busca e apreensão” e que “não tem conhecimento de qualquer inquérito em trâmite, e sequer teve acesso a qualquer curso de investigação.”
No entanto, no curso das investigações, a Polícia Civil tentou por três vezes ter acesso aos documentos, mas as Secretaria Municipal de Trânsito não permitiu.
“A busca se deu em razão da negativa do encaminhamento dos processos por três vezes solicitados”, disse a reportagem a delegada Magnólia Soares, responsável pela investigação, acrescentando que “a gente suspeita de um possível cartel que dificulta a concorrência nos processos licitatórios”.
Prática considerada crime, o cartel se configura quando empresas concorrentes se associam para fixar preços ou dividir mercados com o objetivo de eliminar a concorrência ou aumentar os preços dos produtos. Veja mais no G1 Roraima

Política Regiões Sudeste Centro-oeste e Norte
Mobilis e Perkons destacam Inovação na 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos em Brasília
Solução Pátio Virtual foi reconhecida como um marco importante na modernização, eficiência e sustentabilidade de atividades urbanas
Foto: Assessoria / Lide Multimídia
Paula Batista – Curitiba, dezembro de 2023 – A Mobilis e a Perkons, empresas paranaenses focadas na inovação e tecnologia para a mobilidade e segurança do trânsito, participaram ativamente da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada no Clube Naval – Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília/DF, nos dias 28 e 29 de novembro.
Durante o evento, que contou a participação dos gestores públicos das maiores cidades do Brasil, o Pátio Virtual, solução inovadora da Mobilis, recebeu destaque ao ser escolhida como uma das três ideias implementáveis pelo renomado Projeto AcessoCidades. Essa iniciativa, liderada pela FNP e cofinanciada pela União Europeia, tem como objetivo promover soluções disruptivas que contribuam para o acesso urbano e a mobilidade nas cidades.
A inovação proporcionada pelo Pátio Virtual foi reconhecida como um marco importante na modernização e eficiência do gerenciamento de atividade urbanas. Essa tecnologia destaca-se por sua capacidade de sanar o problema crônico dos pátios de veículos apreendidos. “O Pátio Virtual chega para transformar o modo como os órgãos públicos gerenciam veículos irregulares, pois ele substitui os tradicionais pátios físicos utilizando um cadeado inteligente com GPS fixado aos veículos irregulares, possibilitando que tenham um novo endereço de recolhimento: a residência do seu proprietário”, explica Adriel Bilharva da Silva, gerente de desenvolvimento empresa.
Foto: Assessoria / Lide Multimídia
Durante os dois dias de muitas discussões e intercâmbio de ideias, representantes da Mobilis e da Perkons compartilharam insights valiosos sobre as tendências inovadoras em mobilidade urbana e segurança viária. “Este reconhecimento na 85ª Reunião Geral da FNP é um testemunho do nosso compromisso contínuo em impulsionar soluções que transformam positivamente as experiências urbanas. Estamos ansiosos para continuar colaborando com as administrações municipais em todo o país, promovendo cidades mais inteligentes e acessíveis para todos”, destaca Silva.
Gestão de trânsito local e ágil, com mais arrecadação para o município
A frota atual do Brasil é de 118 milhões de veículos. Estudos apontam que 40% dos veículos em circulação têm alguma irregularidade. E ainda, 85% dos veículos que vão para um pátio físico tradicional, são recuperados; ou seja, sequer precisariam ter ido até um.
Baseado em IoT e com previsão legal no Código de Trânsito Brasileiro, o Pátio Virtual resolve essa conta que nunca fecha. “A aplicação dessa tecnologia promove uma gestão de trânsito local e ágil, com ganho ambiental e comodidade para o proprietário. Vale apontar que 50% do valor arrecadado com IPVA é destinado ao município onde o veículo é registrado. Remodelar e potencializar o processo de blitz significa também otimizar o recurso público em benefício de toda sociedade”, reforça Silva.
Foto: Assessoria / Lide Multimídia
-
Tudo Sobre Política7 dias atrás
Grandes investimentos podem parar se BNDES tiver que devolver recursos antecipadamente ao Tesouro
-
Política Mundo7 dias atrás
Futura chanceler argentina, diz que não vê vantagem em participar do BRICS durante encontro no Brasil
-
Polícia7 dias atrás
Dois guardas municipais são presos por cobrança de propina em quiosque de Copacabana no Rio de Janeiro
-
Política de Brasília5 dias atrás
“O Brasil agora tem um leque de oportunidades para recepcionar os US$ 10 bilhões que a Arábia Saudita quer investir”, afirma Rui Costa