Cultura
MinC promove reunião com secretários de cultura dos estados para discutir a construção da Política Nacional de Economia Criativa
Cultura
Atividade integra o processo de escuta para a criação da iniciativa, que será lançada no G20 – Foto: Victor Vec/MinC
(MinC) O processo de construção da Política Nacional de Economia Criativa foi tema de reunião virtual realizada nesta sexta-feira (7) pelo Ministério da Cultura (MinC). A atividade contou com a participação de integrantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A Política será lançada em agosto, durante reunião do G20.
Na abertura, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, lembrou que já foram realizados outros encontros sobre o assunto com integrantes do Sistema MinC e ministérios parceiros, além de consultas à sociedade civil. “Essa política precisa ser construída por todos nós, para que todos possam se enxergar nela”, pontuou.
De acordo com Henilton, a Instrução Normativa que amplia o alcance da Lei Rouanet, publicada nessa quinta-feira (6), agora com a possibilidade de financiamento para desenvolvimento de territórios criativos, é um passo importante. “Nesta semana lançamos o Programa Kariri Criativo, um piloto que dialoga com o desenho da política que estamos desenvolvendo”, afirmou.
Consultora responsável pela metodologia para a criação da política, Cláudia Leitão, contextualizou a ação, além de apresentar as etapas do processo de discussão, conceitos, dados da economia criativa brasileira e o cronograma de trabalho. “A construção dessa política é um avanço para uma visão mais regional das políticas culturais”, salientou.
“Acreditamos que a economia criativa será um elemento que vai intensificar a força das secretarias de cultura. Ela vai ajudar cada secretaria a chegar ao território. A vida acontece no território, no município”, ressaltou ela na reunião organizada em parceria com o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha.
A elaboração da Política Nacional de Economia Criativa foi uma das propostas finais do eixo 5 da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em março. Na ocasião também foram coletadas junto aos participantes sugestões de propostas para o tema.
Para ajudar na elaboração, os gestores estaduais de cultura serão consultados e poderão contribuir com a definição da Política Nacional de Economia Criativa.
A secretária extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, Mary Land Brito, enfatizou a importância da participação dos gestores. “Esse processo promove a possibilidade de a gente fazer reflexão sobre o tema, apresentar nossas demandas e o resultado nos ajudará a trilhar vários caminhos na construção dessa política”.
Sobre a Política
A Política Nacional de Economia Criativa vai orientar a concepção, implementação e monitoramento de programas, projetos e ações que viabilizem o desenvolvimento sustentável no país pela cultura.
Cultura
Projeto Joias e Arte 2025 do Centro Gemológico do estado da Bahia valoriza empreendedorismo
Foto: Assessoria/ Secom
A Bahia lidera ranking de destino preferido dos visitantes na alta temporada no país. E quando se fala de capital baiana, o Pelourinho é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. No local, o Centro Gemológico da Bahia (CGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), é um excelente ponto a ser visitado.
A partir desta quarta-feira (8) até o dia 12 de março, o centro realiza a 6ª edição do Projeto Joias e Arte, uma parceria entre os ex-alunos dos cursos de Joalheria e Lapidação do CGB e o grupo de Mulheres Negras Artesãs Empreendedoras do Centro Histórico (Munaem). A edição de verão do projeto ocorrerá sempre de quarta à sexta-feira, das 10h às 17h.
Aberta ao público, a iniciativa, que conta com exposição e comercialização de produtos, tem como objetivo valorizar a arte como identidade do estado. “O Pelourinho fica muito movimentando no verão. Estão programadas 82 atracações nos portos de Salvador e Ilhéus, com estimativa de receber cerca de 300 mil visitantes. Por isso a importância de montar a edição de verão do projeto em paralelo à temporada de cruzeiros 2024/2025, potencializando o empreendedorismo local e movimentando economicamente o negócio dos pequenos empreendedores”, afirma Monica Correa, coordenadora do CGB.
Serviço:
O quê: Edição de verão: Projeto Joias e Arte
Quando: De 8 de janeiro a 12 de março de 2025, de quarta à sexta-feira, das 10h às 17h
Onde: Centro Gemológico da Bahia – Rua Gregório de Matos, nº 27, Pelourinho
-
Região Nordeste7 dias atrás
Deputado Romero Rodrigues diz que vai discutir candidatura ao governo em 2026 com seu grupo político
-
Região Nordeste7 dias atrás
Presidente da ALPB da Paraíba, Adriano Galdino, acredita que candidatura ao governo vai unir Azevedo e Ricardo Coutinho
-
Polícia6 dias atrás
Guarda Civil Metropolitana atua no Festival Forró Verão com drones, câmeras, efetivo a pé e motorizado
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Federal apreende R$ 13,7 milhões e 147 armas em 29 fases da operação Lesa Pátria